ORAÇÃO – JOVENS E A IGREJA

“Se pessoas eu pudesse salvar, a luz verdadeira espalhar, servindo assim meu Salvador, com firme confiança!” Bem-aventurada Maria dos Apóstolos

Nesta quinta-feira (02) do mês de dezembro, a Família Salvatoriana e comunidades se unem para juntos rezar as diferentes realidades juvenis. Neste dia, somos convidados a rezar pela juventude e a Igreja.

De uma forma geral, a religião no Brasil tem uma característica cultural marcante, intensamente conectada com sua história. Deste modo, somos convidados a refletir sobre a experiência religiosa vivenciada pela juventude. Sabemos que isso é um grande desafio, pois a fé implica compromissos duradouros, coerência com a vida e principalmente adesão ao seguimento de Jesus Salvador, através da vida de comunidade.

Em uma pesquisa realizada pela Datafolha em 2020, aponta que mais de 30% dos jovens entre 16 a 30 anos são católicos. Embora essa percentagem esteja em declínio, tal autodenominação não constitui sua identificação com a igreja, nem mesmo a influência da religião no seu cotidiano. Podemos dizer que as juventudes de hoje buscam respostas que tenham sentido para sua vida e para às questões fundamentais do ser humano, ainda afirmamos que muitos jovens sentem necessidade de uma comunhão íntima com Deus e com seus irmãos, mediados pela prática da religião.

O Papa Francisco enfatiza que a juventude busca uma Igreja que “escute mais” e que não passe a vida a “condenar o mundo”, capaz, entre outros temas, de dar “atenção às legítimas reivindicações das mulheres que pedem mais justiça e igualdade”. Ainda reforça o pedido dos jovens: “Peçamos ao Senhor que liberte a Igreja daqueles que a querem envelhecer”. Ao mesmo tempo, o pontífice destaca que a Igreja precisa do entusiasmo, intuições e fé dos jovens.

Em causa, nossa missão é trilhar um caminho com os jovens, ajudando-os a compreender melhor o seu conceito de Deus e de religião, por meio de uma formação atualizada e enraizada na Palavra de Deus, mais orante e comprometida na defesa da vida e dos mais pobres, rumo à maturidade na fé em atitude ativa de “sujeitos eclesiais” na Igreja e no mundo, sendo verdadeiros discípulos missionários de Jesus.

Oração – Levanta-te e testemunha! | Papa Francisco

– Levanta-te e testemunha a tua experiência de cego que encontrou a luz, viu o bem e a beleza de Deus em si mesmo, nos outros e na comunhão da Igreja que vence toda a solidão.

– Levanta-te e testemunha o amor e o respeito que se podem estabelecer nas relações humanas, na vida familiar, no diálogo entre pais e filhos, entre jovens e idosos.

– Levanta-te e defende a justiça social, a verdade e a retidão, os direitos humanos, os perseguidos, os pobres e vulneráveis, aqueles que não têm voz na sociedade, os imigrantes.

– Levanta-te e testemunha o novo olhar que te faz ver a criação com olhos cheios de maravilha, te faz reconhecer a Terra como a nossa casa comum e te dá a coragem de defender a ecologia integral.

– Levanta-te e testemunha que as existências fracassadas podem ser reconstruídas, as pessoas já mortas no espírito podem ressuscitar, as pessoas escravizadas podem voltar a ser livres, os corações oprimidos pela tristeza podem reencontrar a esperança.

– Levanta-te e testemunha com alegria que Cristo vive! Espalha a sua mensagem de amor e salvação entre os teus coetâneos, na escola, na universidade, no trabalho, no mundo digital, por todo o lado.

Vamos juntos rezar pelos nossos jovens:https://bit.ly/3og9fP9

Confira também outras orações pelas Juventudes – https://bit.ly/2TZjXXz

Outros conteúdos