ORAÇÃO – JOVENS E O PROTAGONISMO JUVENIL

Nesta quinta-feira (02) do mês de setembro, a Família Salvatoriana e comunidades se unem para juntos rezar as diferentes realidades juvenis. Neste dia, somos convidados a rezar pela juventude e seu protagonismo.

“Além de qualquer circunstância, a todos os jovens eu quero anunciar agora o que há de mais importante, aquilo que nunca se deveria calar. … É um anúncio de três grandes verdades que todos precisamos escutar várias vezes… a primeira verdade: Deus te ama…; a segunda verdade: Cristo te salva…; a terceira verdade: Ele vive!” (Papa Francisco. Cf. Christus Vivit, p. 65-74)

A realidade de contrastes que estamos inseridos incide fortemente sobre os jovens com suas exigências gerando crises com suas vozes: “Há, é só um jovem, não entende da vida”; “é inexperiente”; “para trabalhar tem que ter 5 anos de experiência; “eles não têm compromisso e nem responsabilidade”; “é jovem, não dá para confiar”; “você tem que conseguir uma profissão que dê retorno financeiro”; “a culpa é sua”; “os jovens vão para as festas e contagiam a família com a covid-19”; “juventude está estagnada” “não tenho tempo para te escutar”; e muitas outras coisas que levam muitos jovens a desanimarem, buscar outros caminhos, muitos explorados, vítimas do tráfico, do preconceito, da exclusão social, sujeitos  à depressão, sozinhos e sem apoio muitos chegam ao suicídio.

Queremos ampliar nosso olhar, olhar com os olhos de Deus. É no meio desta realidade que Jesus chama e ordena: “Talita, Kum”, Jovem, “Levante-se” e alimente-se de esperança para sentir o coração arder e ver o protagonismo dos jovens apesar de tudo o que incide sobre a realidade juvenil. Olhe no horizonte e veja o jovem sendo protagonista, saindo para trabalhar em meio à pandemia para ajudar no sustento das famílias, veja os jovens na linha de frente nas pesquisas, nas novas tecnologias buscando vacinas e a solução para muitos problemas que a humanidade enfrenta, veja os jovens na linha de frente na saúde, nos projetos sociais, na educação popular, na defesa da vida e do planeta, veja os jovens somando e impulsionando em muitos lugares na reabertura das Igrejas, na liturgia, catequese, nos grupos de jovens, na luta e defesa dos direitos humanos, trabalhistas, educação.

Veja quantos jovens, apesar do preconceito e descrença, fazendo a diferença na política, nas redes sociais e em tantos outros espaços. Veja ainda, que ao longo da história da humanidade Deus sempre contou com o protagonismo dos jovens, sua capacidade de doar a vida por grandes causas, assim chamou Moises para libertar o povo da escravidão do Egito, Samuel para denunciar a corrupção do rei, Maria para trazer ao mundo o Salvador, e tantos outros, e hoje milhares de jovens como: Greta Thunberg combate às mudanças climáticas; Malala na luta pelo direito e igualdade de educação entre homens e mulheres; Jovens indígenas assumindo liderança políticas; jovens negros por política inclusivas e as mudanças que precisam ser feitas para combater o racismo e o genocídio da população preta e tantos outros.

Jovem, deixe seu coração arder pelas maravilhas que o Senhor realiza através da juventude da sua juventude, “levante-se” apesar da sua fragilidade e humanidade e como Maria coloque-se a caminho do protagonismo, na construção de um mundo mais humano e fraterno.

Vamos juntos rezar pelos nossos jovens:


Confira também outras orações pelas Juventudes – 

Outros conteúdos