Notícias

Encerramento do XXV Capítulo Provincial

Em clima de alegria, esperança e gratidão encerrou o XXV Capítulo Provincial, tempo de kairós na vida-missão da Província Santa Catarina. O dia de encerramento iniciou com a Santa Missa em ação de graças, pela presença de Deus Trindade, fonte de vida e de força vivificadora, que atua nos caminhos da história da Família Salvatoriana. Assim como os Bem-aventurados Francisco Jordan e Maria dos Apóstolos somos chamados a “anunciar” com vigor às pessoas o que “vimos, ouvimos e experimentamos”.  

Em seguida, nos dirigimos a Sala Capitular, onde foi apresentado e aprovado o Estatuto Provincial. Na sequência, Ir. Sandra Regina Alves de Souza, Coordenadora Provincial fez algumas comunicações. Após esse momento, foi oportunizada a partilha da avaliação, para que as capitulares pudessem destacar os pontos relevantes vividos nestes quatro dias de capítulo.

Ao proferir suas palavras de encerramento do XXV Capítulo Provincial, Ir. Sandra Regina Alves de Souza, Coordenadora Provincial destacou: “agradecemos a cada irmã e formanda da província pelo comprometimento, pela corresponsabilidade como Corpo Apostólico, em todos os momentos e espaços de missão. Pelas tantas vezes que respiramos juntas, o mesmo ar, o mesmo sonho, a mesma utopia do Reino, como corpo apostólico, em unidade e comunhão sororal… Também quando nos faltou o ar, na iminência de momentos difíceis e dolorosos, entre eles o da pandemia. Gratidão pela força da oração e comunhão com a qual nos sustentaram e acompanharam como Equipe”.

No final da manhã, foi realizado o rito de envio apostólico missionário da nova Equipe de Coordenação Provincial: Ir. Lisete Buganti, Ir. Maria Jovelina Oliveira, Ir. Sônia Estela Agostini, Ir. Wanderleia Dalla Costa, Ir. Catharina Cericato e Ir. Ivani Luísa Dal Bello. As Irmãs foram convidadas para colocarem-se de pé e ir até a frente, cada uma recebeu uma mochila, que recorda a saída ao encontro das realidades onde o DOM profético do Carisma Salvatoriano precisa continuar a ser anunciado.

A Ir. Lisete Buganti, eleita Coordenadora Provincial para o quadriênio 2023-2026, ao dirigir suas palavras a assembleia reunida, ressaltou que “estamos envolvidas/os em uma teia de experiências que fomos vivenciando ao longo do processo capitular e aqui neste cenáculo capitular, percebemos os muitos cenários, que nos cercam, visibilizamos alguns e assumimos critérios que nos ajudarão discernir aonde e como Deus nos quer na sua missão. Continuemos cultivando a mística do ver, ouvir, contemplar, experimentar e anunciar. São virtudes de quem se dispõe a caminhar no discipulado de Jesus Salvador”. Durante a sua fala, Ir. Lisete repetiu o gesto simbólico do lava-pés, lavando os pés da Ir. Sandra que retribui com o mesmo gesto, significando a continuidade do processo provincial.

Com júbilo todas as Irmãs, formandas e convidados receberam o símbolo de envio, que nos recorda que todas e todos precisamos fazer ressoar o anúncio do Salvador que nos diz: “Vão pelo mundo todo, proclamem o Evangelho a toda a criatura” (Mc 16, 15). A assembleia capitular recebeu a benção de envio e retorno para nossas comunidades e famílias.

Outros conteúdos