Notícias

Jornada Mundial dos Pobres

[imagem1]

A Igreja realiza de 12 a 19 denovembro, a Jornada Mundial dos Pobres, com o tema: “Não amemos com palavras,mas com obras”. Trata-se, segundo mensagem do papa Francisco, publicada dia 17de junho deste ano, de um convite dirigido a todos, independente de sua crençareligiosa, para que se abram à partilha com os pobres em todas as formas desolidariedade, como sinal concreto de fraternidade.

Segundo o santo padre, o amor nãoadmite álibes. “Quem pretende amar como Jesus amou, deve assumir o seu exemplo,sobretudo quando somos chamados a amar os pobres”, diz trecho do texto.Instituído pelo chefe da Igreja Católica na conclusão do Ano Santo Extraordinárioda Misericórdia, o primeiro Dia Mundial dos Pobres será celebrado pela Igrejaem todo mundo no próximo dia 19 de novembro, 33º domingo do Tempo Comum.

No Brasil, a animação ecoordenação das atividades foi delegada à Cáritas Brasileira, um dos organismosda Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por sua experiência narealização Semana da Solidariedade. Para o bispo de Aracaju (SE), presidente daCáritas Brasileira, dom João José Costa, as respostas sobre que fazer só virãose a Igreja e os cristãos se colocarem de forma próxima aos empobrecidos esentir a sua dor. “A proximidade faz com que o Espírito Santo desperte em cadaum de nós a criatividade para que possamos ter iniciativas concretas paratransformar a realidade”, disse.

De acordo com estudo divulgado emfevereiro pelo Banco Mundial, o número de pessoas vivendo na pobreza no Brasildeverá aumentar entre 2,5 milhões e 3,6 milhões até o fim de 2017. Segundo odocumento, a atual crise econômica representa uma séria ameaça aos avanços naredução da pobreza e da desigualdade. O Banco Mundial também atribuiu a açõessociais protetivas como o Bolsa Família, um papel fundamental para evitar quemais brasileiros entrem na linha da miséria. A pesquisa aponta ainda que oaumento da pobreza vai se dar principalmente em áreas urbanas, e menos em áreasrurais, isso porque nas áreas rurais essas taxas já são mais elevadas.

Objetivo e material da Jornada – O diretor-executivo da CáritasBrasileira, Luiz Claudio Mandela, lembra que a Jornada Mundial dos Pobres, emcomunhão com a Semana da Solidariedade, quer acima de tudo chamar atenção deforma organizada, reflexiva e também em oração para a grande condição devulnerabilidade e desigualdade por que passa grande parte da população do mundoe do Brasil.

A Cáritas Brasileira preparou ocartaz e o subsídio com sugestões de ações para esta semana. A proposta,segundo o diretor-executivo da Cáritas, é que as comunidades, igrejas, escolase toda sociedade realizem, por meio do que propõem a cartilha, as “RuasSolidárias” e “Rodas de Conversa” cujo objetivo é proporcionar espaços,momentos e dinâmicas para que as pessoas, em suas mais várias localidades,possam refletir e olhar, em forma de oração, sobre esta realidade.

O presidente da CáritasBrasileira convida cada um a dar a sua contribuição. “Se vamos mudar o mundonão sei, mas o importante é cada um fazer a sua parte”, disse. O bispo lembroude madre Tereza de Calcutá que não desanimava quando se tratava de realizarobras em favor dos pobres. A religiosa, declarada santa pelo papa Francisco em04/09/2016, dizia que somos uma gota d’água no oceano, mas que este seria menorsem aquela.

“Que durante esta semana possamosfixar o nosso olhar nesta realidade que desafia todo nosso mundo para que setransforme na casa do Bem Viver, onde todas as pessoas sejam reconhecidas eacolhidas em sua dignidade”, concluiu dom João José.

Acompanhe e compartilhe as açõesnas redes sociais da Cáritas Brasileira durante a Jornada Mundial dos Pobres –Semana da Solidariedade entre os dias 12 e 19 de Novembro.

Baixe a mensagem do papaFrancisco aqui: https://w2.vatican.va

Baixe a Cartilha preparada pelaCáritas aqui:http://caritas.org.br

Baixe o cartaz da Jornadaaqui:http://caritas.org.br

Fonte: CNBB

Outros conteúdos