• Quem Somos

    Irmãs do Divino Salvador

Província Santa Catarina

O desejo de fundar uma missão na América Latina (Brasil) foi alimentado desde o inicio da Congregação por Pe. Jordan e possivelmente pela própria Madre Maria dos Apóstolos.

As jovens Irmãs que ingressavam mantinham bastante viva a consciência de ser uma Congregação essencialmente apostólica e missionária.

No dia 13 de novembro de 1936, acompanhadas pela então Superiora da Província Alemã, as cinco primeiras Irmãs Salvatorianas destinadas ao Brasil dirigiram-se a Hamburgo para embarcarem no navio "Monte Pascoal". Eram as Irmãs: Colonata Ackermann, Ehrenfrieda Hölscher, Philippa Stieber, Renata Herold e Ludolfa Boch, juntamente com o Pe. Romero Ganslmeier, que também vinha como missionário. No dia 03 de dezembro de 1936 o navio aportou no Rio de Janeiro. Após visita aos Padres Salvatorianos que ali já residiam, prosseguiram viagem rumo a Santa Catarina chegando no dia 06 de dezembro no Porto São Francisco.

O primeiro local de missão das Irmãs foi Perdizes (hoje Videira/SC), onde por mais de 30 anos foi a Sede da Província, até 1969, quando a Sede foi transferida para Lages/SC.

E assim, a missão foi se ampliando, mais Irmãs chegando e agregando força ao trabalho no Brasil; vocações nativas foram abraçando a mesma causa de tornar Jesus Salvador conhecido e amado por todos.

Em 1948 foi criada então a Província Brasileira. Tendo como 1ª superiora provincial a Ir. Ehrenfrieda Hölscher. Sendo desdobrada em 1951 em duas Províncias: Província São Paulo e Província Santa Catarina.

Hoje, a Província Santa Catarina tem 35 comunidades religiosas, 3 colégios, 01 hospital. Está presente nos Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia e Maranhão. Há 25 anos estamos em missão na África, Moçambique em Chimoio. Messica, Chibututuine e Beira.

Visão e Missão

Ser Província atuante e vibrante na defesa e promoção da VIDA, comprometida com a cultura da solidariedade, com a inovação, a formação de lideranças e a auto-realização de seus membros.

Ser Província atuante e vibrante na defesa e promoção da VIDA, comprometida com a cultura da solidariedade, com a inovação, a formação de lideranças e a auto-realização de seus membros.

Tornar Jesus, o SALVADOR, conhecido e amado por todos, através dos meios e modos que o amor de Cristo inspirar, discernindo as interpelações da realidade.

Tornar Jesus, o SALVADOR, conhecido e amado por todos, através dos meios e modos que o amor de Cristo inspirar, discernindo as interpelações da realidade.

Nossos Valores

Os presentes valores norteiam nossa vida e missão. Acreditamos que todos os valores que dignificam a pessoa e favorecem sua convivência são merecedores de nossa atenção. Ao priorizarmos estes, temos a certeza de que, internalizados, favorecem a vivência dos demais.

Declaração Capitular - Quadriênio 2019-2022

No quadriênio 2014-2018 a província assumiu entrar num caminho de ressignificação de nossa vida consagrada apostólica salvatoriana. Ao longo desse período fomos realizando uma profunda revisão de nossos apostolados, cujo processo ainda está em curso. Ao buscar olhar criticamente para nossas ações apostólicas, nós percebemos que era preciso abandonar atividades ou métodos que nos desviavam do foco de nossa identidade salvatoriana e também que necessitávamos redescobrir o Carisma para dar novo significado à nossa presença na Igreja e no mundo. Mas isto não foi tudo! Descobrimos que ressignificar nossos apostolados demandava também ressignificar outras dimensões de nossa vida: a espiritualidade, o viver juntas, a formação, a administração, a liderança, etc.
Chegamos ao final do quadriênio com algumas mudanças decisivas às quais o processo de ressignificação nos conduziu: a organização da liderança provincial e o modo de eleger a equipe; o encerramento de algumas atividades pastorais e presenças em alguns lugares; o processo de planejamento de nossos apostolados; o envolvimento de todas as irmãs para avaliar e ressignificar os apostolados; a formação holística e por faixa etária; e, por fim, a eleição de cinco tendências apostólicas que, em nosso discernimento, são apelos que advêm da realidade contemporânea e da Igreja, e que coincidem com o núcleo carismático que Pe. Francisco Jordan nos deixou como herança.
São elas:
a formação de lideranças - fazer discípulos-missionários;
a formação das juventudes;
o apostolado das escutas;
a formação para mulheres;
a ênfase nas terapias integrativas e complementares.
Além dessas tendências, continuaremos discernindo nossa “saída apostólica” para novos espaços de missão, diante dos diversos gritos e clamores contemporâneos.
Dando prosseguimento a este processo cujo «horizonte» é: a reinterpretação e a fidelidade ao Carisma como um dom para a Igreja e o mundo hoje; o Evangelho no qual nutrimos diariamente o sentido de nosso chamado-seguimento do Salvador que, preferencialmente, vai ao encontro dos empobrecidos; e a profecia como lugar e ministério de nossa vida consagrada na Igreja, reassumimos:

Compromissos

Compromissos

RESSIGNIFICAR NOSSA VIDA CONSAGRADA APOSTÓLICA SALVATORIANA NUMA IGREJA EM SAÍDA

*Continuando o movimento dinâmico de revigorar nossa consagração, nossa identidade, mística e espiritualidade, nossa vida em comunidade e a nossa profecia;

*Dando passos mais concretos em vista da transformação e reconfiguração de nossos apostolados, da estrutura organizacional, da formação holística, da administração e gestão, da solicitude e, sobretudo, da espiritualidade salvatoriana.

*Colaborando em rede com outras organizações que defendem e promovem a vida, com projetos intercongregacionais e, principalmente, na colaboração intersalvatoriana em nível nacional, continental e internacional e assumindo as Prioridades do I Congresso da Família Salvatoriana do Brasil.

*Deste modo, seguem-se os cinco compromissos que queremos implementar a fim de alcançar em grau cada vez mais amplo e profundo, a ressignificação apostólica de nossa consagração:

Dimensões

Comunidades da Província

Comunidades no Brasil

Comunidade Sede Provincial

Lages/SC

Comunidade Mãe do Salvador

Campo Alegre/SC

Comunidade Betânia Maria dos Apóstolos

Campo Alegre/SC

Comunidade Maria de Nazaré

Campo Alegre/SC

Comunidade Solimar

Florianópolis/SC

Comunidade Stellamaris

Florianópolis/SC

Comunidade Rainha da Paz

Florianópolis/SC

Comunidade Aliança

Joinville/SC

Comunidade Renascer

Lages/SC

Comunidade São Miguel

São Miguel do Oeste/SC

Comunidade Maria Teresa

Videira/SC

Comunidade Imaculada Conceição

Videira/SC

Comunidade Divino Salvador

Videira/SC

Comunidade Água Viva

Ciríaco/RS

Comunidade São Rafael

Passo Fundo/RS

Comunidade Horizonte

Passo Fundo/RS

Comunidade Jesus Libertador

Passo Fundo/RS

Comunidade Santa Isabel

Passo Fundo/RS

Comunidade Mãe do Bom Conselho

Passo Fundo/RS

Comunidade Nossa Senhora de Lourdes

Porto Alegre/RS

Comunidade Pe. Jordan

São José dos Pinhais/PR

Comunidade Madre Maria

Curitiba/PR

Comunidade Santo Antônio

São José dos Pinhais/PR

Comunidade Mãe dos Oprimidos

Xique-Xique/BA

Comunidade Santíssima Trindade

Duque Bacelar/MA

Comunidade Axé

Feira de Santana/BA

Comunidade Santa Clara

Várzea do Poço/BA

Comunidades em Moçambique

Comunidade Mãe dos Pobres

Messica/Moçambique

Comunidade Deus Provê

Chimoio/Moçambique

Comunidade Mãe do Salvador

Chimoio/Moçambique

Comunidade Mãe de África

Messica/Moçambique

Comunidade Jesus Salvador

Beira/Moçambique

Equipe de Coordenação e Administração Provincial