Notícias

PJ Lança cartilha pelos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

“Vamos dar as mãos, erguer as bandeiras,
vamos cirandar em defesa da vida das companheiras”

A campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” é uma mobilização global da sociedade civil que acontece anualmente entre os dias 25 de novembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, e se encerra no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Esta mobilização global é apoiada pela campanha do Secretário-Geral da ONU “Una-se pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”, com o objetivo de sensibilizar, galvanizar o ativismo e compartilhar conhecimento e inovação para prevenir e eliminar a violência contra mulheres e meninas em todo o mundo¹.

A Pastoral da Juventude, com a Campanha nacional de enfrentamento aos ciclos de violência contra a mulher, quer somar com essa importante ação e lança a cartilha Maria vai com as outras – 16 dias de ativismo pela vida das companheiras. Este material foi produzido pelo GT Nacional da Campanha, contando a história de várias Marias que sofreram violências. A cartilha quer educar, fazer refletir e levar à ação: devemos ser protagonistas no enfrentamento às violências!

Estamos lançando o material em duas versões. A primeira, em e-book pode ser divulgada nas redes sociais de todas as instancias da Pastoral. A segunda versão está em PDF pronta para a impressão em gráfica, caso os regionais e dioceses consigam fazê-la.

A proposta do material é ajudar na dinamização das ações dos 16 dias, ajudando a compreender os tipos de violência contra a mulher e como podemos agir, mulheres e homens. As Marias vão nos contando suas histórias e com elas vamos descobrindo cada situação de violência, cada uma com seu caso e desdobramento. Ao final de cada história uma sugestão de ação e o incentivo para transformação social.

No encerramento dos 16 dias a proposta é que tenhamos várias audiências públicas espalhadas pelo Brasil, para que possamos levar a Campanha e nossas ações a favor da vida das mulheres para serem debatidas e construídas também em nossos municípios. Então, o material também conta com uma ajuda para esta articulação.

Baixe aqui: http://bit.ly/cartilhapelos16DiasdeAtivismo

Fonte: PJ

Outros conteúdos