Notícias

Família Salvatoriana celebra a Beatificação de Madre Maria dos Apóstolos

A Família Salvatoriana tem a alegria de celebrar hoje, 05 de setembro, a Beatificação de Madre Maria dos Apóstolos, primeira Irmã Salvatoriana. Neste ano celebramos os 51 anos de sua Beatificação, uma mulher que percorreu um caminho marcado pela perseverança, lealdade, firmeza e constância na vivência do Carisma e Missão Salvatoriana.

Madre Maria dos Apóstolos cultivava uma íntima união com o Divino Salvador, por isso o seu alicerce era a contínua experiência de Deus. Mulher de fé e de profunda sensibilidade, anotou no seu Diário Espiritual: “Feliz aquele que enxergar tudo o que acontece à luz transparente da fé”. Ela se alimentava da fé na Palavra que lhe dava força para o testemunho, acreditando que toda a Sagrada Escritura é inspirada por Deus e uma fonte de inspiração para ensinar, aprender a respeitar, denunciar, corrigir e educar na justiça.

A exemplo de Madre Maria, somos chamadas/os a entrar e comtemplar a realidade que nos cerca, marcada por grandes mudanças sociais, culturais, econômicas, políticas e ecológicas que afetam profundamente a vida e a dignidade da pessoa humana. Como discípulas/os de Jesus Cristo, sentimo-nos desafiadas/os a discernir os “sinais dos tempos” à luz do Espírito Santo, para nos colocar a serviço do Reino anunciado por Jesus, que veio para que todos tenham vida e “para que a tenham em plenitude”.

Maria dos Apóstolos a Bem-aventurada

A Bem-aventurada Maria dos Apóstolos foi uma mulher que, desde sua infância, os pais lhe deram uma sólida formação cristã. Deles aprendeu o amor ao próximo, de modo especial, a generosidade com os pobres. Pertencia a uma família nobre, que escolheu o caminho da perfeição, da humildade, doação e amor às missões. Por este motivo, teve a força de ouvir a voz de Deus que a queria missionária. Buscou incansavelmente encontrar o caminho para o qual se sentia chamada. Foi uma longa caminhada e de incansável espera até encontrar o ideal sonhado junto com Pe. Jordan e permanecendo nele até que Deus a chamou no dia 25 de dezembro de 1907, em Roma, Festa da Natividade de Jesus nosso Salvador, cuja festa lhe era tão querida em vida. A fama de santidade que se tornou evidente durante sua vida, que foi provada e favorecida por meio de graças celestiais, aumentou sempre mais.

Por ocasião de sua Beatificação, que aconteceu no dia 13 de outubro de 1968, na Basílica Vaticana, diante de uma grande multidão de peregrinos e mais de 600 Irmãs Salvatorianas, o Papa Paulo VI proferiu um discurso ressaltando as virtudes, os exemplos e a obra da nova Bem-aventurada Maria dos Apóstolos. Neste dia, foi ressaltado três pontos importantes da Bem-aventurada Maria dos Apóstolos:

“Ela suspirava à santidade; desejava trabalhar nas missões e sentia-se impelida a fundar uma obra dedicada às missões. Acima de tudo, sentia particularmente atração à prática das virtudes”.

ORAÇÃO

Na certeza de contarmos com a preciosa intercessão da Bem-aventurada Maria dos Apóstolos, confiantes e cheios de gratidão, rezemos:

Bem-aventurada Maria dos Apóstolos, tu foste enriquecida com muitos dons da natureza e da graça e, seguindo Cristo Salvador, te dedicaste inteiramente à propagação do Reino de Deus por todo o mundo. Alcança-nos de Deus a graça de seguir teu exemplo na vivência do Evangelho e na dedicação ao serviço da Igreja, colaborando na obra da salvação.

Bem-aventurada Maria, contemplativa da Palavra de Deus, rogai por nós! 🙏

Outros conteúdos