Notícias

Iniciou a 55ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil (CNBB)

Cerca de 350 bispos reúnem-se, apartir de hoje, 26 de abril,  emAparecida (SP), até o dia 5 de maio, na 55ª Assembleia Geral da  Conferência Nacional dos Bispos do Brasil(CNBB).

Os encontros  realizam-se no complexo do SantuárioNacional, com reuniões no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, emissas na Basílica de Nossa Senhora Aparecida. Neste ano, os debates estarãocentralizados no tema “Iniciação Cristã”.

O presidente da CNBB o arcebispode Brasília, cardeal Sérgio da Rocha, explicou que a definição do tema centralfoi baseada nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora para o Brasil,documento que define as necessidades de trabalho da Igreja Católica no paíspara o período de 2015 a 2019.

“Uma das prioridades dasDiretrizes é a Igreja como casa da iniciação cristã. A Assembleia pretendetrabalhar de maneira especial esta urgência”, comentou Dom Sérgio.

Assuntos como o Ano Mariano, os300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, o caminho ecumênico,as Novas Formas de consagração e Novas Comunidades, os 10 anos da Conferênciade Aparecida e o Sínodo dos Jovens estarão em pauta durante o evento. Temasrelacionados à realidade socioeconômica e política do Brasil também devem sertratados.

Outro ponto importante para ostrabalhos da Assembleia será a apresentação de documentos sobre os ritoscatólicos. Ao menos dois subsídios que tratam do tema devem ser apreciados edebatidos pelos bispos ao longo do encontro.

O primeiro deles será lançadopela Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB e oferece reflexões sobreexorcismos, rituais de cura e libertação. Já o outro passará pela apreciaçãodos bispos e trata sobre a atualização da celebração da Palavra de Deus, ritoque consiste na reflexão das leituras bíblicas e da comunhão eucarística. Estaprática acontece, sobretudo. em locais que não contam com a presença de umsacerdote.

A 55ª Assembleia Geral da CNBBiniciou na manhã desta quarta-feira, com uma missa no Santuário Nacional deAparecida, presidida pela Presidência da CNBB. A cerimônia de inauguração da AGfoi no auditório do Centro de Eventos Padre Vítor Coelho.

Todos os dias, exceto no domingo,dia 30, serão celebradas missas com a oração do Ofício Divino, das 7h30 às8h45, no Santuário Nacional de Aparecida. Haverá transmissão ao vivo pelasemissoras católicas de rádio e televisão.

A programação conta ainda com umacelebração Ecumênica no dia 2 de maio, recordando os 500 anos da ReformaProtestante. Na quinta-feira, dia 4 de maio, será realizada uma Sessão Mariana,em comemoração pelos 300 anos do Encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecidae 100 anos das Aparições de Fátima.

Fonte: CNBB

Outros conteúdos