Notícias

CELEBRANDO OS 70 ANOS DE MISSÃO DO PATRONATO SANTO ANTÔNIO 1949 – 2019

Aos 28 de junho de 2019, com a presença do Bispo Diocesano Dom Celso Antônio Marchiori, diversos sacerdotes, irmãs salvatorianas, formandas, seminaristas, benfeitores, ex-alunos, educadores, funcionários e educandos, aconteceu a Celebração Eucarística em Ação de Graças pela missão realizada no Patronato Santo Antônio. Foram semanas, meses de preparação e envolvimento de todos os seguimentos para que tudo acontecesse com harmonia e tranquilidade. Após a celebração os convidados foram recepcionados com um saboroso café, momento em que puderam apreciar dons artísticos expressos pelos educandos. Foi um dia marcado por emoções e muita alegria que podemos constatar pelos depoimentos abaixo:

Patronato Santo Antônio – 70 anos: MAIS QUE UMA OBRA SOCIAL, UMA HISTÓRIA DE AMOR

Depoimento do ex – interno – do Patronato de 03/1980 a 06/1988. Roberto Fernandes.

Celebramos com muita alegria os 70 anos dessa Instituição que mudou a trajetória de vida de milhares de meninos e meninas ao longo de sua existência. Vidas que tinham tudo para dar errado, pois algo de errado aconteceu para que se separassem do seio de sua família. Por motivos diferentes, viemos morar no Patronato.

O Patronato nos acolheu…Um conjunto de estrutura formada por dormitórios enormes, cozinha e refeitórios, salas de estudo e de lazer, campos de futebol e parquinhos… e um monte de piazada… 

Chegamos pequenos, uns ainda bebês, mas a maioria com seus 4, 5, 6 anos…. Chegamos com nossos medos e muitas vezes sem entender o por quê? Para alguns, era a primeira experiência como “órfãos” e para outros apenas mais um orfanato.

O fato é que o Patronato passou a ser a nossa casa, e lá estavam elas, as irmãs, as que seriam nossas mães, de braços abertos a nos acolher e mostrar uma nova possibilidade de vida e aprendizado. Com elas, muitos dos funcionários que para alguns eram muito mais que isso: eram como se fossem pais…

Éramos separados de acordo com a idade e assim tinha a Turma dos Pequenos, A Turma 4, os Médios e os Grandes. No começo, como era assustador ouvir a sirene que marcava os horários das atividades, desde o levantar, passando pelas refeições e horários de banhos e de estudos… Mas fomos nos adaptando e com os diversos cursos de formação profissional, humana e cristã, fomos desenvolvendo habilidades e construindo sonhos.

Fomos sendo moldados e preparados para enfrentarmos o mundo lá fora. De curso em curso, de série em série, ano após anos, fomos encarando nosso destino e nos tornando protagonistas de nossa história…Tivemos apoio na formação religiosa dos padres jesuítas e maristas, e aqui cabe um agradecimento especial ao querido Padre Pedro Sallet  SJ que muito se dedicou na Orientação e Espiritual, nos batizando, ministrando a Primeira Eucaristia e outros sacramentos, além de fazer muitas o papel do pai que não tivemos. No senhor, agradecemos todos os religiosos e religiosas que por aqui passaram… Somos muito gratos… Recebemos muito apoio dos empresários do Rotary Club externamos hoje nosso agradecimento a todos os que ajudaram para a existência e manutenção do Patronato.

Mas, nesse momento queremos nos dirigir à vocês, Irmãs Salvatorianas… Agradecemos ao Pai Criador pela existência de pessoas tão abnegadas, que abriram mão de ter uma família tradicional para adotar aqueles que por um motivo ou outro, não puderam ficar com a sua. Vocês nos adotaram, foram nossas mães e muitas vezes, nossos pais. Zelaram por nós, nos mostraram o caminho, caminharam conosco, muitas vezes, choraram conosco. É essa vivência do Amor Ágape que Nosso Senhor Jesus Cristo pediu quando disse “eu vos dei o exemplo para que façais o mesmo”. Vocês nos ofereceram o melhor de vocês para nós. Muitas vezes tiramos vocês do sério e fizemos por merecer…. Também, como lidar com 400, 500 ou 600 meninos, alguns com marcas profundas de dor e sofrimento? Somente o amor para entender e fazer seguir em frente. Seríamos injustos em elevar o trabalho de uma em relação ao da outra, mas pedimos permissão para exaltar a doação de vida das Irmã Elenice Nora e Irmã Luiza Deon. Vocês duas, de toda a congregação das Irmãs Salvatorianas são as que a mais tempo pisam este “solo santo” e foram fator de esperança em uma vida mais justa, mais humana e digna para cada um de nós. E nas pessoas de vocês, queremos dizer um muito obrigado por suas vidas e agradecer pelo que somos hoje. Agradecemos a Deus e as Irmãs Salvatorianas… Nós somos sementes que fomos deixadas em terreno pedregoso… Mas tivemos a sorte de sermos recolhidas e colocadas em terra fértil… Hoje nos tornamos árvores frondosas que dão bons frutos… O problema nunca esteve na semente, nunca desista de zelar por ela…

Educadora Social – Valéria Martins dos Santos

A comemoração dos 70 anos do Patronato Santo Antônio foi especial. Ficará marcado em minha lembrança. Era uma data bastante esperada, tanto para as irmãs, educadores, funcionários e educandos, que por muitos dias vinham se preparando para a missa de Ação de graças. Foi tudo lindo e emocionante.

Estou a pouco tempo na equipe, mas observo o empenho e satisfação das irmãs e diretora por proporcionar uma vida mais justa a tantas crianças e adolescentes que talvez não teriam tantas oportunidades, se não tivessem o privilégio de estar nessa instituição.

Que este trabalho social cresça cada vez mais para que possamos, como equipe fazer o bem e trazer mais esperança para todas as crianças e adolescentes que estão e as que virão no Patronato Santo Antônio.

Desejo ainda, que o coração de todos que trabalham em prol da vida e da justiça das pessoas, estejam cada vez mais abertas para acolher todos esses que passam por toda e qualquer dificuldade; e com esse ato de amor ao próximo insiramos esperança para um futuro próspero e cheio de luz a todos.


Depoimento da Educadora: Michelle Cristina Henrique Moreira Elero

Patronato Santo Antônio completou 70 anos de história, comemoramos com muita alegria e satisfação. Os educandos os principais protagonistas dessa história fizeram parte da celebração cantando, apresentando e interagindo com os convidados. Tivemos convidados como autoridades, benfeitores e ex-internos que vieram prestigiar o aniversário.

Um dos momentos mais emocionantes da nossa celebração foi a homenagem que os ex-internos fizeram às irmãs Salvatorianas relembrando suas caminhadas no Patronato Santo Antônio.

Como colaboradora é gratificante fazer parte de todo esse processo onde trabalhamos valores como respeito, amor, união e gratidão. Acreditando que fazemos a diferença na vida de cada educando e sua família.


Educadora: Elizabeth Kaiser

Foram semanas, meses de preparação entre ensaios, decoração, reuniões para que tudo acontecesse, a dedicação foi por parte de todos os envolvidos entre educadores, educandos e demais funcionários. Nos demos de corpo e alma para que este grande evento dos 70 anos ficasse na história.

Uma celebração recheada de grandes emoções, onde particularmente me senti abençoada e renovada, um contato mais profundo com Deus, tudo estava perfeito e lindo.

O patronato, as irmãs se doam em tempo integral em prol das crianças e adolescentes para que estes menos favorecidos se sintam acolhidos e tenham dignidade, e que com todo o desafio que eles enfrentam, possam superar suas dificuldades e se tornarem conquistadores de um futuro melhor, um futuro promissor.

O QUE É O PATRONATO SANTO ANTONIO?

O Patronato Santo Antonio é uma Instituição Filantrópica de Assistência Social, localizada no Município de São José dos Pinhais, no Estado do Paraná, que desde 1949 atende em tempo integral, de forma totalmente gratuita, mais de 600 crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social.

UMA OBRA DIRIGIDA PELA CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS SALVATORIANAS

Outros conteúdos