Notícias

Sétimo dia de falecimento – Ir. Lucia Szelung

Ir. Lucia Szelung, nasceu aos 06 de abril de 1937, na localidade de Vila Ametista – Passo Fundo/RS. Filha de Francisco Szelung, e Candida Elisa Sbardeloto. Tinha 5 irmãs mulheres e 01 irmão homem. A mãe faleceu quando Lucia tinha 6 anos de idade e algum tempo depois o pai constituiu novo casamento com Alessandra Réves e tiveram três filhos. Recebeu o Batismo no dia 24 de maio de 1937, na capela Nossa Senhora dos Navegantes Paróquia São Luiz de Casca/RS. Fez sua Primeira Eucaristia na comunidade de São João Bosco, São Domingos do Sul e o Crisma no dia 23 de abril de 1942.

Sempre cultivou o desejo de ser irmã, e aos dez anos decidiu que seguiria a Vida Religiosa para estar mais perto e fazer a vontade de Deus. Dedicou muita oração nesta intenção, nutriu e cultivou intensa intimidade com Nossa Senhora de Fátima e ao Divino Espírito Santo aos quais pedia forças para sustentar e ser fiel a esta decisão. Conheceu as Irmãs Salvatorianas da comunidade São José em David Canabarro/RS, onde partilhou seu desejo de ser irmã e no dia 11 de junho de 1957 ali foi acolhida como aspirante. No mesmo ano foi para Videira/SC onde fez postulando e noviciado, professando os primeiros votos no dia 02 de fevereiro de 1962, em Videira/SC. Emitindo os votos perpétuos no dia 02 de fevereiro de 1968 em Videira/SC.

Desenvolveu atividades e residiu nas comunidades Salvatorianas de Irani/SC; Imaculada Conceição; Videira/SC; Mater Salvatoris, Tangará/SC; Divina Providência, Caibi/SC, Sede Provincial, Maria Rosa e Renascer em Lages/SC; Mãe do Bom Conselho, Passo Fundo/RS; Mãe do Salvador e Betânia Maria dos Apóstolos em Campo Alegre/SC; Maria Teresa em Videira/SC; Comunidade Salvatoriana no Seminário Palotino em Curitiba/PR. No Colégio Nossa Senhora de Lourdes, Porto Alegre/RS; nos Hospitais Nossa Senhora de Fátima em Coronel Freitas/SC e Divino Salvador em Videira/SC. Neste último ano residiu na comunidade Santa Isabel em Passo Fundo/RS.

Com zelo e carinho assumiu diversos serviços nas comunidades, realizava todas as atividades e conduziu sua vida de forma simples, buscava viver o que rezava colocando muito carinho, atenção, dedicação e amor ao que fazia. Gostava de acolher bem as pessoas e zelava pelas boas relações. Em alguns dos lugares em que viveu dedicou-se a visita as famílias a fim de levar conforto as pessoas doentes e fragilizadas, e anunciava a Palavra de Deus, levava a Eucaristia aos doentes, rezava com as famílias, buscou ser presença e sempre atenciosa acompanhava as famílias para que se sentissem confiantes e confortadas pela bondade e misericórdia de Deus. Buscou no cultivo pessoal na oração e no estudo da Palavra de Deus, participando em cursos e retiros, para o crescimento pessoal e sustento cotidiano na caminhada, sentindo-se sempre apoiada e confortada pela presença e bondade e misericórdia Divina.

Ao celebrar 60 anos de Vida Religiosa Consagrada em fevereiro de 2022 deixou registrada esta mensagem: “Quero agradecer a Deus pela minha vocação e a capacidade que me deu assim como as oportunidades de me doar aos irmãos. Sou muito grata pela minha congregação e por ser salvatoriana. Nela pude em tudo, tudo fazer para a maior glória de Deus!” “Sinto-me muito feliz e agradecida por tudo o que aconteceu nestes 60 anos. Sou muito grata a Deus e as pessoas que me ajudaram a chegar até aqui. Foram muitas e tantas coisas que aconteceram nestes 60 anos, alegrias desafios e sofrimentos, mas Deus sempre me acompanhou. Sempre precisei de muita ajuda de Deus, e com Ele, todas as dificuldades sempre foram superadas. Obrigada meu Deus por todo amor e misericórdia que manifestaste em minha vida e com as pessoas com quem convivi e trabalhei. Coloco na tua redenção tudo o que não foi vida de teu agrado Senhor. Transforma tudo em mais vida e libertação. Creio nas tuas palavras: “Eu vim para que todos tenham vida e vida em plenitude”.

Ir. Lucia Szelung com 86 anos de vida e 61 anos de Vida religiosa retorna para junto da Luz que um dia a chamou a vida neste mundo e hoje a reconduz para viver na plenitude, junto a Deus, que é a fonte de salvação.

Ir. Lucia nossa gratidão:

Pela atitude orante – sempre acreditando na providência de Deus.

Pelo autêntico testemunho de fé em viver a vida Salvatoriana com amor e fidelidade.

Pela presença amiga, simples, dedicada e acolhedora junto às Irmãs e na missão de servir as comunidades onde viveu.

Pela presença junto e as famílias e doentes que visitou e confortou.

Nossa gratidão por seu testemunho e fidelidade ao Carisma Salvatoriano

Deus a recompense acolhendo-a junto de si, na luz eterna.

Outros conteúdos