Família Salvatoriana celebra a páscoa eterna do seu fundador

“Não Sossegueis até que todos conheçam, amem e sirvam a Jesus, o Salvador”, dizia o Bem-aventurado Francisco Jordan, fundador da Família Salvatoriana que hoje, dia 08 de setembro, recorda os 103 anos da sua morte/ressurreição, dia da Festa da Natividade de Nossa Senhora.

O Bem-aventurado Francisco Jordan nasceu aos 16 de junho de 1848 em Gurtweil, na Arquidiocese de Freiburg, na Alemanha, filho de Lorenzo e Notburga Jordan. Devido à incapacidade de seu pai no  trabalho, João Batista teve que, após o ensino fundamental, contribuir com seu trabalho para a manutenção da família.

Querendo seguir sua vocação sacerdotal, já maior de idade, ele começou seus estudos, frequentando por quatro anos o ginásio-médio de Constança, e com estudos em filosofia e teologia na Universidade de Freiburg. Aos 30 anos, em 21 de julho de 1878, foi ordenado sacerdote. Seu bispo o enviou a Roma para o estudo das línguas orientais, no Instituto S. Apollinario. De Roma viajou para a Terra Santa e estudou em Ain Warqa, um centro Maronita  de estudos, no Líbano (1880). Na Terra Santa ele teve uma clara ideia da vocação para fundar uma obra apostólica com o objetivo de tornar conhecido o único Deus verdadeiro que se revelou em seu Filho, Jesus Cristo, Salvador do mundo.

Ele buscou conselhos e apoio em pessoas competentes e espirituais. Ele também se sentiu encorajado pela audiência privada que teve com Leo XIII. Em 8 de dezembro de 1881, o Padre Francisco Jordan fundou a Sociedade Apostólica Instrutiva na capela de Sta. Brígida em Roma. A pedido eclesiástico, mudou o nome da Sociedade para Sociedade Instrutiva Católica e, finalmente, para Sociedade do Divino Salvador (Salvatorianos).

Dois anos depois, ele começou uma comunidade feminina, que logo se tornou uma congregação completamente independente de seu trabalho apostólico (Congregação das Irmãs de N. Sra. das Dores (Doloratas)). Em 8 de dezembro de 1888, com a ajuda de Teresa Von Wüllenweber, hoje Bem-aventurada Maria dos Apóstolos, fundou a Congregação das Irmãs do Divino Salvador em Tívoli, perto de Roma. De acordo com sua inspiração original, ele também conseguiu reunir vários grupos crescentes de leigos, interessados em realizar a mesma missão apostólica, na Igreja.

Motivado por seu ardente zelo apostólico e a determinação de usar todos os meios e modos que o amor de Cristo inspirar, para alcançar o propósito de sua fundação, logo começou novos apostolados e seu Instituto começou a crescer. Já em 1890, a Congregação da Propaganda Fide confiou-lhe a prefeitura apostólica da missão em Assam, no nordeste da Índia. Mais tarde, o trabalho apostólico do Padre Francisco Jordan teve início em vários países da Europa e nas Américas.

Em 1905, o ramo masculino recebeu o Decretum Laudis e em 1911 a aprovação final. No mesmo ano, o ramo feminino também recebeu o Decretum Laudis e, posteriormente, em 1926, aprovação final. Em 1915, quando a Primeira Guerra Mundial se intensificou, o governo da Sociedade teve que se mudar para a Suíça. O Servo de Deus morreu aos 8 de setembro de 1918 em Tafers, perto de Freiburg, Suíça, e foi sepultado, por ordem do bispo diocesano, na igreja paroquial. Em 1956 seus restos mortais foram transladados para Roma e colocados na capela lateral da Casa Mãe da Sociedade do Divino Salvador.

Seu processo de beatificação foi iniciado em Roma em 1942; e o Padre Francesco Jordan foi declarado Venerável em 14 de janeiro de 2011 pelo Papa Bento XVI, e o decreto do milagre foi aprovado em 19 de junho de 2020, por S.S. Francisco. No dia 15 de maio de 2021, na Basílica São João de Latrão, em Roma. A Família Salvatoriana em todo o mundo e toda a Igreja acompanharam a cerimônia presidida pelo cardeal, vigário do Papa Francisco para a Diocese de Roma, Angelo de Donatis.

Nesta data memorável, queremos convidar a todos a recitar o poema:

O IDEAL DO BEM-AVENTURADO FRANCISCO JORDAN

Uma palavra nobre, gratidão,
Que surge no coração
Da Família Salvatoriana,
Ao contemplar a vida de Jordan,
Vida de total entrega e doação,
Nos rejubilemos por sua beatificação!

Dedicar sua vida
Com estimado valor
Em sua intensa espiritualidade
Uma herança nos deixou:
Fazer Jesus ser conhecido e amado
E em meio aos povos, proclamado
Na congregação do Divino Salvador.

Em seu nome ele traz
O essencial de todo cristão:
Tem Francisco como exemplo
De acolhida ao irmão,
Traz o nome de Maria
Que inspira e que nos guia
Com especial devoção.

Pela Cruz ele nos mostra
O jeito certo de amar
Dar a vida pelo irmão
Quando Jesus anunciar;
João Batista ele nasceu
Mas Padre Jordan Deus escolheu
O nome que o mundo iria chamar

Confiar é reconhecer a vulnerabilidade
É um sentimento que Jordan experimentou
Frente os desafios da sua realidade
Acreditando e esperando sempre no Salvador.
Que esta confiança inabalável
Brote em cada uma de nós o vigor.

O seu desejo e inspiração original
Era envolver todos na missão
Motivado por um amor universal
Utilizou todos os meios de transmissão
Anunciar o Salvador era o seu ideal
E torná-lo conhecido aos irmãos.

A esplêndida alegria da beatificação,
Que em cada coração vibrou,
Seja para nós inspiração,
A vida daquele que tanto amou,
Que ele conceda a sua benção,
À família do Divino Salvador.

Autoria: Comunidade Maria dos Apóstolos/CE

Outros conteúdos