Notícias

Religiosos de todo o país estão reunidos em Aparecida (SP) para seminário

Mais de 500 superiores de institutos e congregações e religiosos com os mais diversos carismas estão reunidos no Santuário Nacional de Aparecida (SP), de 04 a 08 de maio, para o Seminário Nacional da Vida Consagrada.

O tema central do evento “Mística e Profecia na missão comunitária” e o lema “Saiamos, às pressas, com Maria, aonde clama a vida” traz para o encontro a cena da Visitação de Maria a prima Isabel.

“Este é um tema que a gente está refletindo há bastante tempo, que é a missão da vida consagrada. Saiamos, às pressas é um convite bíblico para nós, neste convite que Nossa Senhora nos faz para sairmos como ela ao encontro da vida”, disse a presidente da CRB, irmã Maria Inês Ribeiro.

A mística acontece num processo de se deixar amar e seduzir por Deus. A oração nutre a mística. Assim fazia Jesus. “Permanecia em lugares desertos e orava” (Lc 5,16).

Neste encontro, a CRB quer fortalecer os compromissos assumidos no Plano Trienal 2016/2019. Segundo a conferência dos religiosos, a espiritualidade permeia todos os recantos do existir do consagrado e da consagrada. Por isso ela deve ser integral e integradora.

“A missão da vida consagrada é justamente responder aos grandes apelos do nosso mundo onde a vida, realmente, mais sofre, mais é perseguida, mais é vulnerável, ali é o lugar da vida consagrada. Ali devemos responder como cristãs e cristãos consagrados a serviço do reino”, destacou a irmã Maria Inês Ribeiro.

 

PROGRAMAÇÃO

Entre os palestrantes, o professor Sérgio Coutinho que é Doutor em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG), professor do Curso de Serviço Social no Centro Universitário IESB de Brasília e do Departamento de História na Faculdades Integradas UPIS de Brasília, que abriu o encontro com a conferência ‘O mundo que nos toca’.

Confira a palestra  do professor Sérgio Coutinho transmitida ao vivo – https://www.facebook.com/CRBNACIONAL/videos/1997338826945406/

Durante a sua palestra, Sérgio Coutinho provocou religiosos e religiosas a serem profetas do novo tempo, deixando-se tocar pelas inúmeras situações de extremo sofrimento e exclusão do povo do Brasil.

…………………….

No dia 6 de maio, abriu-se o Seminário, com uma belíssima celebração eucarística presidida pelo bispo de Bragança Paulista que veio com as pessoas de sua Diocese em Romaria a Aparecida. A homilia foi proferida por Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida.

Seguiu-se a Palestra de Irmã Máriam Ambrósio,  sobre “Profetismo na vida religiosa consagrada hoje”.

Você  pode conferir esta palestra na íntegra em: https://www.facebook.com/CRBNACIONAL/videos/1998566270155995/

Outros nomes que são destaque no encontro:  Dom Marcelo Barros, OSB, Ir. Afonso Murad, Ir. Rejane de Paiva, Ir. Adelir Weber e Hugo Sarubbi, advogado e assessor jurídico da CNBB. O Seminário traz ainda testemunhos de Mística e Profecia na áreas: Periferia (Pe. Vilson Groh), Migrantes (Ir. Telma Lage, mnsd), Pastoral Indígena (Ir. Joana Ortiz, cifa), Educação (Ir. Lúcia Maistro, fma), Saúde (Frei Francisco Belotti, fpd). Marcam presença ainda, o arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, o presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada (CEMOVC), da CNBB, Dom Jaime Spengler, e a presidente da Conferência Nacional dos Institutos Seculares (CNIS), Aparecida Guadalupe Cafáro.

Os participantes ainda vão poder escolher entre 16 oficinas com vários orientadores e enfoques. Os assuntos vão desde animação vocacional e fronteiras missionárias a ecologia e mundo digital.

O Seminário conclui a Peregrinação da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, nas Regionais da CRB, que teve início em dezembro de 2016.

 

BLOG OFICIAL DO SEMINÁRIO NACIONAL DA VIDA CONSAGRADA 2018

Por meio do blog, você fica por dentro de tudo que acontece no evento.

Acesse! http://crbnacional.org.br/seminario2018/

 

Outros conteúdos