Notícias

Francisco oferece três conceitos-chave aos jovens filipinos

[imagem1] Integridade, solicitude e cuidado. A reflexão do Papa convida a  juventude filipina a aceitar os desafios mantendo as convicções, defender o meio ambiente e dar atenção aos mais necessitados. Sobre a integridade, Francisco instigou os jovens a não se deterem ao sentido negativo da palavra, exatamente porque “pode ser desafiada por interesses egoístas, pela ganância, pela desonestidade ou pela intenção de manipular os outros”, advertiu o papa.

Integridade

“O termo  ‘desafio’  pode ser  entendido  também  em  sentido positivo.  Pode  ser  visto  com  um  convite  a ser  corajoso,  a dar  um testemunho  profético  da  própria  fé e  de  tudo  que  se  crê  e considera sagrado. Neste sentido,  o desafio da integridade é algo com que vocês precisam se confrontar  nestes  tempos  e nas  suas  vidas”, completou.

Protetores

O Papa prosseguiu seu pensamento alertando os jovens para a necessidade de se proteger o meio ambiente. “Não apenas porque as Filipinas, mais do que outros países, corre o sério risco de ser afetada pelas mudanças climáticas”, mas como cidadãos responsáveis e seguidores de Cristo, esclareceu Francisco. “O correto uso e gestão dos recursos naturais é uma tarefa urgente, para a qual os jovens podem contribuir de maneira particular e muito importante. Vocês são o futuro das Filipinas, demonstrem interesse por tudo o que acontece na sua belíssima terra”, exortou o Papa.

Atenção aos necessitados

O terceiro e último – e mais importante  – conceito que alicerça a reflexão de Francisco aos jovens é o cuidado aos pobres. Não importa se tem-se muito ou pouco a doar, “cada um é chamado a estender a mão pessoalmente e servir nossos irmãos e irmãs mais necessitados”, disse o Papa. “Há sempre alguém perto de nós que está em necessidade: material, psicológica ou espiritual. O maior presente que podemos dar é nossa amizade, a nossa ternura e zelo, nosso amor por Cristo”, arrematou o Pontífice. 

Papa critica ‘sociedade machista

Durante seu encontro com os jovens no campo esportivo da Universidade Santo Tomas de Manila, o Papa Francisco criticou o que chamou de “sociedade machista, que não deixa espaço para a mulher”. 

“Às vezes somos muitos machistas e não deixamos lugar para a mulher, mas a mulher é capaz de ver as coisas com olhos diferentes dos olhos dos homens”, afirmou, lamentando também a pequena presença feminina na cerimônia.

Como exemplo da especificidade feminina, Francisco lembrou a pergunta que lhe foi dirigida por uma menina ex-moradora de rua. Ela o interrogou sobre o por que de as crianças sofrerem.

“Ela hoje fez a única pergunta que não tem resposta”, destacou, acrescentando que às vezes, “os homens não conseguem compreender nem responder”. “Quando vier o próximo Papa às Filipinas que haja mais mulheres”, pediu Francisco.

Com sua participação, em meio às lágrimas, Glyzelle Palomar, 12 anos, emocionou e inspirou o Pontífice a improvisar seu discurso às cerca de 30 mil pessoas reunidas no parque. 

Muita gente não pôde entrar e acompanhou o encontro por telões instalados nas redondezas da Universidade. Como nos eventos anteriores, a chuva também não deu trégua no encontro. A organização cobriu todo o terreno do campo esportivo com telões que contiveram a formação de poças e lama.

Fonte: POM

Outros conteúdos