ORAÇÃO JOVENS E A ECONOMIA DE FRANCISCO

“Continua-se surdos ao apelo para tomar consciência da gravidade dos problemas e, acima de tudo, para pôr em prática um novo modelo econômico, fruto de uma cultura da comunhão, baseado na fraternidade e na equidadecuta e segue sempre a voz da graça.” (Papa Francisco)

A Economia de Francisco, ou como chamamos aqui no Brasil, ‘Economia de Francisco e Clara’, resgata o olhar sagrado do masculino e feminino que quando integrados, são capazes de transcender ao divino que habita em nós como seres humanos, mas também seres de luz.
Somos convidados/as a olhar a vida de Francisco e Clara de Assis, que viveram há mais de oito séculos e, inspiram este acontecimento global. Jovens despojados, pobres, não porque tinha MENOS, mas, porque fizeram-se MAIS no seu momento histórico, deixando MARCAS DE PROTAGONISMO JUVENIL.
Falar de ECONOMIA é estar inserido no ‘conjunto de atividades desenvolvidas por mulheres e homens, visando a produção, distribuição e o consumo de bens e serviços necessários à sobrevivência e à qualidade de vida’, em outras palavras, é reconhecer-se membro da casa comum, afinal, ‘tudo está interligado’. Papa Francisco no encerramento do evento oficial virtual/2020, disse aos jovens do mundo todo: ‘Não tenham medo de se envolver e tocar a alma das cidades com o olhar de Jesus’. Esse, é o grande desafio, ‘realmar a economia’, pois não estamos a falar de números, algo abstrato, mas, de pessoas concretas, com histórias, rostos, nomes, corpos, dores e alegrias, conquistas e derrotas, sonhos e esperanças.
Os jovens, mais uma vez estão sendo CONVOCADOS pelo pontífice a serem ousados e determinantes na construção da mística do bem comum. Onde valorizamos os bens naturais, rejeitamos a cultura do descarte, do consumismo e, nos reconhecemos como irmãs e irmãos.
Uma outra economia, só será possível, quando as gerações semearem novos paradigmas, capaz de ser sustentável, biodegradável e, que nos leve à uma conversão ecológica: eis a cultura do bem viver, a tal Economia FrancisClariana proposta pelo Papa Francisco aos jovens, à igreja, à toda a humanidade.

*Depoimento da Ir. Samanta Karla de Sousa Carneiro – Religiosa Franciscana Bernardina, Assistente Social e Especialista em Juventudes no Mundo Contemporâneo.

Vamos juntos rezar pelos nossos jovens: https://bit.ly/2X6jOpz

Confira também outras orações pelas Juventudes – https://bit.ly/2TZjXXz

Outros conteúdos