Notícias

Encontro da Comissão de Formação

“Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5)

[imagem1] Nos dias 09 e 10 de maio de 2015, reuniu-se na Sede Provincial, em Lages/SC, uma comissão para pensar o processo de formação holística à Vida Religiosa salvatoriana, a qual é composta pelas Irmãs: Inês Boesing (Coordenadora Provincial), Lisete Buganti (Coordenadora da Área da Formação Inicial), Maris Bolzan, Wanderleia Dalla Costa, Talita Muneretto, Maria Marlene Rizzotto, Terezinha Célia Salvi, Claudia Camara, Alice Tonello, Vanúcia S. da Silva e Elzi Bittencourt, a qual atua na missão Salvatoriana em Chimoio (Moçambique). O encontro foi dinamizado pelas Irmãs Lisete Buganti e Inês Boesing.

Na ocasião foi retomada a Declaração do XXII Capítulo Provincial, com especial atenção à dimensão da “Formação Holística para todas as fases da vida”, com seus quatro projetos e também o Documento XX Capítulo Geral referente à Formação a Vida Salvatoriana.

Foram pontuadas as impressões, interpelações e desafios para a dinamização do processo de formação holística na Província e retomados os objetivos desse grupo para o quadriênio 2015 a 2018: a) priorizar momentos de estudos e reflexão de conteúdos nas diferentes linhas que nos ajudem a compreender e aprofundar a formação holística; b) proporcionar momentos de cultivo do grupo; c) Preparar subsídios e instrumentos para fortalecer o processo formativo nas diferentes fases da vida; e d) Elaborar o Plano de Formação Holística para todas as fases da vida.

Priorizou-se tempo para reflexão e elaboração de um esquema (proposta) para o projeto de vida das irmãs e formandas da Província. A Ir. Elzi partilhou a missão salvatoriana de Moçambique, destacando o processo de formação inicial, as alegrias, esperanças e desafios. Foram também refletidos outros assuntos referentes à formação.

Iluminadas, motivadas e provocadas pelo lema do processo de ressignificação de nossa vocação-missão salvatoriana: “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2, 5b), queremos continuar vivendo a graça do encontro, atentas à prática de Jesus Salvador e ao sonho de nossos Fundadores, assumindo este momento particular na caminhada de nossa Província. Pedimos que Maria, Mãe do Salvador, que se fez peregrina e missionária, nos encoraje na busca de respostas inovadoras aos novos desafios que se apresentam em nossa vocação-missão.

Agradecemos a cada Irmã do GT Formação pela presença, dedicação e doação a serviço da missão apostólica salvatoriana. Agradecemos também as Irmãs da Equipe de Provincial e comunidades Sede Provincial e Renascer pela acolhida e doação nos serviços prestados.

Outros conteúdos