Notícias

Encontro regional – Bahia e Maranhão

Nos dias 27 e 28 de junho, em Feira de Santana/BA, aconteceu na Comunidade Axé o Encontro das Irmãs Salvatorianas do Regional Bahia e Maranhão, com o objetivo de aprofundar a Declaração Capitular e dar os principais passos para o planejamento comunitário. O encontro foi dinamizado pelas Irmãs Lisete Buganti e Neuza Cericato.

Acompanhadas pelo símbolo do coração aberto disposto a acolher, as Irmãs participaram de um momento de oração e reflexão em torno do Texto Bíblico (Ez.2,1-10 e 3,1-4). A simbologia da vela acesa nos levou a compreender que toda a missão apostólica tem Cristo como centro e nos leva a perceber, conforme o texto, que somos “criaturas humanas” capazes de sermos uma resposta dentro do processo de ressignificação da nossa vida apostólica salvatoriana.

A seguir, todas as Irmãs receberam para leitura individual o método usado para fazer todo o processo de Ressignificação, na oportunidade puderam clarear a proposta metodológica e toda a riqueza que perpassa os passos já elaborados tendo presente os princípios e critérios: Evangelho (Pobres), Carisma Salvatoriano, Profecia (Igreja).

Dando sequência, o grupo refletiu alguns termos como: Conhecer Jesus Salvador; Tornar amado Jesus Salvador; O caráter da liderança salvatoriana e o corpo Apostólico como símbolo e sinal profético.

Na parte da tarde, com a orientação de algumas perguntas, as Irmãs participaram de uma roda de conversas para refletir quais os dons e limites que como criaturas humanas possuímos, logo após foi realizada a partilha no grande grupo. No fim da tarde, em pequenos grupos foi lido e aprofundado as dimensões da declaração capitular no intuito de elaborar as ações do plano comunitário.

No dia 28 de junho, Festa do Sagrado Coração de Jesus, iniciou as atividades do dia  com o canto em louvor ao Coração de Jesus. Continuamos com a oração ofertando o símbolo do coração e cada uma escreveu o seu nome identificando-se e acolhendo logo após um dos corações como nossa amiga de oração. Foi rezada a leitura de (Ez. 34, 11-16), em que cada Irmãs foi convidada a destacar alguns pontos relevantes do texto.

As Irmãs Lisete e Neuza, trouxeram presente o Planejamento Provincial com a proposta de ação do quadriênio (2019 – 2022). O grupo pode identificar os princípios/critérios presentes e que guiam o processo de ressignificação apostólica, dimensões e compromissos e linhas de ação para implementação dos compromissos, ficando este conteúdo para ser refletido e retomado nas respectivas comunidades.  Na oportunidade, as Irmãs receberam orientação a respeito do Plano Comunitário. Em seguida, cada comunidade iniciou a elaboração do Plano para dinamizar as linhas de ação. Encerramos o período da manhã revelando a amiga da qual iremos rezar até o próximo encontro.

Encerramos nosso encontro indicando o nome de Ir. Terezinha Pala como a representante do regional Bahia e Maranhão para contatos com a Equipe de coordenação Provincial. Com o convite de ficarmos de pé em sinal de prontidão para sermos enviadas, rezamos a oração “Bênção da Liderança”.

Outros conteúdos