ORAÇÃO – JOVENS E A VISÃO DE MUNDO

Nesta quinta-feira (01) do mês de julho, a Família Salvatoriana e comunidades se unem para juntos rezar as diferentes realidades juvenis. Neste dia, somos convidados a rezar pela juventude e sua visão de mundo.

Jesus veio a este mundo com um propósito. Salvar a todos. Seu olhar estava voltado para as multidões: famintas, provocou a partilha, perdidas como ovelhas sem pastor, cansadas e abatidas, e disse: A colheita é grande e os trabalhadores são poucos. (Mt.9,36-37) Vendo a fé do paralítico, teve compaixão e curou sua enfermidade (Mt.9,2). Viu a mulher doente há doze anos e a salvou de seu tormento (Mt. 9,20-22). Com olhar de misericórdia “viu” e chamou um homem visto pelos “religiosos” como pecador para ser um de seus discípulos. (Mt.9,9-13).

FALA JOVEM

Assim, a jovem Daiane, expressa sua visão de mundo:Vivemos em um sistema predominantemente capitalista, excludente, socialmente desigual, fortalecido por um discurso que fortalece esta visão. “É melhor quem tem mais” “se tem menos do que eu não vale a pena a companhia, a amizade.”

Embora haja no capitalismo liberdade de produção, há também o consumismo exagerado, a concentração de lucros nas mãos de poucos, resultado do trabalho de muitos.

“Vejo uma sociedade extremamente dividida, inclusive religiosamente. Vejo também muitos que lutam engajados em construir uma sociedade menos violenta, mais tolerante, mais solidária, fraterna na tentativa de termos um mundo onde haja o direito à liberdade e à paz.”

 “Posso dizer que o mundo, muitas vezes, parece um jogo, onde quem não se adapta a ele é eliminado, jogado de lado. Outras vezes é solo fecundo que se colhe aquilo que se planta. Acredito em um mundo melhor apesar de todos os desafios que ele apresenta.”

FALA JORDAN

O Bem-aventurado Francisco Jordan tinha seu olhar fixo no Divino Salvador e uma decisão firme de torna-lo conhecido e amado por todos em todas as partes do mundo, utilizando de todos os modos e meios necessários, conforme a realidade de cada lugar e situação. Seu olhar universal, passava pelo conhecimento, pela ciência, pelo anúncio da Palavra de Deus, pelo envolvimento de todas as forças vivas da sociedade. Pelo amor aos pobres e defesa da vida em todos os recantos do mundo.

Vamos juntos rezar pelos nossos jovens: https://bit.ly/3qH4NIH

Confira também outras orações pelas Juventudes – https://bit.ly/2TZjXXz

Outros conteúdos