Notícias

Ecos do primeiro dia da Assembleia Provincial – 17/03/2023

“Tudo está interligado como se fossemos um. Tudo está interligado nesta casa comum”. Com este mantra a Coordenadora Provincial, Ir. Lisete Buganti, nos motivou a iniciar a assembleia que tem como tema: “Dialogar e polilogar, num mundo de diversidade para ressignificar a universalidade do carisma”.

Em suas palavras de introdução destacou 3 aspectos importantes para concretizar o documento capitular: 1º Pertencimento – ser membro é ser parte do todo; 2º Foco – focar na pessoa de Jesus Salvador, conhecê-lo, experimentar para tornar conhecido, nós somos espaço de acolhida e salvação; 3º Testemunho – daquilo que vimos, ouvimos e experimentamos. Ir. Lisete Buganti ainda destacou os três verbos que o Papa Francisco nos desafia a viver: encontrar, escutar, discernir e acrescentou os verbos agir e anunciar. E convidou toda a Província a deixar o nosso coração arder para colocar os pés a caminho da missão.

Na oração inicial acolhemos a luz do Círio Pascal e a relíquia do Bem-Aventurado Francisco Jordan e foi entregue as participantes da assembleia o Documento Capitular do XXV Capítulo Provincial que nos orienta para o quadriênio de 2023-2026.

A Ir. Dulcelene Ceccato em sua assessoria sobre o tema embasado em seus estudos filosóficos descritos em seu livro “Filosofia intercultural. Uma abordagem da ética de Lévinas e do estar em Kusch” ampliou o nosso horizonte com os conceitos e origem da palavra “OUTRO”, contextualização da realidade atual; colonização europeia e seus efeitos; modos de aproximação ao “outro”; dialogar/polilogar: nova profecia salvatoriana.

Fomos desafiadas a desconstruir ideias e visões errôneas dos acontecimentos históricos da colonização.  Necessitamos aprofundar o conhecimento real da história, levando em conta que “o outro é essa alteridade que interrompe as minhas projeções sobre ele, porque me interpela” como ser único e semelhante a mim, a viver a profecia questionando-nos e modificando desde do nosso interior a cultura cotidiana que expressamos nas relações e assim como Jesus Salvador nos responsabilizarmos pela vida e dignidade de todos.

Outros conteúdos