Mensagem por ocasião do Dia das religiosas e dos religiosos
ESTIMADAS RELIGIOSAS! ESTIMADOSRELIGIOSOS!
“Que seria de nós sem essa gentede Deus (falava dos padres, das religiosas e religiosos) neste tempo de misériae de tristeza? Imagina, que até o meu marido me abandonou! Mas a vida continua!” (Maria Tristão (Angola)
Ao meditar sobre o que dizer-vosneste Dia do Religioso, da Religiosa, lembrei-me da fala de Maria Tristão, numareunião de mulheres em Angola, quando lá trabalhei. A meu ver, ela sintetiza ofundamento, a missão e os desafios que temos como homens e mulheresconsagrados/as, neste mundo conturbado em que vivemos.
A fé nos dá a certeza de quesomos amadas/os e escolhidas/os por Deus, desde o ventre materno. Ele nos amoupor primeiro e nos escolheu, para enviar-nos em missão junto a seus prediletos:“as ovelhas sem pastor! ” Aqui está o núcleo identitário da Vida ReligiosaConsagrada: Deus nos ama, nos escolhe, prepara, envia em missão e nos sustentacom seu braço forte. Como diz a senhora da Angola, nós somos ‘gente de Deus’.Nós pertencemos a Ele. E isso tem o seu preço: “eu vivo para meu amado! ”
De que missão estamos falandoquando nos referimos às/aos religiosas/os? Em primeiro lugar falamos dotestemunho de sermos pessoas de Deus, suas amigas íntimas. Descobrimos, nessaamizade, um tesouro e aceitamos “vender tudo o que tínhamos para ficar comEle”.
Neste mundo pré-cristão, no dizerde uns, ou pós-cristão, no dizer de outros, nós, os religiosos e religiosas,somos cada vez mais desafiados/as a ser místicos horizontais, capazes detestemunhar a alegre presença de Deus em nós e na vida cotidiana, mesmo nosacontecimentos mais absurdos e doloridos. Para isso, precisamos ser pessoascontemplativas, capazes de confrontar a vida com a Palavra revelada em JesusCristo. Aí poderemos dizer como a mulher do Cântico dos Cânticos: “Encontrei omeu amado nas ruas da cidade! ”
Mas também, Deus nos envia parauma ação, segundo o carisma próprio de cada instituição: saúde, educação,pastoral, oração, migrantes e tantos outros serviços em favor do povo de Deus.Místicos e profetas, trabalhadores do Reino, capazes de dar resposta competenteàs necessidades das pessoas do mundo atual. Daí nasce o desafio de preparar-nospara a missão por meio do estudo, da pesquisa, da formação continuada, assumidacomo resposta vocacional e não como promoção pessoal ou mecanismo de defesa.“Sede perfeitos como o vosso Pai é perfeito. ”
Amigas e amigos, a esperança e aalegria da vida doada em comunidade é sinal de que somos consagradas/os livrese realizadas/os. Dona Maria Tristão compreendeu isso: “A vida continua”, comesperança, porque sabemos em quem confiamos e Deus não abandonará os seusungidos. A vida dos/as nossos/as fundadores/as o atestam.
Feliz dia da Religiosa! Feliz diado Religioso! Muito obrigado por tudo o que fazem pelo Reino! Que Deus, porintercessão da Mãe Aparecida, abençoe a todas/os. Continuemos alegres naesperança, pacientes nas dificuldades, perseverantes na oração e criativos namissão. Místicos e profetas para um mundo em mudança.
Um abraço!
Ir. Joaquim Sperandio, fms, eDiretoria da CRB Nacional
