Educadores do Colégio Salvatoriano Bom Conselho participam de Retiro
[imagem2]
O Colégio Salvatoriano Bom Conselho realizou no último sábado, 11 de julho, o Retiro de Educadores. Foi um momento de fé e espiritualidade promovido pelo Serviço de Pastoral Escolar (SPE), tendo como tema: “O Bom Pastor dá a vida por suas ovelhas”. O assessor foi o Pe. Wilson Pedro Lill, que despertou em todos os educadores o encantamento pela pessoa de Jesus, o Bom Pastor.
O retiro iniciou com uma significativa acolhida realizada pela coordenadora do SPE, Ir. Ines Rasera. Em seguida, os participantes foram motivados a rezar a partir de uma celebração, que convidou a todos a ouvir a voz do Bom Pastor, e de mãos dadas, todos assumiram o compromisso de construir um mundo melhor. Logo após, o Pe. Wilson, de forma simples, sábia e alegre, conduziu o grupo a uma profunda reflexão sobre a educação como vida e sobre a espiritualidade do essencial.
O assessor recordou que a missão dos educadores é produzir LUZ, ou seja, ajudar a fazer o discernimento e, como bons pastores, espalhar a possibilidade do cuidado, da atenção, da proteção para com a vida e formar um mundo de irmãos. “Se os educadores salvatorianos não forem bons aprendentes nunca serão bons ensinantes”, ressaltou.
Todos os educadores e Irmãs Salvatorianas também tiveram a oportunidade de acolher, ao som da música “Nossa Senhora”, a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, trazida pelas Irmãs de Notre Dame. A imagem peregrina percorrerá as 74 comunidades religiosas da Arquidiocese de Passo Fundo/RS, de junho até outubro. Nos dias 11 a 13 de julho a imagem de Aparecida está visitando a Família Salvatoriana Bom Conselho.
No final da manhã, foi realizada a celebração eucarística, que estimulou a todos os educadores a serem discípulos/as do Bom Pastor, a dedicar sua vida na prática da justiça, da fraternidade, da hospitalidade, da solidariedade, da paz, da esperança e do amor. Ao fim da celebração, cada educador recebeu em suas mãos a planta amor perfeito, florida e viçosa, e assim, foram motivados a cuidar com carinho para tornar a nossa escola mais florida e colorida.
O retiro encerrou com um delicioso almoço de confraternização. Para os participantes foi um dia de convivência, oração e uma verdadeira celebração da vida. Registramos algumas partilhas:
A funcionária Cledia Maria Donassolo destacou que “foi um momento de silenciar o coração e pensar que é preciso ser luz no mundo. É preciso ser capaz de fazer mais do que nossa pequenez nos permite”. Para o professor Marcial Ballesteros, o retiro fez “pensar na caminhada educativa, procurando potencializar a prática como educador, a convivência com o diferente nos distintos cenários que se apresentam no dia a dia nas salas de aula, sob a perspectiva de um bem viver, respeitando a individualidade de cada sujeito na construção do SER – DEVER- SER”.
