Notícias

7º dia de falecimento da Ir. Maria Iracema de Oliveira


Celebramos hoje, 18 de fevereiro, o 7º dia de falecimento da Ir. Maria Iracema de Oliveira. Façamos memória da sua bela história de vida e missão através de sua biografia, em forma de gratidão e prece.

BIOGRAFIA –  IR. MARIA IRACEMA DE OLIVEIRA

Ir. Maria Iracema de Oliveira nasceu no dia 15 de outubro de 1933 em Rio das Antas/SC. Era a décima primeira dos quatorze filhos de Pedro M. de Oliveira e Gaudência dos Santos. Tinha sete irmãos homens e sete mulheres, dentre eles também uma religiosa na vida Salvatoriana a Ir. Tereza de Oliveira. Recebeu o Sacramento do Batismo no dia 20 de dezembro de 1933, em Linha Moresco/SC, a Primeira Eucaristia e Crisma no dia 10 de julho de 1945, em Ipoméia/SC. 

Buscando responder ao chamado de Deus de doar sua vida a serviço da igreja decidiu ingressar na Congregação no dia 21 de janeiro de 1951 em Videira/SC, onde após a formação à Vida Consagrada Salvatoriana, professou os primeiros votos no dia 02 de fevereiro de 1954 e os votos perpétuos no dia 02 de fevereiro de 1960, em Videira/SC. 

Formação e apostolados exercidos:Ir. Maria Iracema dedicou-se ao magistério, preparou-se na área da pedagogia e atuou em diversos espaços de missão. Ensinou muitas pessoas a ler e a escrever. Desenvolvendo também atividades apostólicas na comunidade eclesial em especial dedicando-se à catequese. Tinha um coração cheio de zelo pelas vocações, investia tempo, acompanhava e incentivava as e os jovens a seguirem o chamado de Deus ajudando muitos a seguirem o caminho do sacerdócio e da vida religiosa.

Viveu nas seguintes comunidades: Comunidade São José – David Canabarro/RS; Comunidade Piedade – Rio de Janeiro/RJ; Comunidade Mirandópolis/SP; Casa da Criança/Colégio São José – Frutal/MG; Comunidade Rainha dos Apóstolos – Planalto/RS; Comunidade Divina Providência – Caibi/SC; Colégio Santa Inês/São José – David Canabarro/RS; Comunidade Santa Inês – Água Santa/RS; Comunidade Maria de Nazaré – Campo Alegre/SC; Comunidade Horizonte – Passo Fundo/RS; Comunidade Santa Isabel – Passo Fundo/RS; Comunidade Mãe dos Oprimidos – Xique-Xique/BA; Comunidade Horizonte – Passo Fundo/RS, Comunidade Renascer, em Lages/SC e nestes últimos tempos na Comunidade Santa Isabel – Passo Fundo/RS. Também exerceu atividades apostólicas na Província São Paulo.

Ir. Maria Iracema viveu com muita doação e simplicidade a sua consagração religiosa e buscou cultivar uma espiritualidade que sustentava seu espirito missionário e por onde atuou deixou marcas positivas de sua doação, simplicidade e amor aos pobres. Dedicava tempo para rezar e em suas orações assim se expressava: Quero ver o rosto misericordioso de Deus no irmão. Rezo para reconhecer a presença misericordiosa de Deus que perdoa e liberta. Era devota de Nossa Senhora de Fátima, da Bem-aventurada Maria dos Apóstolos, de Pe. Francisco Jordan, e os invocava com profunda devoção.

No auge dos seus 80 anos se sentia cheia de energia e queria aprender mais e de tudo um pouco,  fez aulas de computação, frequentou curso de teologia bíblica dos ministérios com muito empenho e dedicação, queria ainda aprender a tocar violão. Tinha uma alma missionária inquieta que a fazia viver e se doar para ajudar as pessoas, partilhando e ensinando o que sabia. Também engajou-se na catequese e assumindo turma de Primeira Eucaristia, expressava carinho, amor e se sentia amada pelas crianças e preocupava-se em ver a família envolvida na catequse. Foi incentivadora para a formação de grupos de família chamando as pessoas a participarem nas celebrações da comunidade. Com seus dons artísticos buscou aprender ainda mais a arte da pintura e num gesto de doação resolveu partilhar o que sabia dando curso de pintura para um grupo de adolescentes. Não só ensinava as adolescentes a pintar mas também a preparar-se para a vida, pois dava conselhos e orientações. Obrigada por este testemunho de doação.

Ir. Maria Iracema Oliveira, aos 87 anos de vida e 67 anos de Vida Consagrada Salvatoriana, recebe o último chamado de Deus no dia 12 de fevereiro de 2021, em Passo Fundo/RS. Após complicações pós- cirúrgicas faleceu vítima de infecção generalizada. Foi velada e sepultada no cemitério Memorial da Paz, em Passo Fundo/RS no dia 13 de fevereiro de 2021.

 Aos poucos foi entregando sua vida para entrar na plenitude e viver a ressurreição. Cultivava atitude de gratidão para com todos. Certamente hoje ela se encontra face a face mergulhada na misericórdia do Pai. Sua expressão muito forte nas orações era: “Senhor tende misericórdia de mim e do mundo inteiro”.

Obrigada querida Ir. Iracema, por tudo que você foi em nosso meio e pelo legado que você deixa para nós, de partilhar os dons a serviço de todos e de ser uma discípula amada do Divino Salvador cultivando vocações para a igreja.Obrigada pela possibilidade de termos partilhado momentos desta história. Descanse em paz e interceda pelas vocações!

Outros conteúdos