Notícias

Encontro das Irmãs Formadoras de Moçambique

“Eis-me aqui Senhor. Tu sabes que me sinto responsável! Com a tua ajuda hei de assumir a minha missão”.  Ontem, dia 28 de julho, aconteceu o primeiro encontro on-line com as Formadoras de Moçambique Irmãs: Hilária Jemuce, Maria do Carmo Balardin, Edenilse Marcon, Alice Chauque, Idiavina da Fatima Baessa e Maria Marlene Rizzotto. A reunião foi coordenada pela Conselheira e Coordenadora da Formação Holística da Província, Ir. Lisete Buganti e a Coordenadora Provincial, Ir. Sandra Regina Alves de Souza. Consideramos ser este um marco na caminhada da formação da Província Santa Catarina.

No primeiro momento do encontro, Ir. Sandra acolheu as Irmãs presentes expressando:  “Com alegria nos encontramos neste momento que exige de nós distanciamento social, mas com grande despertar para as possibilidades de conexão on-line que atravessa oceanos e nos aproxima. Uma vez que Pe. Jordan nos disse para utilizar todos os modos e meios que a caridade de Cristo inspira, então vamos nos aperfeiçoando também no uso desse modo e meio para manter nossa proximidade e nos ajudar mutuamente em nossa missão. Vivemos tempos duros, difíceis e de muita dor em toda humanidade, mas que também pode ser de profunda fecundidade. Que o Espirito Santo encontre em cada uma, espaço para suas novidades e surpresas.  Que nasça uma Vida Religiosa evangelicamente nova, profética, simples. Que na incerteza floresça a esperança pascal, da mística e da ressurreição”.

Em seguida, as Irmãs foram  convidadas a fazer um momento de silêncio pelas vítimas do COVID-19. Dando continuidade ao encontro, todas participaram de um momento de oração dinamizado pelas Postulantes Salma Ricardo Albino e Glória Vasco Franque.

Na segunda parte do encontro, Ir. Lisete motivou a cada Irmã para fazer sua partilha pessoal tendo presente as seguintes questões: Como estou lidando comigo mesma nesse tempo de Pandemia? De que necessito?

Na oportunidade, cada formadora partilhou a caminhada que está realizando com as formandas nas suas diferentes etapas do processo formativo, considerando este tempo de pandemia que a humanidade enfrenta. Em cada partilha, ficou evidenciado a criatividade e fidelidade carismática de cada participante. Este espaço de vivência e compartilhamento foi um momento de enriquecimento mútuo, de deixar-nos contagiar pelo entusiasmo, esperança, confiança em Deus providente e de fortalecimento da nossa missão.  

O encontro foi concluído com uma oração dinamizada pelas aspirantes: Belarmina Raúl Nhantsave e Catia Antonio de Luís.

Por tudo e para sempre, obrigada Senhor!

Outros conteúdos