Notícias

Encontro do GT Juventudes

“Deus é o autor da juventude, Ele trabalha em cada jovem. A juventude é um tempo bendito para o jovem e abençoado para a Igreja e para o mundo.” Papa Francisco

Aconteceu nos dias 03 a 05 de outubro, na casa Paz e Bem, em Curitiba/PR, o 2º encontro presencial da equipe que compõe o GT Juventudes, Irmãs das duas províncias salvatorianas do Brasil e leigos. O Encontro contou com a assessoria do Rodinei Balbinot e Ir. Dulcelene Ceccato.

O encontro teve como objetivos: partilhar e aprofundar a análise dos Grupos Focais; fazer o discernimento apostólico a partir dos critérios salvatorianos; elaborar um instrumento de orientação para a elaboração do Projeto com as juventudes e partilhar a vida em missão.

Os participantes foram acolhidos pela Ir. Neuza Cericato, que frisou da importância da jornada deste processo que estamos fazendo como GT Juventudes, pois “a felicidade está na jornada e não no destino”. Em seguida, todos vivenciaram um momento de oração em que foram convidados a contemplar as preocupações e necessidades dos jovens, iluminados pelo texto Bíblico Ex 3, 7-8.

Logo após, Rodinei fez uma memória de todo processo realizado, destacando as justificativas, as etapas e os princípios salvatorianos para a evangelização com as juventudes. Na sequência, deu início a análise da pesquisa realizada com os 13 grupos focais, de diferentes realidades, em 7 estados, contemplando 104 Jovens, com idade entre 10 a 30 anos. Na oportunidade, cada participante compartilhou com o grupo sua própria análise referente as leituras das degravações dos grupos focais. Na sequência, em pequenos grupos foi construído os núcleos de compreensão com os respectivos eixos temáticos: Compreensão de si mesmos; Como a sociedade vê os jovens; Necessidades; Sonhos; Preocupações e Projetos que os jovens iniciariam.

Ao fazer o discernimento apostólico à luz dos critérios salvatorianos, Ir. Dulcelene fez um resgate histórico do Carisma Salvatoriano, que desde o princípio tem a juventude com prioridade de evangelização.  “Empenha-te com força e esforço inexoráveis, por uma boa educação cristã da juventude, em meio a qualquer povo, onde quer que isto seja possível, ainda que para isso tenhas que derramar a última gota de sangue, para a glória de Deus”. Trouxe presente os horizontes espiritual e apostólico salvatoriano, como também o método do processo de ressignificação (Dialético & Heurístico).

Impulsionados pelos sonhos e projetos das juventudes, o grupo rezou o texto bíblico Lc 7, 11-17. Iluminados pela palavra de Deus e dos jovens, o grupo do GT assumiu algumas ações para dar continuidade ao projeto de evangelização com as juventudes. Por fim, todos foram enviados para suas galileias, com as palavras de Pe. Jordan sobre a força da LUZ. “Sim, vocês foram chamados para alumiar, para irradiar luz sobre o mundo, para brilhar. Cada um de vocês deve iluminar, deve iluminar pelo testemunho de vida, e isto desde já na Sociedade”.

Outros conteúdos