Notícias

Promovendo a vida – Patronato Santo Antônio

Seguindo os passos do carisma Salvatoriano, uma turma de 40 educandos acabou de se formar em três modalidades de curso na área de Higiene e Beleza, do curso intitulado “Tesoura Solidária”.

Entre os formandos estão educandos do Patronato Santo Antônio, seus familiares.

Na cerimônia de encerramento, uma das mães já com idade expressiva, contava emocionada que este era o primeiro diploma de sua vida e que a partir deste, aproveitaria todas as oportunidades que surgissem pois “se sentia muito realizada como pessoa e como mãe, graças ao apoio que sempre recebeu das Irmãs em sua missão no Patronato, primeiro para seus filhos e agora para si, pois sente-se capacitada para o mercado de trabalho”.

Foram muitas as manifestações de gratidão, dirigidas tanto às irmãs como para os colaboradores da instituição. O Patronato foi descrito como espaço de vida e ação em comunidade. Os relatos de muitas pessoas presentes confirmam a importância desses cursos que apontam para a autonomia, formação de lideranças e a inserção no mercado de trabalho.

Este curso é resultado da ação de um grupo de voluntários, em parceria com o Patronato, Rotary Club Afonso Pena, Empresas e inclusive ex-alunos, hoje profissionais nesta área, que assumiram a sua realização.

Nessa dinâmica formativa, outro grupo de 25 alunos também concluiu o curso de Inspetor de Qualidade Industrial, com um ano de duração e foi realizado em parceria com o SENAI. Com o SENAI também está-se iniciando novo curso de Assistente Administrativo com 35 alunos, além do Curso de Ferramentaria que encontra-se em sua fase final, com 10  alunos, que já estão inseridos no mercado de trabalho.

Complementando essas ações, 235 jovens acompanhados pelas Irmãs da comunidade, educadores de referência e Guias do projeto TOV, participaram de atividades inerentes aos grupos de Oração e Vida, que foram realizados semanalmente na instituição. Como complemento, fizeram ainda a prática de 15 minutos diários, confrontando suas vidas com a Palavra de Deus. O evento teve sua culminância com uma tarde bem divertida que contou com brincadeiras, sorteio de brindes e lanche fraterno.

Durante o primeiro semestre educandos, educadores, colaboradores e irmãs, participaram ativamente da celebração Eucarística, momentos estes que fortaleceram a vida espiritual de cada um.

Os pais ou responsáveis também foram privilegiados com reflexão em que expressou o valor da espiritualidade na vida, como fortalecimento para enfrentar os constantes desafios do dia- a – dia.

É mais um conjunto das muitas ações que as irmãs salvatorianas e educadores oferecem as crianças, adolescentes, jovens e comunidade, que aqui passam, visando sua preparação para o exercício de uma cidadania fraterna, solidária e justa, pois “os que ensinam a muitos brilharão como estrelas no firmamento”.

Cabe aqui um registro muito especial de gratidão a todas as Guias, Irmãs e benfeitores, pelos inúmeros gestos de doação, colaboração e carinho.

Boas-vindas à missão, aos seminaristas Salvatorianos e ótimo retorno às Postulantes Salvatorianas que retomam as atividades de Formação Humana e Cristã.

“O coração do Carisma Salvatoriano é ajudar as pessoas a conhecer Jesus, encantar-se por Ele e Segui-lo”.

Outros conteúdos