Notícias

Encontro do GT Juventudes

Na manhã de ontem, 05 de setembro, o grupo GT Juventudes, esteve reunido de forma on-line. O encontro teve como principal objetivo partilhar de forma orante a leitura do projeto “Missão Salvatoriana com as Juventudes”, apresentando destaques, intuições e percepções.

A equipe foi acolhida pela Ir. Neuza Cericato, que motivou a abrir caminhos novos, caminhos de esperança, um caminho para caminhar COM os jovens. Na sequência, as Irmãs Devanira Maria da Silva  e Maria Cleonice dos Santos dinamizaram um momento de espiritualidade à luz do texto bíblico – João 4, 4-15.  

Neste momento orante os participantes do GT Juventudes compartilharam os destaques e intuições do documento “Missão Salvatoriana com as Juventudes”. Nesta partilha foi possível perceber a sintonia do processo e muitos aspectos comuns dos quais destacamos: ESCUTAR os jovens; PROTAGONISMO juvenil; Espírito de ALEGRIA e vivacidade; o sonho de ser RECONHECIDO; Jovens como FUTURO da sociedade e ESPERANÇA; ACOLHER os jovens; CAMINHAR juntos; CUIDAR da VIDA das juventudes; a busca de ESPIRITUALIDADE

Logo após a partilha orante, o jovem Samuel Guerra, integrante do GT Juventudes partilhou com o grupo o trabalho que vem realizando com as juventudes em tempos de pandemia. Destacando  a criatividade, as lives permitiram expandir seu alcance a outros jovens, outras formas de interação, desafiando o próprio jovem a ser protagonista e criador de conteúdo. Relatou que também é um desafio manter a juventude interessada e engajada, pois o jovem sente falta do encontro presencial.

Num segundo memento, os assessores Dulcelene Ceccato e Rodinei Balbinot apresentaram os pontos marcantes do projeto “Missão Salvatoriana com as Juventudes”.  Na oportunidade Rodinei destacou a natureza do projeto com as juventudes e não para as juventudes, as surpresas e descobertas feitas no processo; a utilização da metodologia salvatoriana – a práxis do carisma, tecer projetos com os jovens, por todas as formas e meios… Ao partilhar com o grupo suas percepções, Ir. Dulcelene elencou diferentes ações para serem realizadas com os jovens.

Participou deste encontro Mário José Pykocz, Coordenador Pedagógico Pastoral da Rede Salvatoriana que foi convidado a partilhar os aspectos e destaques a partir de alguém que leu o projeto “Missão Salvatoriana com as Juventudes”. Esteve presente no encontro, a Ir. Irmã Eny Xavier, Coordenadora Provincial que expressou sua gratidão pelo processo realizado até o momento, pela comunhão, troca de saberes e o trabalho realizado de forma integrada.

No terceiro momento o grupo foi convidado a socializar propostas de possíveis ações em período de pandemia com as juventudes.  No término do encontro, o grupo rezou pedindo aos fundadores Pe. Jordan e Madre Maria a graça de concretizar todos os nossos sonhos com o projeto “Missão Salvatoriana Com as Juventudes”.

“Sacode e acorda os que dormem! Incita os sonolentos. Levanta-te confiante…” (Pe Jordan)

Outros conteúdos