Província Santa Catarina
O desejo de fundar uma missão na América Latina (Brasil) foi alimentado desde o inicio da Congregação por Pe. Jordan e possivelmente pela própria Madre Maria dos Apóstolos.
As jovens Irmãs que ingressavam mantinham bastante viva a consciência de ser uma Congregação essencialmente apostólica e missionária.
No dia 13 de novembro de 1936, acompanhadas pela então Superiora da Província Alemã, as cinco primeiras Irmãs Salvatorianas destinadas ao Brasil dirigiram-se a Hamburgo para embarcarem no navio "Monte Pascoal". Eram as Irmãs: Colonata Ackermann, Ehrenfrieda Hölscher, Philippa Stieber, Renata Herold e Ludolfa Boch, juntamente com o Pe. Romero Ganslmeier, que também vinha como missionário. No dia 03 de dezembro de 1936 o navio aportou no Rio de Janeiro. Após visita aos Padres Salvatorianos que ali já residiam, prosseguiram viagem rumo a Santa Catarina chegando no dia 06 de dezembro no Porto São Francisco.
O primeiro local de missão das Irmãs foi Perdizes (hoje Videira/SC), onde por mais de 30 anos foi a Sede da Província, até 1969, quando a Sede foi transferida para Lages/SC.
E assim, a missão foi se ampliando, mais Irmãs chegando e agregando força ao trabalho no Brasil; vocações nativas foram abraçando a mesma causa de tornar Jesus Salvador conhecido e amado por todos.
Em 1948 foi criada então a Província Brasileira. Tendo como 1ª superiora provincial a Ir. Ehrenfrieda Hölscher. Sendo desdobrada em 1951 em duas Províncias: Província São Paulo e Província Santa Catarina.
Hoje, a Província Santa Catarina tem 29 comunidades religiosas, 4 colégios, 2 hospitais. Está presente nos Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia e Maranhão. Há 30 anos estamos em missão na África, Moçambique.
Visão e Missão

Ser Província atuante e vibrante na defesa e promoção da VIDA, comprometida com a cultura da solidariedade, com a inovação, a formação de lideranças e a auto-realização de seus membros.

Tornar Jesus, o SALVADOR, conhecido e amado por todos, através dos meios e modos que o amor de Cristo inspirar, discernindo as interpelações da realidade.
Nossos Valores
Os presentes valores norteiam nossa vida e missão. Acreditamos que todos os valores que dignificam a pessoa e favorecem sua convivência são merecedores de nossa atenção. Ao priorizarmos estes, temos a certeza de que, internalizados, favorecem a vivência dos demais.

Identidade Salvatoriana
Vivência, testemunho, anúncio de Jesus Salvador.

Empatia, alegria e atenção solícita
Atendimento cordial e acolhedor; hospitalidade e alegria nas relações.

Cuidado humanizado
Cuidado com a pessoa, sua dignidade e integridade; desenvolvimento das potencialidades de vida.

Gestão compartilhada
Confiança e autorresponsabilidade profissional, criatividade e aprendizagem contínua, compartilhamento de conhecimentos e inovação.

Solidariedade
Geração de valor social e promoção da vida.

Sustentabilidade
Missão sustentável por ser pautada no cuidado com a vida, com o futuro do planeta e da instituição.
Declaração Capitular - Quadriênio 2019-2022
No quadriênio 2014-2018 a província assumiu entrar num caminho de ressignificação de nossa vida consagrada apostólica salvatoriana. Ao longo desse período fomos realizando uma profunda revisão de nossos apostolados, cujo processo ainda está em curso. Ao buscar olhar criticamente para nossas ações apostólicas, nós percebemos que era preciso abandonar atividades ou métodos que nos desviavam do foco de nossa identidade salvatoriana e também que necessitávamos redescobrir o Carisma para dar novo significado à nossa presença na Igreja e no mundo. Mas isto não foi tudo! Descobrimos que ressignificar nossos apostolados demandava também ressignificar outras dimensões de nossa vida: a espiritualidade, o viver juntas, a formação, a administração, a liderança, etc.
Chegamos ao final do quadriênio com algumas mudanças decisivas às quais o processo de ressignificação nos conduziu: a organização da liderança provincial e o modo de eleger a equipe; o encerramento de algumas atividades pastorais e presenças em alguns lugares; o processo de planejamento de nossos apostolados; o envolvimento de todas as irmãs para avaliar e ressignificar os apostolados; a formação holística e por faixa etária; e, por fim, a eleição de cinco tendências apostólicas que, em nosso discernimento, são apelos que advêm da realidade contemporânea e da Igreja, e que coincidem com o núcleo carismático que Pe. Francisco Jordan nos deixou como herança.
São elas:
a formação de lideranças - fazer discípulos-missionários;
a formação das juventudes;
o apostolado das escutas;
a formação para mulheres;
a ênfase nas terapias integrativas e complementares.
Além dessas tendências, continuaremos discernindo nossa “saída apostólica” para novos espaços de missão, diante dos diversos gritos e clamores contemporâneos.
Dando prosseguimento a este processo cujo «horizonte» é: a reinterpretação e a fidelidade ao Carisma como um dom para a Igreja e o mundo hoje; o Evangelho no qual nutrimos diariamente o sentido de nosso chamado-seguimento do Salvador que, preferencialmente, vai ao encontro dos empobrecidos; e a profecia como lugar e ministério de nossa vida consagrada na Igreja, reassumimos:

Compromissos
RESSIGNIFICAR NOSSA VIDA CONSAGRADA APOSTÓLICA SALVATORIANA NUMA IGREJA EM SAÍDA
*Continuando o movimento dinâmico de revigorar nossa consagração, nossa identidade, mística e espiritualidade, nossa vida em comunidade e a nossa profecia;
*Dando passos mais concretos em vista da transformação e reconfiguração de nossos apostolados, da estrutura organizacional, da formação holística, da administração e gestão, da solicitude e, sobretudo, da espiritualidade salvatoriana.
*Colaborando em rede com outras organizações que defendem e promovem a vida, com projetos intercongregacionais e, principalmente, na colaboração intersalvatoriana em nível nacional, continental e internacional e assumindo as Prioridades do I Congresso da Família Salvatoriana do Brasil.
*Deste modo, seguem-se os cinco compromissos que queremos implementar a fim de alcançar em grau cada vez mais amplo e profundo, a ressignificação apostólica de nossa consagração:
Dimensões
APOSTOLICIDADE NUMA IGREJA EM SAÍDA
“Vocês estão edificados sobre o fundamento dos apóstolos e evangelistas, e sobre a pedra angular, Jesus Cristo. Portanto, vocês precisam percorrer o caminho percorrido pelos apóstolos e, em especial, por Jesus Cristo. Estejamos atentos para que nada dilua em nós este espírito apostólico!”
(Pe. Jordan - Alocuções 15 – 08/12/1894. CIS 55, 2011, p. 59)Após a ressurreição, os Evangelhos narram que os discípulos experimentaram a confusão, perplexidade, dispersão e desânimo frente à crucificação de Jesus e sua ausência física. A unidade só retorna quando experimentam a presença do Espírito Santo que os impele à “saída missionária”. Pe. Francisco Jordan, sensível aos clamores de seu tempo e inspirado por Deus a responder a ele, tomou o mandato missionário de Jesus em Mt 28,19: “Vão, portanto, e façam com que todas as nações se tornem discípulas” como fundamento e traço que identifica a pessoa e a comunidade salvatoriana. Por isso, ele exortou a si mesmo e a nós: “Enquanto ainda houver sobre a terra um único ser humano que não conhece a Deus e não O ama sobre todas as coisas, não poderás sossegar um instante sequer” (DE I, 166). Também o Papa Francisco enfatiza este chamado a todos os cristãos para que se renove o significado de nosso Batismo: “Na Palavra de Deus, aparece constantemente este dinamismo de «saída», que Deus quer provocar nos crentes” (EG, 20). “A Igreja «em saída» é a comunidade de discípulos missionários que «primeireiam», que se envolvem, que acompanham, que frutificam e festejam” (EG, 24. Grifo nosso). Reassumindo estes princípios, nós queremos ressignificar o sentido apostólico de nossa consagração e também reconfigurar nossa presença apostólica na Igreja e no mundo.
PROBLEMÁTICA:
Há a necessidade de uma conversão apostólica. Necessitamos ainda compreender o conceito de “corpo apostólico” e assumi-lo como uma atitude interna. Igualmente, é necessário rever e reinterpretar o conceito de missão, evangelização e pastoral, formação de lideranças e resgatar nosso testemunho, isto é, uma presença que sinaliza, passando do “eu faço” para o “nós apostólico”.COMPROMISSO:
Revigorar o ardor e o amor apostólico, sendo testemunhas credíveis de Jesus Salvador, ao implementarmos as cinco tendências apostólicas (formação de lideranças; juventudes; mulheres; apostolado da escuta; e terapias integrativas e complementares) e permanecendo abertas aos novos apelos que emergirem na sociedade, na igreja e na congregação.
RAZÕES:
- Por fidelidade ao Evangelho, à Identidade Salvatoriana e aos apelos da Igreja hoje.
- Para dar um novo significado à nossa presença na Igreja e no mundo.
- Para formar novas(os) discípulas(os)-missionárias(os).
- Para sermos Mulheres Salvatorianas proféticas.
- Para defender e cuidar dos recursos da terra e contribuir com a sua restauração.
- Para deixar algumas atividades que podem ser assumidas por lideranças preparadas.
- Porque o Documento do XXI CG nos exorta a ler os sinais dos tempos com esperança, com um coração contemplativo e consciência crítica, voltadas à realidade global e local.
SOLICITUDE APOSTÓLICO-PROFÉTICA
“Amem-se uns aos outros no Espírito Santo. Que o amor de vocês seja manifesto a todos!”
(Pe. Jordan- Testamento Espiritual – DE, Anexos. CIS 12, 2016, p. 662)O amor é o centro da vida cristã e a principal marca das relações entre aqueles que se identificam com Jesus Cristo Salvador. A literatura joanina trata o amor como a essência da vida. É o que também mostra São Paulo num belo hino, em 1Cor 13. Para Jesus, o evangélico exercício da solicitude consiste em dar vida, chamar pelo nome, ouvir, conduzir para fora do redil (Igreja em “saída”), caminhar à frente (dar testemunho), conhecer e dar-se a conhecer, dar a vida livremente (cf. Jo 10). A solicitude instituída como uma dimensão dentro de nossa estrutura organizacional é apostólica, enquanto é “saída” de nós mesmas para ir ao encontro dos outros e servir com generosidade. É profecia enquanto concretização do sexto desejo do Testamento Espiritual de Pe. Jordan, de que “nos amemos no Espírito Santo”, e que esse amor não seja um sentimento para nosso deleite pessoal ou intracomunitário, mas que seja “manifesto a todos”.
PROBLEMÁTICA:
Temos dificuldade em deixar coisas interiores e exteriores que já não são proféticas. Vivemos uma vida de ativismo, desequilibrada nas várias dimensões e necessitamos reorganizar as comunidades e o nosso tempo para viver uma vida mais equilibrada com saúde, profundidade espiritual, qualidade intelectual e afetiva, a fim de melhor servir os irmãos e irmãs. Muitas de nós não aceitamos nossos limites e não nos deixamos cuidar, nem aceitamos entreajuda.COMPROMISSO:
Configurar a solicitude apostólico-profética, reorganizando as comunidades formativas, as apostolicamente ativas e as de assistência, para vivermos de forma equilibrada, misericordiosa e compassiva nossa vida religiosa salvatoriana.
RAZÕES:
- Para aprimorar a cultura do encontro.
- Porque todas precisamos nos cuidar, ter melhor qualidade de vida e melhor servir.
- Para fazer frente à cultura contemporânea (individualismo, narcisismo...) optando por titudes de generosidade e solicitude.
- Para «primeirar-se» no servir.
GESTÃO APOSTÓLICA
“Primeiramente: preste contas de sua vocação, sobre o uso de tantas graças. Preste contas de seu ofício. Preste contas do cargo que você ocupa. Em toda parte, você tem obrigações... preste contas do aproveitamento do tempo. Confira se você sempre fez uso do tempo segundo a vontade de Deus. Preste contas dos bens, espirituais e materiais. Examine-se como você os usou, se você costuma usá-los sempre de acordo com a vontade de Deus.”
(Pe. Jordan - Alocuções 80 – 11/11/1880.CIS 55, 2011, p. 285)No Evangelho de João, no interior da alegoria da videira (Jo 15), Jesus insere, por assim dizer, este testamento missionário apontando para a abundância do frutificar. Logo em seguida, relaciona o chamado à fecundidade missionária quando diz aos discípulos: “Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e produzirdes fruto e para que o vosso fruto permaneça” (Jo 15, 16). “Prestar contas”, no espírito do evangelho, significa preparar a terra, semear, cultivar a semente... até a produção dos frutos, pois, como nos exorta Pe. Francisco Jordan, tudo isso requer também que abracemos a cruz, inerente ao labor apostólico: “por estarem inteiramente unidas à cruz de Cristo, acreditem, que é chegado o momento de conseguirem grandes resultados. Sim, repito: as obras de Deus só vingam à sombra da cruz!” (Alocuções, 174 – 08/02/1904)
PROBLEMÁTICA:
O atual modelo de gestão da Província já não responde à realidade e necessidades internas (diminuição de recursos humanos, idade avançada das irmãs, mudança na organização das lideranças...) e à complexidade do mundo atual.COMPROMISSO:
Reestruturar o modelo de gestão da província para que toda a nossa vida e ação apostólica sejam caracterizadas pelo conhecer e tornar conhecido o Salvador.
RAZÕES:
- Por causa das constantes transformações da realidade atual.
- Para buscar criar mecanismos de companhamento que permitam as lideranças atuarem estrategicamente.
- Para estar a serviço da vida, garantindo a sustentabilidade da missão e do planeta.
- Para inovar o modelo organizacional da Província.
- Para favorecer a presença das Irmãs na parte estratégica, no cultivo da espiritualidade salvatoriana e da evangelização.
- Para promover, capacitar e empoderar lideranças entre Irmãs e colaboradores.
- Para administrar nossos recursos materiais com pessoas preparadas, a fim de que haja transparência e distribuição justa destes recursos para nossa vida em missão.
- Para ensaiar e organizar processos de uma nova configuração da Equipe Provincial, seus desdobramentos e implicações administrativas,
apostólicas e espirituais.
FORMAÇÃO HOLÍSTICA
“… o autoconhecimento é o fundamento de todas as bênçãos celestiais e da própria perfeição (que deve ser a única razão para nossa entrada em uma Ordem religiosa - porque o exemplo é também o melhor meio de santificar os outros)”
(Bem-Aventurada Maria dos Apostolos)O livro sapiencial de Daniel, ao anunciar um novo tempo, traz a imagem da sabedoria como uma estrela que brilha no céu. “Os homens/mulheres esclarecidos resplandecerão como o resplendor do firmamento; e os que ensinam a muitas a justiça hão de ser como as estrelas, por toda a eternidade” (Dn 12, 3). Pe. Francisco Jordan toma esta imagem para afirmar que o “conhecer a Deus” está ligado ao “ensinar” a justiça do Reino, pois a caridade pressupõe a justiça ao pequeno: “Caríssimos, ensinai todos os povos, particularmente os pequeninos, a que conheçam o Deus verdadeiro e aquele que ele enviou, Jesus Cristo...” (Regra do Apostolado de 1884 para o 1º grau da SAI. CIP 5, 1978, p. 22). A nossa formação é, pois, um processo continuado de busca da sabedoria, que acende luzes no caminho da humanidade ferida. Seu fundamento se encontra no binômio conhecer/tornar conhecido o Salvador, que se implicam de modo inseparável. A formação salvatoriana é, então, o colocar-se na escola dos Apóstolos, chamados a estar com Ele e a ser enviados em Sua missão (cf. Mc 3,14).
PROBLEMÁTICA:
Temos sede de beber do próprio Carisma e tomar consciência de que a formação é processo e nos coloca como aprendizes na Escola de Jesus. Com a formação que oferecemos em nossos apostolados não envolvemos de modo eficaz outras pessoas. A intelectualidade ainda não passa do teórico para o diário da vida, daí que temos uma formação que forma, mas que não transforma o nosso modo de viver. Temos também fraca formação bíblico-teológica, antropológica e de outras áreas das ciências humanas e, há pouco investimento na cultura vocacional.COMPROMISSO:
Desenvolver um processo de formação holística, alicerçado na experiência fundante de Jesus Salvador, para transformar toda nossa vida e ser resposta profética aos desafios de nosso tempo.
RAZÕES:
- Por causa da opção radical por Jesus Salvador e seu projeto.
- Para conhecer e tornar conhecido o Salvador.
- Para crescer nas relações interculturais e intergeracionais.
- Por uma formação integradora, processual e abrangente e que ajude a aprofundar o compromisso vocacional em todas as fases da vida.
- Pela necessidade de criar e desenvolver a cultura vocacional em nossas comunidades e apostolados.
- Para crescer na busca da santidade, a fim de sermos criativas e fiéis ao nosso carisma, sair da zona de conforto e da autorreferencialidade.
- Para aprofundar e vivenciar o núcleo identitário do Carisma.
- Por uma formação contextualizada e solidária com os gritos que emergem da realidade.
ESPIRITUALIDADE APOSTÓLICA
“Contempla tudo à luz da fé. Todo o teu pensar, falar e agir seja motivado neste sentido.”
(Pe. Jordan - DE I, 136)A vida religiosa e todas as formas de expressão missionária a ela relacionadas, constitui “memória viva da forma de existir e atuar de Jesus, como Verbo encarnado face ao Pai e aos irmãos” (VC, 22) e é “um rastro concreto que a Trindade deixa na história” (VC, 20). Para nós salvatorianas, a profecia implica passar pela experiência existencial de ser salva em nossa pobreza e dependência essencial do Deus verdadeiro e de seu Filho Jesus Cristo, o Salvador. Implica também deixar a Palavra se encarnar em nós como fez Maria: “Eu sou a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” (Lc 1,38). Necessitamos de mediações para viver uma tal experiência, dentre elas estão: a oração e o silêncio cotidiano pessoal diante de Nosso Senhor e Salvador e o nutrir-se de seu Corpo e Sangue Eucarístico. Pe. Francisco Jordan, experimentado que foi na pobreza, nos deixou “como herança perpétua a confiança na Divina Providência” que é a experiência da solicitude absoluta de Deus para conosco, e “a pobreza permanente”, como “tesouro” e “pérola preciosa” (cf. Testamento Espiritual), através da qual a obra de Deus se realizará em nós. Então poderemos testemunhar a Sua solicitude e misericórdia no mundo.
PROBLEMÁTICA:
Nosso foco cotidiano está no trabalho, nos horários, nas agendas... A Espiritualidade se torna como que obrigação ou momento separado do restante da vida. Não se irradia nas demais dimensões da vida.COMPROMISSO:
Criar possibilidades de revigoramento da espiritualidade Salvatoriana, fundamentada na experiência de Deus, inspirada em Jesus Salvador, para darmos uma resposta místicoprofética junto à humanidade sofredora.
RAZÕES:
- Porque temos um projeto de fidelidade a Jesus que nos ensina a testemunhar por suas experiências profundas com o Pai.
- Para experienciar a salvação que vem de Deus e oportunizá-la a outros.
- Porque na escuta e vivência da Palavra encontramos o sentido de nossa vida consagrada.
- Para confrontar e trazer presente o contexto atual, sendo testemunhas da esperança evangélica.
- Para vivenciar o núcleo espiritual do Carisma.
- Para ser uma província “em saída”.
- Para testemunhar o amor de Deus que se doa sem reserva.
- Para deixar-nos conduzir pelo Espírito Santo.
- Para viver a confiança na Divina Providência.
Comunidades da Província
Comunidades no Brasil
Comunidade Sede Provincial
Lages/SC
Comunidade Betânia Maria dos Apóstolos
Campo Alegre/SC
Comunidade Maria de Nazaré
Campo Alegre/SC
Comunidade Solimar
Florianópolis/SC
Comunidade Stellamaris
Florianópolis/SC
Comunidade Rainha da Paz
Florianópolis/SC
Comunidade Aliança
Joinville/SC
Comunidade Renascer
Lages/SC
Comunidade São Miguel
São Miguel do Oeste/SC
Comunidade Maria Teresa
Videira/SC
Comunidade Imaculada Conceição
Videira/SC
Comunidade Divino Salvador
Videira/SC
Comunidade Água Viva
Ciríaco/RS
Comunidade São Rafael
Passo Fundo/RS
Comunidade Horizonte
Passo Fundo/RS
Comunidade Jesus Libertador
Passo Fundo/RS
Comunidade Santa Isabel
Passo Fundo/RS
Comunidade Mãe do Bom Conselho
Passo Fundo/RS
Comunidade Nossa Senhora de Lourdes
Porto Alegre/RS
Comunidade Pe. Jordan
São José dos Pinhais/PR
Comunidade Madre Maria
Curitiba/PR
Comunidade Santo Antônio
São José dos Pinhais/PR
Comunidade Mãe dos Oprimidos
Xique-Xique/BA
Comunidade Santíssima Trindade
Duque Bacelar/MA
Comunidade Axé
Feira de Santana/BA
Comunidades em Moçambique
Comunidade Mãe dos Pobres
Messica/Moçambique
Comunidade Deus Provê
Chimoio/Moçambique
Comunidade Mãe do Salvador
Chimoio/Moçambique
Comunidade Mãe de África
Messica/Moçambique
Comunidade Jesus Salvador
Beira/Moçambique
Equipe de Coordenação e Administração Provincial
Coordenadora Provincial
Ir. Sandra Regina Alves de Souza
Conselheira e Coordenadora dos Apostolados
Ir. Neuza Maria Cericato
Conselheira e Coordenadora da Formação Holística
Ir. Lisete Buganti
Conselheira e Coordenadora da Solicitude
Ir. Lúcia Risson
Conselheira e Coordenadora da Gestão Apostólica
Ir. Sônia Estela Agostini
Secretária Provincial
Ir. Wanderleia Dalla costa
Tesoureira Provincial
Ir. Ema Dalzóchio