Notícias

Retiro de Discernimento e Eleição da Coordenadora Provincial

Nos dias 18 a 20 de setembro, aconteceu o retiro de discernimento e eleição da Coordenadora Provincial, realizado na Casa de Encontro das Irmãs da Divina Providência no Ahú, Curitiba/PR. Participaram  50 Irmãs Salvatorianas para este momento de oração, fé, unidade, discernimento e eleição, presencialmente, e mais quatro delegadas de Moçambique e uma do Brasil, que participaram de modo online.

O retiro iniciou-se com a acolhida afetuosa da Coordenadora Provincial, Ir. Sandra Regina Alves de Souza que apresentou os passos do processo de discernimento e eleição da nova Coordenadora Provincial, seguida de um momento de oração dinamizado pela Equipe de Espiritualidade que nos ajudou a rezar e refletir sobre o tema orientador e iluminador do processo capitular “O que vimos, ouvimos, experimentamos vos anunciamos” (cf.1Jo 1,1-4). No término da oração foi realizado o rito de entrega da Regra de Vida reeditada.

Nossa Regra de Vida nos aponta os caminhos do seguimento de Jesus Salvador, que vivenciou o ver, ouvir, experimentar e anunciar o amor do Pai que quer que todos sejam salvos.  Ela é uma luz a orientar nosso processo de ressignificação da vida em missão e representa um marco significativo em nossa caminhada de renovação proposta por uma Igreja em saída e sinodal.

Em seguida, o grupo reunido refletiu sobre o discernimento dos apelos apostólicos recolhidos durante o processo capitular, para assim escutar para onde o Espírito Santo está guiando o corpo apostólico, este momento foi conduzido pela Ir. Dulcelene de Fátima Ceccato. Após a explanação, as Irmãs reuniram-se em pequenos grupos de discernimento para momento de oração, reflexão e partilha. Por fim, foi realizado um plenário sobre os apelos apostólicos.

No término deste dia, às 17h30, todas as irmãs reunidas participaram da Santa Missa, presidida pelo Pe. Álvaro Macagnam, SDS. Dando continuidade ao silêncio e discernimento, foi realizada na Capela uma noite de adoração, conduzida pela Equipe de Espiritualidade.

DISCERNIMENTOS E ELEIÇÃO DA NOVA COORDENADORA PROVINCIAL

Iniciamos o segundo dia de retiro, com um momento de oração e invocação do Espírito Santo, pedindo seus dons para assim, acolher a sua Luz que move a nossa vida e missão.  Após, deu-se início ao ritual da Eleição da nova Coordenadora Provincial das Irmãs do Divino Salvador – Província Santa Catarina, para o quadriênio de 2023-2026. Sendo eleita a Irmã Lisete Buganti.

Irmã Lisete Buganti, 59 anos, é natural de Putinga/RS. Ingressou na Congregação como aspirante no ano de1986, em Videira/SC. Professou os primeiros votos religiosos em 02 de fevereiro de 1993, em São José dos Pinhais/SC e a profissão definitiva em 20 de dezembro de 1998, em Lages/SC. Desenvolveu seu apostolado na evangelização como animadora vocacional, formadora, agente de pastoral, formação de lideranças, pastoral escolar, acompanhamento espiritual e, desde o ano de 2011, exerce a função de Conselheira e Coordenadora da Formação.

Irmã Lisete Buganti será a décima terceira Coordenadora Provincial da Província Santa Catarina, desde o desdobramento da província brasileira em duas Unidades no ano de 1951.   Atualmente, a Província Santa Catarina tem 28 comunidades religiosas, 5 colégios, 2 hospitais, 1 livraria, 1 farmácia, coordena duas instituições sociais: Patronato Santo Antônio e Centro Educacional Conde Modesto Leal e atua na evangelização em Paroquias e Comunidades Eclesiais de Base. Está presente nos Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia e Maranhão. Há 30 anos em missão em Moçambique – África, nas cidades de Chimoio, Messica e Beira.

A provincial eleita, Ir. Lisete Buganti, ao ser consultada se aceitava a eleição, em clima de alegria e esperança, deu o seu SIM com humildade, confiando na Divina Providencia e na colaboração de todas as Irmãs. Convidou as irmãs presentes a darem as mãos e fazer uma grande ciranda, ressaltando que “somos mulheres em saída, somos mulheres igreja, somos mulheres povo de Deus, somos mulheres inspiradas e inspiradoras… assim continuaremos escrevendo a história da nossa Província” e juntas cantaram este refrão: “Dar as mãos e construir, passo a passo caminhar/o que queres tu de mim, eis-me aqui, ó meu Senhor”.

Na parte da tarde, após uma memória sobre o modelo de governo da Equipe de Coordenação Provincial nas últimas décadas, foi apresentado as Irmãs uma nova proposta da constituição da Equipe de Coordenação Provincial, conforme a Regra de Vida. Em grupo, as Irmãs puderam ler o documento, conversar sobre a proposta e no plenário partilhar algumas implicações e esclarecer dúvidas. O dia culminou com uma Missa de Ação de Graças, presidida pelo Pe. Álvaro Macagnam, SDS, com a presença de seminaristas, Irmãs da Divina Providência e do Frei Vanildo Zugno, seguida de um jantar festivo de confraternização.

No último dia do retiro, seguiu com o discernimento para eleição das conselheiras, que irão compor a Equipe de Coordenação Provincial (ECP), com roda de conversa orientada em grupos, utilizando o desenho da nova ECP. Na oportunidade, foi realizado um diálogo sobre o Serviço de Animação Vocacional, focando especialmente nas vocações que queremos e nas intuições apostólicas emergem hoje para nossa província/igreja. No término, foi realizado um rito de envio, em que todas as irmãs foram aspergidas e abençoadas pelas irmãs Sandra e Lisete.

Agradecemos a todas as pessoas que rezaram e fizeram comunhão com este momento forte da Província e pedimos que Jesus Salvador, a Mãe do Salvador, todos os santos Apóstolos, os Bem-aventurados Francisco Jordan e Maria dos Apóstolos, para que iluminem, acompanhem e abençoem a vida em missão da Província Santa Catarina e de toda a Igreja.

Confira mais fotos: https://bit.ly/3dzLRtg

Outros conteúdos