Notícias

Reunião de Estudo – Grupo Geracional

As Irmãs Salvatorianas da geração dos 30, motivadas pelo desejo de aprofundar os estudos da história salvatoriana, estão se reunindo mensalmente para partilha, socialização e aprofundamentos. As reuniões de estudo acontecem de forma online via hangouts e conta com a participação de Irmãs brasileiras que residem em diferentes regiões do Brasil, Roma, Moçambique e Quênia. 

O estudo está sendo orientado pela Ir. Dulcelene Ceccato, que neste primeiro momento conduz o estudo do livro “Teresa Von Wüllenweber e os Movimentos de seu Tempo”, da coleção Estudos de História Salvatoriana e de autoria da Ir. Helene Wecker, SDS. A segunda reunião do grupo aconteceu hoje, 17 de fevereiro, em que todas as irmãs tiveram a oportunidade de compartilhar suas percepções, tirar suas dúvidas e fazer os seus destaques sobre o segundo capítulo do referido livro.  

Este estudo está oportunizando as Irmãs a ampliarem suas compreensões, entendimento e interpretação do Carisma Salvatoriano, bem como ver que a vocação de Pe. Francisco Jordan e de Madre Maria dos Apóstolos nasceu dentro de um contexto religioso, político, econômico e social da época, ou seja, um contexto complexo da evolução das consequências da Revolução Francesa. É diante desta realidade que eles fazem o seu discernimento e respondem ao chamado de Deus, pois o chamado não vem do ar, sem chão e sem contexto, mas desde a realidade na qual Deus fala, interpela e está presente. Francisco Jordan e Maria dos Apóstolos foram pessoas engajadas nos movimentos sociais de seu tempo e foram pessoas de muito diálogo. Deram sua resposta por meio de ações em favor dos mais empobrecidos e com a Fundação da Família Salvatoriana.

Outros conteúdos