ENCERRAMENTO DO XXII CAPÍTULO PROVINCIAL

[imagem1]
Iluminadas e acompanhadas pelo Ícone da visitação estamos concluindo o XXII Capítulo Provincial que moveu toda a província em uma grande ciranda de comunhão e participação. As atividades deste dia (06 de janeiro) iniciaram com um momento orante coordenado pelo Regional de Moçambique que convidou toda a Assembleia Capitular a contemplar a Missão de Jesus em sintonia com a Missão Salvatoriana, pois a razão de ser e do agir da Vida Salvatoriana está fundada na Missão de Jesus que nos coloca a serviço da vida.
A oração foi iluminada pelo texto bíblico de Lc 4, 14-20, que nos revela Jesus que se identifica com as situações desumanas nos traz a esperança e é sinal de vida e libertação e, ao mesmo tempo nos interroga: Com quem nos identificamos no mundo de hoje?
Ao encerrar este momento orante a missão de Moçambique se fez presente através da entrega a cada comunidade da Província uma imagem do ícone de Maria e Isabel esculpido em madeira, para que possamos cada vez mais nos unir para servir Cristo no amor Universal.
A seguir Ir. Dulcelene Ceccato deu continuidade a apreciação e consolidação da Assembleia Capitular dos projetos que contemplam as quatros dimensões elaborados nos pequenos plenários de conversas que receberam os nomes dos lugares bíblicos em que Maria e Jesus nos deixaram e são sinais de vida e transformação: Caná, Betânia, Jerusalém e Nazaré. Com muita sabedoria e precisão as Irmãs Dulcelene e Annete Havenne conduziram todo este processo que será dinamizado e vivenciado no Quadriênio de 2015-2018.
Na parte da tarde o Regional do Rio Grande do Sul conduziu o momento orante com o tema: Maria e Isabel – Ícones da fé. Durante a oração todo o grupo refletiu a disponibilidade de Maria para o serviço, a sua coragem e confiança de ser mãe do Salvador, o seu espírito missionário que acolhe com fé o anúncio do anjo. Maria e Isabel são testemunhas de quem acolhe com fé o chamado de Deus e vivencial o seu Projeto de vida e salvação para a humanidade. No final da oração o Regional entregou para cada participante um chaveiro que traz como símbolo uma sandália com o Ícone da visitação impresso, que nos fala da importância do nosso caminhar na fé comprometida com a construção do Reino de Deus.
O Capítulo encerrou com uma Missa de ação de graças presidida pelo Pe. Hildo e dinamizada pelo Regional de Videira. Este foi um momento de grande louvor pela presença constante e luzes recebidas em todos os passos do processo do XXII Capítulo Provincial. Na Celebração toda a Assembleia Capitular agradeceu a disponibilidade da nova equipe em assumir como serviço a missão de Coordenação Provincial às Irmãs: Inês Boesing, Lídia Pagliari, Lisete Buganti, Leonila Gubert, Wanderléia D. Costa, Sandra Regina A. de Souza e Izena Maria Botezini. Como também, foi agradecido às Irmãs da Coordenação Provincial pela sua dedicação nos últimos quatro anos (2011-2014) e que agora entregam a sua missão a nova Coordenação.
Ao glorificar a Deus Trindade, a equipe que encerra a função de coordenar e administrar a Província apresentou a colcha de retalhos que representa a vida de cada Irmã acontecida neste quadriênio. Em um gesto de envolvimento e unidade, a nova equipe foi abraçada pela colcha de retalhos e sentindo no toque dos retalhos o abraço de cada Irmã, sua comunhão e apoio.
No final da Celebração a nova Coordenadora Provincial, Inês Boesing, ao pronunciar sua palavra a Assembleia Capitular apresentou o lema da nova equipe: Estamos no meio de vocês como quem serve!
“Entendemos essa missão como serviço e queremos servir com alegria. Estamos começando a construir a Identidade desta Equipe. Não seremos chefes, mas líderes e mediadoras. Buscaremos a descentralização do poder-serviço, convocando a todas ao compromisso de continuarmos o processo de ressignificação da nossa vocação-missão salvatoriana, com destaque à nossa identidade apostólica salvatoriana”, ressaltou Ir. Inês.
Ao recordar o momento histórico que vivemos, a nova Coordenadora Provincial, destacou a importância de recriar o núcleo identitário da Vida Salvatoriana que animou Pe. Jordan e a Bem-aventurada Maria dos Apóstolos, para assim responder ao objetivo inicial de sua Obra. “Este é o nosso apelo: Participação e comprometimento! Precisamos viver nossa missão como Corpo Apostólico”, concluiu Ir. Inês Boesing.
A Ir. Maris Bolzan ao finalizar o XXII Capítulo Provincial agradeceu as Irmãs da Equipe de Coordenação e Administração Provincial pela doação de si sem reservas, pela audácia e fé ao lidar com as dificuldades encontradas, as Irmãs da Equipe Geral representada pela Ir. Maria Yaneth Moreno pelo apoio e força recebida, a Ir. Dulcelene Ceccato e a Comissão Interdisciplinar pela atuação na corresponsabilidade junto com o ECAP, na elaboração, acompanhamento e dinamização do processo capitular, Ir. Annette pela forma clara, firme, mística profética com que conduziu a reflexão, nos provocando e convocando a um caminhar para o além do estabelecido/conhecido. e todas as Irmãs e formandas pelo esforço, dedicação, doação nos serviços apostólicos prestados antes e durante o Capítulo.
Como Maria que visitou às pressas sua prima Isabel e foi confirmada na missão recebida, toda a Assembleia Provincial foi enviada para servir com alegria, prontidão e disponibilidade, vivendo nossa vocação-missão salvatoriana.