Notícias

CONTEXTOS DA PROVÍNCIA – Interno e Externo

Na sexta-feira, 17 de junho, irmãs, formandas e lideranças leigas participaram da live sobre o contexto interno da Província Santa Catarina e do contexto externo que nos impacta, tendo como facilitadores a Ir. Dulcelene  Ceccato e Ricardo Mariz. A live faz parte da programação em preparação ao XXV Capítulo Provincial.

No primeiro momento foi apresentado as ações que ressignificaram nossas vidas apostolados. Iniciou com a área da Formação Holística, que se refere à formação de todas as pessoas: irmãs, formandas, colaboradores e colaboradoras, pois a insistência de nosso Fundador, Bem-aventurado Francisco Jordan foi sempre de que todos os que abraçam essa missão devem antes cuidar de sua própria santificação.

Depois seguiu com a apresentação das ações com as Juventudes e o Serviço de Animação Vocacional, em que mostrou um recorte de tudo que foi articulado e dinamizado na Província, a fim de despertar e acompanhar adolescentes e jovens para a Vida Religiosa Salvatoriana e ministerial numa Igreja em Saída.  

Na sequência, foi feita uma reflexão sobre o Apostolado com as Mulheres, tendo presente o processo de ressignificação que nos convida a olhar para a realidade da mulher como um ser capaz de transformar relações, atitudes e assumir a profecia em relação aos sistemas que as negam e oprimem, ou seja, dar um rosto feminino à nossa missão, sendo mais inventivas e criativas apostolicamente.

Em seguida, o grupo reunido ouviu a partilha sobre o processo de ressignificação em andamento nas instituições no Brasil e Moçambique. Durante o quadriênio, tem-se trabalhado na reestruturação e implementação do novo modelo organizacional das Unidades Operativas e da Mantenedora, desenhando um novo organograma, descrevendo as funções e redefinindo o modelo de gestão e da presença ressignificada das irmãs.

Por fim, Ir. Sandra Regina Alves de Souza, Coordenadora Provincial, relatou de forma breve e clara algumas provações, trazendo presente algumas palavras chave: colaboração, universalidade, interculturalidade, unidade, formação, comunicação, missão, justiça, cuidado da casa comum, sustentabilidade, envio aos pobres.

Na segundo momento da live, os participantes foram convidados a refletir sobre o contexto externo que nos impacta em nossas vivências e presença apostólica, desde as mudanças eclesiais, sociais, o impacto da pandemia… Essa reflexão contou com a assessoria do Ricardo Mariz, que na sua abordou os seguintes aspectos:

Contexto: “Criaturas efêmeras num mundo imutável. Criaturas especiais num mundo efêmero”.  O acordo do que é certo, errado e duvidoso. Em que cada pessoa pode construir uma resposta customizada para se mesmo. Atomização da verdade e os sentidos da vida. “Estamos numa sociedade vazia de sentido e com pessoas cheias de propósitos?”

Presença:  Relação entre o pensamento e a prática (ver, ouvir, experimentar e anunciar). Vida Comunitária (heteronomia, autonomia, anomia).

Permanência: Presença das Irmãs e presença salvatoriana. Tensão entre Carisma e a Instituição.  “O cotidiano como grande formador e deformador”. Fator geracional. “Liderança se constrói com credibilidade e relacionamento”. Projetar numa dinâmica social da aceleração.

Prioridades: Para onde desejamos caminhar nos próximos quatro anos? Quais são os parâmetros que o próximo governo precisa estar atento, ou seja, o que devemos considerar para as tomadas de decisões na caminhada? Nesta caminhada o que devemos cuidar, fortalecer e ressignificar?

Após um momento de silêncio, comentários, perguntas e agradecimentos, a live encerrou com um momento de oração de ação de graças.

“Deus é tão bom! Seja feita a sua vontade!”

Bem-aventurado Francisco Jordan

Outros conteúdos