ORAÇÃO – JOVENS E AS MÍDIAS SOCIAIS

“Comunica-te, diariamente, durante algumas horas ao bom Deus.” (Padre Jordan)

Hoje é o dia que a Família Salvatoriana e comunidades se unem para juntos rezar as diferentes realidades juvenis. Nesta primeira quinta-feira (03) do mês de dezembro, as Comunidades Salvatorianas são convidadas a fazer comunhão orante com os jovens e as mídias sociais.

Sabemos que o mundo está cada vez mais digital. E as novas ferramentas tecnológicas permitiram aos indivíduos, diferentes formas de se relacionar, interagir, comunicar, trabalhar, divertir, compartilhar interesses e ideias… As pessoas estão conectadas o tempo todo, por meio das mídias e aplicativos, tornando os meios digitais algo indispensável para a sociedade contemporânea. A Igreja compreende que a Rede e os espaços digitais não são um ‘meio’ de evangelização, mas um ‘lugar’ de evangelização, um espaço de experiência e anúncio do Reino de Deus. Portanto, é um desafio constante para a Igreja criar e recriar as possibilidades de evangelização no ‘continente digital’, com cuidado para não deturpar a mensagem do Evangelho.


Muitos dos jovens nasceram imersos neste mundo de novas tecnologias, eles são chamados de “nativos digitais” e, por isso podem contribuir e conduzir a Igreja neste caminho da evangelização no ambiente virtual, ofertando os seus dons a serviço da Igreja, do próximo, de uma sociedade mais justa, solidária e fraterna. Na Mensagem para o XLIII Dia Mundial das Comunicações, Bento XVI fez um apelo aos jovens de hoje dirigindo as seguintes palavras: “Queridos jovens, senti-vos comprometidos a introduzir na cultura deste novo ambiente comunicador e informativo os valores sobre os quais assenta a vossa vida! A vós, jovens, que vos encontrais quase espontaneamente em sintonia com estes novos meios de comunicação, compete de modo particular a tarefa da evangelização deste “continente digital”. Nesse sentido, a presença e atuação da Igreja no ambiente virtual, não pode ser vazia de sentido e de uma experiência transbordante de espiritualidade.


Na Exortação Apostólica Pós-sinodal “Christus Vivit”, o Papa Francisco afirmou que “A internet e as redes sociais geraram uma nova maneira de comunicar e criar vínculos, sendo uma “praça” onde os jovens passam muito tempo e se encontram facilmente, embora nem todos tenham acesso igual… Em todo o caso, constituem uma oportunidade extraordinária de diálogo, encontro e intercâmbio entre as pessoas, bem como de acesso à informação e ao saber… Em muitos países, a web e as redes sociais já constituem um lugar indispensável para se alcançar e envolver os jovens nas próprias iniciativas e atividades pastorais” (CV, N.87). Desta forma, a Igreja afirma o protagonismo da juventude e a importância de todos os jovens estarem e permanecerem no coração da Igreja, como estão no coração de Deus, para assim serem missionários e evangelizadores do ‘continente digital’ onde habitam.


Embora a cultura digital apresente inúmeras possibilidades, no documento Pós-sinodal o Pontífice aponta alguns limites e riscos dos meios de comunicação digitais como o “risco de dependência, isolamento e perda progressiva de contato com a realidade concreta, dificultando o desenvolvimento de relações interpessoais autênticas. Difundem-se novas formas de violência através das redes sociais, como o cyberbullying; a web é também um canal de difusão da pornografia e de exploração de pessoas para fins sexuais” (CV, N.88).


Diante disso, fica o desafio de corrigir esses problemas e refletir e mudar as nossas práticas no uso das tecnologias digitais, auxiliando as novas gerações na construção de uma rotina mais saudável, oferecendo formação de como viver suas vidas na era digital, com discernimento crítico. Para assim, continuar usufruindo das oportunidades e benefícios que ela proporciona. Neste tempo de pandemia, a internet e as mídias sociais ocasionaram ganhos para grande parte da população e instituições. Podemos destacar as aulas on-line, trabalho home office, o divertimento e socialização com amigos, promoção do conhecimento com as lives, cursos, videoconferência, cultivo da espiritualidade com as missas transmitidas ao vivo, retiro e orientação espiritual e tantas outras iniciativas. Contudo, a pandemia escancarou a desigualdade do acesso à internet, especialmente entre os mais pobres, bem como as condições desiguais no acesso às aulas remotas. Este é o tempo de eliminar as desigualdades, diminuir abismos e combater o ‘vírus do egoísmo indiferente’ para cuidar da Vida das juventudes como missão.

Vamos juntos rezar pelos nossos jovens:https://bit.ly/2VxK3V6

Confira também outras orações pelas Juventudes – https://bit.ly/2TZjXXz

Outros conteúdos