ORAÇÃO – JUVENTUDE E MEIO AMBIENTE

“Desapega-te de todas as criaturas, usando-as apenas para atingir
o fim supremo e eterno que te foi proposto.”
(Padre Jordan)

Hoje é o dia que a Família Salvatoriana e comunidades se unem para juntos rezar as diferentes realidades juvenis. Nesta primeira quinta-feira (05) do mês de novembro, as Comunidades Salvatorianas são convidadas a fazer comunhão orante com os jovens e o Meio Ambiente.

Diante do contexto atual, somos chamados a proteger e cuidar de todas as formas de vida existentes no planeta em que habitamos, optando preferencialmente por aquelas mais ameaçadas e vulneráveis, tanto do ponto de vista antropológico, como daqueles seres vivos que ecologicamente se encontram em posição de risco de extinção.

Há muitos jovens e expressões juvenis engajados na luta em defesa do meio ambiente, como por exemplo: Greta Thunberg, a juventude do Movimento sem Terra, jovens do Movimento das Mulheres Camponesas, a Pastoral da Juventude Rural, entre tantos outros que abraçam essa causa no anonimato. Ser hoje uma pessoa engajada é uma tarefa desafiadora, pois é preciso atuar diante dos vários desafios, propondo uma nova mentalidade, cobrar do poder público para que cumpram seu papel de cuidar do meio ambiente, denunciar as irregularidades, converter corações e realizar gestos significativos em prol de toda a obra da Criação. Assim, a dimensão humana e ambiental deve fazer parte de nossa missão, pois ambas as realidades estão profundamente unidas naquilo que a Laudato Si’ chama de Ecologia Integral.

O Criador nos confiou a vocação de guardiões da Criação. Segundo o Papa Francisco, “Viver a vocação de guardiões da obra do Deus não é algo de opcional, nem um aspecto secundário da experiência cristã, mas parte essencial de uma existência virtuosa…” (Laudato Si’, n.217).

Tendo diante dos olhos o que está acontecendo em nossa casa comum, poluições, queimadas, desmatamento, mudanças climáticas, cultura do descarte e do desperdício, escassez dos recursos hídricos, perda da biodiversidade, deterioração da qualidade de vida humana, desigualdade social, etc, cresce nosso compromisso e a missão de sermos guardiões da casa comum.

Todas as criaturas estão interligadas, e precisamos uns dos outros para viver e exercer com responsabilidade aquilo que o Pai Criador colocou em nossas mãos, não para excluir e extinguir, mas para cuidar, respeitar e reconhecer o valor de cada ser existente, independente de sua utilidade. Como Jesus, nosso Divino Salvador, que viveu em plena harmonia com a criação, somos chamados e chamadas a viver a nossa vocação de guardiões numa sociedade que se preocupe com a justiça social e ambiental e lute para superar tudo aquilo que compromete a dignidade do ser humano e de toda a criação, preservando o meio ambiente, que é um bem coletivo e patrimônio de toda a humanidade, buscando permanentemente a conversão ecológica.

Pe. Jordan nos convida a aprofundar nossa experiência de “ínfima criatura do Criador”, pois precisamos ter a consciência de que somos criaturas entre as criaturas. Somos criaturas que têm a condição de cuidar das outras criaturas. Para isso, precisamos “examinar as nossas vidas e reconhecer de que modo ofendemos a criação de Deus com nossas ações e nossa incapacidade de agir. Devemos fazer a experiência de uma conversão, de uma mudança do coração”.

Deixemo-nos inquietar, pessoal ou comunitariamente, com a pergunta: Como estamos vivendo e propagando a cultura do cuidado?

Vamos juntos rezar pelos nossos jovens:
https://bit.ly/38d8UVC

Confira também outras orações pelas Juventudes – https://bit.ly/2TZjXXz

Outros conteúdos