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Palestra sobre a Importância da Avaliação no Processo de Aprendizagem encerra Semana Pedagógica no Bom Conselho

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A Semana Pedagógica no Colégio Salvatoriano Bom Conselho, que aconteceu de 9 a 12 de fevereiro, proporcionou a comunidade educativa momentos de integração, estudo, reflexão e preparação para o ano letivo 2015. A Semana que contou com um cronograma rico de atividades, encerrou na última quinta-feira (12), com palestra nos turnos manhã e tarde, da Nágila Cristina Hinckel, do Instituto Aempreender, que trabalhou com todos os educadores o tema: Avaliação. 

Ao iniciar a conversa com os professores Nágila convidou os participantes a fazerem lembrança, registrar e partilhar de como foi avaliado na sua vida estudantil. A cada partilha foi possível notar como uma avaliação deixa marcas em nossa vida seja ela positiva ou não.  Frente a isso, ficou claro que a avaliação precisa ser encarada como parte do processo pedagógico e não o fim, pois a avaliação é um caminho para a aprendizagem.

Durante a palestra foram realizadas diferentes dinâmicas para demonstrar as diversas formas de melhor avaliar, já que a avaliação não é conhecimento, mas faz parte do processo educacional. O papel do professor como mediador do processo de aprendizagem precisa encontrar meios para que o aluno participe da construção do conhecimento e não só do seu resultado, uma vez que, o aluno ao “apreender” de um “saber”, demonstra cada vez mais gosto em estudar e adquirir conhecimento.

“O erro na avaliação, representa indícios no replanejamento do professor para reorganização didático pedagógico”, ressaltou Nágila. A palestrante também destacou que o aluno necessita receber estímulos do professor como também acreditar no seu potencial e habilidades. Ao indicar algumas etapas para a ação docente Nágila Cristina aponta a importância do conhecimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB); a Missão, Visão, Valores da instituição; o Projeto Político Pedagógico do Colégio, as pessoas com quem se trabalha e a infraestrutura da escola.

Em seguida, os educadores foram convidados a criarem os perfis dos alunos do Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio, para assim conhecerem melhor o educando. Ao encerrar os professores foram divididos em grupos para fazer uma análise crítica de avaliações em diferentes áreas do conhecimento aplicadas aos alunos do Colégio a partir de um check list, e assim identificar as lacunas e sugerir melhorias.

Para os professores da Educação Infantil e 1ºs anos do Ensino Fundamental I, que trabalham com pareceres, Nágila destacou a importância de se ter um planejamento claro, com objetivos e estratégias bem estabelecidas para que, com base nos registros diários sobre os alunos para que o professor possa construir os pareceres de maneira mais personalizada, ou seja, apresentando as características e evolução particular de cada aluno.

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