Sétimo dia de falecimento – Ir. Gemma Maria Copini
IR. GEMMA MARIA COPINI nasceu no dia 13 de dezembro de 1926, em Vila XV de Novembro/RS. É a segunda dos doze filhos de Vergílio Copini e Mathilde Lanner Copini. Tem 5 irmãos homens e 6 mulheres.
Recebeu o sacramento do Batismo no dia 30 de abril de 1928 e a Crisma no 09 de outubro de 1928 em Sede Aurora/RS. Fez sua Primeira Eucaristia em 21 de novembro de 1932, também em Sede Aurora/RS. Seus pais tinham uma formação cristã muito sólida e ela cresceu na vivência dos valores da vida familiar e da comunidade cristã, da oração, do cultivo da fé, fiel na participação da celebração eucarística com sua família na comunidade.
Neste ambiente de fé vivenciado na família e na comunidade cristã, Ir. Gemma foi sentindo interiormente grande desejo para ser servir a Deus e aos poucos foi descobrindo a vocação à vida religiosa. Em resposta a esse apelo de Deus, ingressou na Congregação no dia 20 de março de 1944 em Videira/SC, onde após a formação à Vida Consagrada Salvatoriana professou os primeiros votos no dia 06 de janeiro de 1946 e os votos perpétuos no dia 06 de janeiro de 1952.
Realizou formações diversas de média duração em: Enfermagem, Auxiliar de Cirurgias, Farmácia hospitalar, CERNE, Teologia Pastoral. Cursos breves em Espiritualidade Religiosa e Cristã, Conhecimento e Aperfeiçoamento pessoal.
Nas suas atividades apostólicas dedicou-se a área da saúde, aprendeu e ensinou a muitas através de seus dons nas diversas comunidades. Iniciou suas atividades: na Comunidade do Hospital São Lucas, em Tangará/SC. Um ano mais tarde acompanhou jovens internas e também jovens em formação para vida Salvatoriana, no Colégio Imaculada Conceição, em Videira/SC. De 1952 a 1958 atuou nos hospitais: São José e Santo Antônio em Videira/SC, Cruzeiro, em Joaçaba/SC, Divino Salvador em Videira/SC. De 1958 a 1963 desenvolveu atividades junto a Equipe Provincial, em Videira/SC. Residiu na Província Salvatoriana São Paulo/SP, e atuou na Pastoral nas Comunidades Salvatorianas em Indianápolis, Americana e São Joaquim da Barra em São Paulo/SP e em Fortaleza no Ceará. Retornou a Província Santa Catarina desenvolvendo atividades nos Hospitais: Nossa Senhora de Fátima, Coronel Freitas/SC; São Luiz, Campo Alegre/SC; Santo Antônio em Lébon Régis/SC. Em 1988 passou a residir na Comunidade Betânia Maria dos Apóstolos em Campo Alegre/SC com atividades junto a Pastoral da Criança e pessoas necessitadas da cidade e auxilio nas atividades da comunidade. Em 2020 passou a fazer parte da Comunidade Maria Teresa em Videira/SC para atendimentos a necessidades de sua saúde, onde permaneceu até seus últimos dias.
Ir. Gemma Maria Coppini, aos 96 anos de vida e 77 anos de consagração religiosa, recebeu o chamado de Deus para o encontro definitivo com Deus. IR. GEMMA repousa junto à Trindade Santa que a acolhe face a face na morada eterna.
Ir. Gemma, neste dia nossa Gratidão a Deus Salvador:
– pelo testemunho de vida que nos deixou;
– pelo seu compromisso e amor pela Vida Religiosa Salvatoriana;
– pela pessoa de oração e fé profunda que sua vida e ações apostólicas sempre revelaram;
– pela sua vida simples, humilde, silenciosa e de um grande amor aos pobres;
– pela sua presença missionária na história salvatoriana;
– pela sua criatividade em viver o apostolado assumido.
Ir. Gemma deixa o legado de devotamento à Vida Cristã, com intenso zelo a Eucaristia, comprometimento com o Carisma e a Vida Salvatoriana da Província Santa Catarina, assim como na assistência à famílias desprovidas de bens e às crianças da Pastoral da Criança.
Obrigada, Ir. Gemma, por sua vida entre nós.
Descanse em paz! Interceda junto a Deus pela Família Salvatoriana e pela humanidade!