Notícias

ORAÇÃO PELAS JUVENTUDES EM BUSCA DE SENTIDO DE VIDA, EM SOFRIMENTO PSÍQUICO OU FÍSICO

“Não te deixes desanimar por nada.”
(Pe. Jordan)

Hoje é o dia que a Família Salvatoriana e comunidades se unem para juntos rezar as diferentes realidades juvenis. Nesta primeira quinta-feira (05) do mês de setembro, as Comunidades Salvatorianas são convidadas a rezar e contemplar o rosto da juventude EM SOFRIMENTO PSÍQUICO OU FÍSICO.

Nossa oração neste mês de setembro se volta à realidade das Juventudes em busca de sentido de vida, que estão em sofrimento psíquico ou físico. Juventude, para a maioria das pessoas, é sinônimo de transição, época de experimentações e definições sobre a própria pessoa, seus interesses, projetos e relações com o mundo ao redor. É uma fase onde se busca um sentido de vida e se lança o olhar para uma carreira de futuro. 

Esta fase, no entanto, coloca os jovens num quadro de risco em relação aos sofrimentos emocionais e transtornos mentais, porque junto com as expectativas diante do futuro, os jovens sofrem muita pressão sobre decisões importantes que devem ser tomadas cada vez mais cedo, quando ainda não apresentam experiência e habilidades psíquicas para lidar com frustrações e situações de grande responsabilidade.

Pensar em sentido de vida, pressupõe motivações. Como nos fala Victor Frankl “a principal fonte motivadora do ser humano é a busca do sentido, algo em função do que se vive”. O indivíduo que tem um “porque viver” pode suportar “qualquer como”. A realidade parece ser difícil quando muitos jovens desistem de viver, quando faltam motivações para a vida, quando são acometidos por doenças ou sofrem acidentes que deixam consequências e um quadro de dependência. Muitos sonhos não se realizam e muitos projetos não se concretizam na vida das nossas juventudes.

Dados constatam que tem crescido muito o número de casos de suicídio e tentativas de autolesão entre jovens, principalmente estudantes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, por ano, mais de 800 mil pessoas tiram a própria vida, número que representa 1,4% de todas as mortes do mundo. Depois da violência, o suicídio é o fator que mais mata jovens entre 15 e 29 anos. Para cada suicídio, ocorrem 20 tentativas. Este quadro gera muitas interrogações diante do número de jovens que interrompem o ciclo natural da vida.

O suicídio é um fenômeno complexo e pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero. O mês de setembro foi escolhido para intensificar a campanha de prevenção e conscientização do valor da vida e a cor amarela identifica esta campanha, que tem seu ponto forte no dia 10 de setembro – dia mundial de prevenção ao suicídio. Diante desta realidade podemos nos perguntar: O que faz com que as juventudes percam o sentido da vida? O que podemos fazer em nossas ações juntos às juventudes para diminuir esta realidade?

Vamos juntos rezar pelos nossos jovens🙏🏽: http://bit.ly/2k00SZw

Confira também outras orações pelas Juventudes – https://bit.ly/2TZjXXz

Outros conteúdos