Notícias

Encontro com as Irmãs Egressas

Nos dias 26 e 27 de agosto de 2022 aconteceu o Primeiro Encontro com as irmãs egressas da Congregação das Irmãs Salvatorianas – Província Santa Catarina.

 “O encontro foi super lindo. Nós egressas sentimos que tudo no encontro foi organizado com muito amor. O tema de abertura, a explanação do Pe. Milton Zonta, a partilha de vida entre nós, os encaminhamentos e a celebração final. Tocou profundamente nossos sentimentos e espírito salvatoriano sempre presente em nossas vidas.

Muitos sentimentos e revelações ocorreram, mas algo calou profundamente na fala de todas nós egressas e por várias vezes foi expressado que ‘Saímos da Congregação e Ressignificamos nossas vidas cunhadas (enraizadas) no espírito e missão salvatoriana’. Ouvimos na fala do Pe. Milton ‘Os Pilares de uma vida com sentido de Pe. Jordan’.

Nossa querida irmã Sandra e sua equipe conduziu tudo com muito discernimento, amor e sabedoria. Deixou cada uma falar, se emocionar, chorar e rir ao mesmo tempo. Mesmo por entre telas e tecnologias nos abraçamos e sentimos as emoções, a gratidão, a trindade divina e o amor de Pe. Jordan e Madre Maria dos Apóstolos revisitar nossos corações fortemente.

Nossa gratidão a irmã Sandra e sua super equipe por proporcionar e atender nossos desejos de nos reencontrarmos. O resultado é: queremos continuar como grupo de egressas unidas e repetir com Madre Maria dos Apóstolos ‘alegria maior eu dificilmente poderia ter experimentado…’  Participamos e gratidão!”Pelo grupo: Neide Turra

O objetivo do encontro se situa dentro das celebrações de ação de graças pela beatificação do fundador, Pe. Jordan, e do processo de escuta sinodal e de ressignificação de nossa vida consagrada apostólica Salvatoriana.

Tivemos duas sessões: a primeira foi a reflexão do Pe. Milton Zonta, superior geral dos salvatorianos e a segunda, uma roda de conversa.

Como Equipe de Coordenação Provincial, estamos tomadas de muitos sentimentos, entre eles alegria, humildade, esperança e gratidão pela oportunidade do reencontro, pela abertura com que cada uma se expressou e pelo sentimento profundo de pertença ao carisma e à província que perdura no tempo, apesar dos desencontros. Acreditamos que estamos apenas no reinício de uma grande caminhada.

Somos provocadas pelo chamado do Papa Francisco a criar a cultura do ENCONTRO para combater a indiferença e a superficialidade das relações, buscando um encontro verdadeiro e profundo com o outro que é base para um mundo mais unido e reconciliado.

“O encontro nos possibilita ampliar o olhar, ver as coisas amanhã de forma diferente do que vemos hoje e do que vimos ontem. Aliás, estar aberta aos reencontros significa não ver nada com as formas que já conhecemos e sim deixar os novos acontecimentos, sentimentos e momentos tomarem suas próprias – e NOVAS – formas”, afirmou a Ir. Sandra Regina A. de Souza.

Outros conteúdos