• Área de Atuação

Educação Salvatoriana

A educação Salvatoriana está presente, no Brasil, desde 1936, quando as primeiras Irmãs Salvatorianas aqui aportaram e fundaram o Colégio Salvatoriano Imaculada Conceição, em Videira. Deram, assim, sequência à missão de tornar Jesus conhecido e amado por todos, sem descansar enquanto houvesse quem desconhecesse a Sua palavra. As irmãs fundaram ainda outras instituições de ensino, Colégio Salvatoriano Bom Conselho em Passo Fundo (1950) e Colégio Salvatoriano Nossa Senhora de Fátima (1958) em Florianópolis.

"Tornar Jesus Cristo conhecido e amado por todos, através de todos os modos e meios que a caridade inspirar”

Como instituições Confessionais Católicas, são centro de aprendizagem, vida e evangelização. Esses espaços de educação salvatoriana têm como finalidade desenvolver nos seus estudantes a aprendizagem em suas diferentes dimensões: “aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a ser e aprender a crer”.

Proposta Educativa

O currículo das instituições salvatorianas promove oportunidades de aprendizagem, visando a concretização da missão institucional.

A organização pedagógica completa:

  • A formação integral do educando;
  • O desenvolvimento de competências e habilidades;
  • A intencionalidade na mediação das ações educativas;
  • O desenvolvimento do aprendizado como um processo;
  • A flexibilidade perante o novo;
  • A Sistematização de ações que viabilizem a excelência acadêmica;
  • A formação humana e cristã;
  • O desenvolvimento da consciência ecológica e ética;
  • A reflexão sobre as implicações da globalização na cultura, comunicação e economia.

Conheça nossas Escolas

A nossa presença na educação se estende também às Escolas públicas, nas quais imprimimos o nosso jeito salvatoriano de educar.

Saúde

A vida é o dom mais precioso que temos. Dom recebido gratuitamente como expressão máxima do amor de Deus. Deus é essencialmente vida. Vida plena que se comunica, se revela e se entrega aos seres humanos por Jesus Cristo, no Espirito Santo. “A glória de Deus é o ser humano vivo”. Deus quer que a pessoa tenha uma vida feliz, realizada, digna e plena. Com sua Páscoa, Cristo garante a realização completa da vida. Nossa missão salvatoriana na saúde baseia-se na vivência da ética em favor da vida, que supõe audácia, compromisso com todos. Está centrada em Jesus Salvador: “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância” (Jo 10,10).

Oferecemos à comunidade serviço de saúde curativa e preventiva, através do Hospital Salvatoriano Divino Salvador, em Videira, e de terapias alternativas e complementares em diversos comunidades. É nosso compromisso ajudar a pessoa na acolhida, proteção, promoção e recuperação da vida. Um dos muitos carismas com que o Espírito Santo enriquece sua Igreja, para o bem comum, é o dom de curar doenças (I Cor 12,9).

Princípios que orientam a atuação na área da saúde

  • O atendimento Salvatoriano à saúde visa a promoção e a defesa da vida.
  • A eficácia de nossa missão na saúde fundamenta-se na vivências de nossas convicções e valores.
  • A pastoral da saúde salvatoriana é lugar e espaço de formação de lideranças cristãs comprometidas com a valorização da vida.
  • A pessoa é centro de nossas atividades.
  • O exercício da cidadania concretizado em ações sociais saudáveis e preventivas.
  • O seguimento de Jesus concretiza-se na prática metodológica do envolvimento na promoção da vida.

Conheça nossa unidade de Saúde

Evangelização e Projetos Sociais

Clique nos estados para visualizar os projetos.

Projetos em Bahia

A Missão Salvatoriana iniciou na Bahia em 1978 - com o Projeto Igreja Irmãs. Com o passar dos anos a presença Salvatoriana foi se estendendo para diferentes regiões com a fundação de comunidades religiosas. No dia 01 de março de 1985, foi fundadas comunidades nas cidades de Morpará, Gentio do Ouro, Várzea do Poço e Oliveira dos Brejinhos, durante o mesmo ano deu-se início duas novas comunidades nas cidades de Baixa Grande e Bom Jesus da Lapa, com o objetivo de realizar um trabalho de Pastoral Paroquial e Missionária.

Em 03 de julho de 1989, foi fundada a Comunidade Mãe dos Oprimidos em Xique-Xique, com o objetivo de realizar a formação de jovens baianas à Vida Religiosa Salvatoriana e trabalhar na Pastoral Paroquial e Missionária.

Na década de 90, as Irmãs ampliaram sua missão abrindo novas comunidades  uma na cidade de Serra Dourada  para dinamizar os trabalhos na Paróquia, na Diocese e os Projetos Sociais e  outra em Feira de Santana, cujo objetivo é realizar a Formação Inicial de candidatas à Vida Religiosa e assistir a Pastoral Paroquial e Missionária.

Atualmente, as Irmãs Salvatorianas estão presentes nas cidades de Feira de Santana, Várzea do Poço e Xique-Xique, com a missão de anunciar o único Deus verdadeiro, e tornar conhecido e amado Jesus nosso Divino Salvador.

Obras Sociais

As Irmãs Salvatoriana em sua missão educativa direciona-se também as crianças, adolescentes e jovens  em situação de vulnerabilidade social, em parceria com outras instituições. Atualmente as Irmãs assumem a direção do Patronato Santo Antônio e do Centro Educacional Conde Modesto Leal.

Missão Ad Gentes - Moçambique

A Congregação das Irmãs do Divino Salvador, movidas pela força do seu carisma, pelo ardor missionario e pelo espírito universal em ocupar espaços emergentes , respondeu positivamente ao apelo do Bispo da Diocese de Chimoio Moçambique, Dom Francisco Jõao Silota, , enviando à Moçambique, as duas primeiras missionarias: Elzi Bitencourt e Lucila Rancatti, em abril de 1992, quando ainda o País encontrava-se em guerra. A Congregação entende que a vida religiosa deve se comprometer com a vida ameaçada, empobrecida e injustiçada. O maior mandamento de Deus é o amor e foi para isso que elas foram enviadas: anunciar a esperança e a salvação, doando a vida para a maior glória de Deus.

São 25 anos de missão, cumprindo o princípio de atender a vida mais ameaçada na pessoa dos idosos, das viúvas, órfãos, crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, bem como de anunciar o Evangelho, formar lideranças cristãs, animar as comunidades de base e pastorais.

Muitos foram os passos dados, hoje a atuação missionária acontece através de ações nas áreas de Saúde, Educação, Social, Evangelização e Formação:

Saúde: Centro Salvatoriano de terapias alternativas, atendendo diariamente a população com massaterapia, consultas pela bioenergia, aconselhamentos, orientação para o uso de medicamentos naturais e o cultivo de plantas medicinais.

Educação: Escola Salvatoriana Mwana Unerufaro e Projeto Escola Amiga focalizada no apadrinhamento de crianças órfãs e abandonadas de 1ª a 7ª classe;

Evangelização: Organização, acompanhamento e assessoria a pastorais e comunidades eclesiais;

Formação de Lideranças: Catequistas, jovens, líderes de comunidades e pastorais, professores e demais lideranças, Cursos bíblicos

Projetos Sociais de autossustentabilidade

Formação à Vida Religiosa Salvatoriana: Grupo Vocacional, aspirantado e postulantado.

Avanços nos 25 anos de missão

Ao longo destes 25 anos, as sementes lançadas geraram frutos e muitas jovens atraídas com nossa vida e missão decidiram fazer parte da nossa familia. O sonho acalentado em fim se concretiza em 2008, com a profissão das primeiras Irs. moçambicanas, Alice Chauque e Victória Tito. Depois segue Mª Clara Chombe (in memória) , Eva F. Raunde, Hilária E. Jemuce e Joana Januário. Em processo formativos temos hoje 4 aspirantes, 5 postulantes e um grupo de vocacionadas acompanhadas em suas casas. Atualmente são quatro irmãs moçambicanas, nove irmãs brasileiras e 13 jovens vocacionadas em formação à Vida Religiosa, atuando em cinco comunidades, anunciando Jesus Cristo, o Salvador:

  • Crescimento e fortalecimento das comunidades cristãs;
  • Participação de homens e mulheres nos diversos grupos de formação;
  • Autoestima em especial das mulheres e idosos;
  • Crescente desejo de conhecer, aprofundar e viver da Palavra de Deus;
  • Organização da juventude em busca de formação humana e cristã;
  • A presença das mulheres na igreja e nas diversas pastorais;
  • Nível de educação das crianças;
  • Qualidade de vida e saúde.

Comunidades

  • Comunidade Mãe dos Pobres - Messica/Moçambique
  • Comunidade Deus Provê - Chimoio/Moçambique
  • Comunidade Mãe do Salvador - Chimoio/Moçambique
  • Comunidade Jesus Salvador - Beira/Moçambique
  • Comunidade Mãe de África - Messica/Moçambique