Paróquia de Baixa Grande-BA formou uma nova comunidade dedicada ao Bem-aventurado Francisco Jordan

No dia em que a Família Salvatoriana celebrou três meses da Beatificação do seu fundador, Padre Francisco Maria da Cruz Jordan, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Baixa Grande-BA, marcou a formação de uma nova comunidade, tendo como padroeiro o Bem-aventurado Francisco Jordan.
Foram 25 anos de missão evangelizadora das Irmãs Salvatorianas na Paróquia, durante o período de 1985 a 2010. Este tempo foi marcado por zelo apostólico, dedicação e doação de cada irmã que na gratuidade viveu a missão proposta pelo Divino Salvador.
No ano de 2007, deu início ao primeiro grupo de Leigos Salvatorianos, em Baixa Grande, os leigos animados pelo Carisma Salvatoriano, assumem a mesma missão, juntamente com os/as religiosas/os testemunhando com a vida e proclamando a toda criatura, com a ação apostólica, a mensagem da salvação e a libertação de tudo aquilo que constitui uma ameaça à vida plena.
Implantação da nova comunidade
Uma das articuladoras da comunidade, Fernanda Machado, explica como foi o processo de escolha do padroeiro – “a escolha do nome foi feita em grupo e foi sugerido Santa Dulce dos Pobres e o Bem-aventurado Francisco Jordan. Como houve empate, retornamos aos grupos e o Jorlando (Leigo Salvatoriano), sugeriu o Padre Jordan e falou que o motivo da escolha era como homenagem as Irmãs Salvatorianas que moraram por muitos anos no bairro. Para mim, foi uma escolha justa e muito boa opção por ser um padre beatificado e pelas irmãs salvatorianas ter história na comunidade”.
“Tendo chegado à paróquia de Baixa Grande-BA, no ano de 2020, me deparei com o grupo de Leigos Salvatorianos, que tem por missão ‘tornar Jesus conhecido e amado por todos’. Foi então quando tivemos a inspiração de transformar os setores em comunidades eclesiais urbanas. Para nossa alegria, quando chegamos à fase de escolher o padroeiro de cada comunidade, as lideranças de um dos setores escolheu o Bem-aventurado Francisco Jordan como padroeiro. Submeti a escolha ao bispo que de imediato aprovou”, relata o pároco, padre Erivaldo Gomes de Almeida. E ainda acrescentou: “louvo e agradeço a Deus pelo Carisma Salvatoriano, sobretudo, pela comunidade Bem-aventurado Francisco Jordan, que eternizará o carisma em nossa paróquia”.
Celebração da Beatificação do Padre Jordan
Para os Leigos Salvatorianos de Baixa Grande e todos os membros da Família Salvatoriana, o dia 15 de maio de 2021 estará marcado como uma data histórica, cheia de emoção e gratidão, pois foi o dia em que o venerável Servo de Deus Francisco Maria da Cruz Jordan foi proclamado Bem-aventurado.
“Foi um momento de grande alegria para nós Leigos Salvatorianos vivenciar a celebração de beatificação do nosso Fundador e, alegria maior ainda foi ver suas obras sendo reconhecidas pela Igreja no mundo inteiro. Foi também um momento de fazer memória da presença das Irmãs Salvatorianas que doaram suas vidas em nossa paróquia por 25 anos, e criar uma comunidade com o nome do Bem-aventurado Francisco Jordan é também reconhecer o bem que fizeram as irmãs em nossa paróquia”, expressa o Leigo Salvatoriano, Jorlando Santana Oliveira.
Frutos da missão
A semente que foi lançada nesta terra de missão, com o testemunho e ação apostólica realizada pelas irmãs e leigos, frutificou com duas vocações religiosa salvatoriana. Pe. Diógenes Araújo Soares e Ir. Patrícia Santana de Aragão Silva.
“Não Sossegueis até que todos conheçam, amem e sirvam a Jesus, o Salvador.”
Bem-aventurado Francisco Jordan