Notícias

Curso de Missiologia e Animação Pastoral promove agentes para ação e animação missionária

[imagem1]

 

Com a finalidade de oferecer uma formação específica a leigos e leigas, religiosos e religiosas, diáconos e presbíteros engajados na animação missionária, o Curso de Extensão em Missiologia e Animação Pastoral, promovido pelo Centro Cultural Missionário (CCM) de Brasília em parceria com o Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE), de Passo Fundo (RS), busca motivar os agentes à causa missionária. A iniciativa conta com 29 participantes entre eles, a Ir. Iraci Lazzarotto – Salvatoriana.

A formação de agentes que se dedicam à animação missionária é um fator básico para o desenvolvimento das atividades e para levar adiante um projeto de Igreja discípula-missionária na perspectiva do documento de Aparecida. Eles e elas são chamados a assumir um autêntico espírito missionário numa época em que essa dimensão é solicitada por todos os âmbitos eclesiais.

O curso consta de três módulos de dez dias cada um, ao longo de três anos: 1º O anúncio da Palavra; 2º A comunidade em missão; 3º Testemunhas a serviço do Reino. Nestes módulos, o tema da missão é tratado sob quatro enfoques: contextual, fundamental, pastoral e missionária.     Cada uma dessas perspectivas tem três abordagens: o desafio cultural, religioso e social no mundo de hoje (ótica contextual: os sinais dos tempos); as dimensões bíblica, eclesiológica e teológica (ótica fundamental: teologia da missão); as mediações da catequese, da liturgia e da paróquia missionária (ótica pastoral: os caminhos da missão); os âmbitos da comunicação, do diálogo inter-religioso e da educação à mundialidade (ótica missionária: as fronteiras da missão).

O Curso possibilitou a convivência  com mestres em diferentes campos do conhecimento, com experiência de atuação no tema especifico de cada módulo e com titulação adequada, participaram missionários, religiosas, padres e leigos de diversas nacionalidades com variedade de experiências vividas e partilhadas.

“Os temas abordados foram enriquecedores, desafiadores e provocaram em nós o desejo de dinamizar cada vez mais o ser discípulo missionários de Jesus, numa igreja em constante estado de missão”, ressaltou Ir. Iraci. Os participantes despertados pelo apelo do Papa Francisco “ser uma igreja de saída…”, foram interpelados a fazer acontecer o Reino de Deus nos diversos rostos sofridos da humanidade. E assim, todos concluíram o curso com forte ardor missionário e apaixonados por Jesus e seu Projeto.

Durante o curso, os participantes puderam partilhar a missão que realizam nas diferentes  culturas e participar das celebrações que muito contribuíram no fortalecimento da fé e  vocação. O curso proporcionou momentos de alegria, estudo, passeio, confraternização; e tudo isso veio fortalecer e renovar o ardor missionário do grupo.

“Agradeço a Deus, a comunidade Santa Clara, a Província e o CCM pela oportunidade que nos foi dada, e incentivamos outras pessoas a ter esta experiência de uma formação missionária”, conclui Ir. Iraci Lazzarotto.

Outros conteúdos