Notícias

Dicas para viver bem a Quaresma

A Quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que marca a preparação da comunidade católica para a festa da Páscoa. É um período de reflexão, arrependimento, confissão dos nossos pecados e de ressurreição, no sentido de tornarmo-nos pessoas melhores para viver cada vez mais próximo de Jesus Cristo. 
Com a duração de 40 dias, o período quaresmal inicia na Quarta-feira de Cinzas e termina na Quarta-feira Santa. Na Quaresma, somos convidados pela Igreja a viver um caminho junto do Senhor, escutando a Sua Palavra de Deus, orando, compartilhando com o próximo e praticando boas obras.
Por isso, a Quaresma é considerada o tempo do perdão e da reconciliação fraterna. Cada dia, devemos retirar de nossos corações o ódio, o rancor, a inveja, e tudo aquilo que se opõem nosso amor para com Deus e com os nossos irmãos.
A seguir, veja algumas dicas que separamos para você viver bem e, com propósito, este novo tempo quaresmal!

# Estabeleça momentos de oração 

Quando oramos, fazemos um exame de consciência acerca da nossa vida e dos nossos costumes. Não significa falar muito ou querer impor nossa vontade a Deus, mas deixar nossa vida nas mãos do Pai que nos ama (cf. Mt 6,7). O valor da oração é essencialmente a disposição do coração, em vez das manifestações externas (cf Is. 1,11).
Ela é a base para a nossa conversão durante todo o período quaresmal. Por isso, ao longo desses 40 dias, dedique momentos especiais em que você possa falar com Deus e pedir-Lhe a graça necessária para a sua vida.

# Pratique a caridade

A vivência da caridade ocupa um lugar muito especial dentro da Quaresma. Assim, nos lembra São Leão Magno: “estes dias quaresmais nos convidam de maneira premente ao exercício da caridade; se desejamos chegar à Páscoa santificados em nosso ser, devemos pôr um interesse especialíssimo na aquisição desta virtude, que contém em si às demais e cobre multidão de pecados”. 
Durante o tempo quaresmal, se proponha a também fazer obras de misericórdia, tais como, por exemplo: visitar um doente, ir a um asilo, levar alguma ajuda (roupas, alimentos, calçados) a uma família carente da comunidade etc. Em cada uma dessas ações, quem mais recebe não é aquele a quem você está ajudando, mas o seu coração pela felicidade em fazer algo de bom para alguém.

# Confesse

A confissão é uma maravilhosa oportunidade para curar o coração, a alma e o mal cometido. Segundo a Igreja, como bons católicos, devemos nos confessar pelo menos uma vez ao ano. A Páscoa do Senhor é um momento muito propício, já que é dirigida a fazer-nos ressurgir com Cristo.   
Assim, durante a Quaresma, procure o sacerdote para que, auxiliado pela graça deste sacramento, você colha todos os frutos deste tempo.

# Perdoe

Essa é uma época de perdoar e de buscar o perdão. Se você tem alguém a quem precisa perdoar, peça a Deus a graça e a força de conceder esse perdão. Já, se foi você quem feriu um outro alguém, dê o primeiro passo em direção à pessoa e peça a ela que lhe perdoe. 
Quaresma é tempo de reconstruir as pontes de reconciliação, de ter um coração bondoso e cheio de amor.
“Então, Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quanto ele pecar contra mim? Até sete vezes? Jesus respondeu: Eu digo a você! Não até sete, mas setenta vezes sete”. (Mateus 18,21-22)

# Silencie

Aproveite este período para silenciar um pouco, criar um clima de interioridade consigo mesmo e, principalmente, com Deus. Evite músicas muito altas. No lugar, prefira as que nos levam a uma maior reflexão e oração, buscando sempre se guardar mais neste período. 
Aprendemos a conhecer e apreciar a Cruz de Jesus. Com isto aprendemos também a tomar nossa cruz com alegria para alcançar a glória da ressurreição. Que nesta Quaresma, possamos fortalecer ainda mais nossa fé através dos ensinamentos de Jesus.

Fonte: Instituto dos Servos de Deus


Outros conteúdos