CENTENÁRIO DA MORTE DE PADRE JORDAN

No dia 08 de setembro de 1918, há 100 anos, Padre Francisco Maria da Cruz Jordan faleceu num humilde hospital em Tafers, próximo de Friburgo, na Suíça, e foi sepultado na igreja paroquial local. No dia 12 de setembro de 1956, seus restos mortais foram transladados para Roma, onde se encontram até hoje na Capela da Casa Geral dos Padres Salvatorianos.

O fundador da Família Salvatoriana dedicou sua vida à missão de anunciar Jesus Salvador ao mundo; foi um homem místico e profético, apaixonado pela missão, esteve sempre muito à frente do seu tempo. Tinha um grande zelo apostólico, e viveu a universalidade como princípio.

A Família Salvatoriana em todo o mundo iniciou no dia 08 de setembro de 2017 as celebrações e homenagens em memória pelos 100 anos da morte/ressurreição do venerável Pe. Jordan, encerradas oficialmente neste sábado, 08 de setembro de 2018, quando completa-se o centenário da sua morte. No Brasil, especificamente, foram 3 anos de celebrações e eventos alusivos à data. Desde a oração comum dia 08 de cada mês à realização do I Congresso da Família Salvatoriana. Confira o vídeo do Congresso:

O “Ano Centenário de Padre Jordan” possibilitou a cada Salvatoriano e Salvatoriana a  aproximação do espírito apostólico desse homem singular, sondar sua vida, seu carisma original, sua mística no seguimento de Jesus Salvador como intuição para revigorar a vida salvatoriana e ressignificar o Carisma para nossos dias.

Padre Jordan nasceu na Alemanha, em 16 de junho de 1848. Viveu em um tempo conturbado por graves conflitos, transformações culturais, técnico-científicas, industriais, religiosos e políticos, como a Revolução Cultural (Kulturkampf), período em que os católicos eram obrigados a cumprir inúmeras restrições. Jordan, contemplando as grandes mudanças na sociedade do século XIX, percebeu o analfabetismo, a ignorância religiosa do povo, bem como a falta de espaço para o cristão exercer sua missão. Frente a esta realidade mostrou-se corajoso e persistente na busca de seu ideal. Desejava ardentemente trabalhar para que Jesus se tornasse conhecido e amado e que todas as pessoas encontrassem a salvação. Para isso, fundou em 1881 a Sociedade do Divino Salvador, de padres e irmãos religiosos; e em 1888, com o auxílio de Madre Maria dos Apóstolos, fundou a Congregação das Irmãs Salvatorianas. A presença de leigos e leigas em sua obra foi sonhada desde as origens, este é o ramo mais novo da Família Salvatoriana contando com aproximadamente 1070 no mundo.

Após ter experimentado as consequências da Primeira Guerra Mundial, Padre Jordan precisou se mudar de Roma para a Suíça, onde passou os últimos três anos de sua vida em Friburgo (Suíça).

Pe. Jordan está a caminho da Beatificação, fato que comprova a sua santidade de vida, bem como a importância de sua obra para a Igreja. O Papa Bento XVI, em 14 de janeiro de 2011, reconheceu que Pe. Francisco Jordan, viveu em grau heroico as virtudes teologais e cardeais da fé cristã, concedendo-lhe o título de Venerável Servo de Deus. Confira o Decretohttps://goo.gl/cEN6eS

Hoje, a Família Salvatoriana (padres, irmãos, irmãs, leigos e leigas) conta com mais de 3 mil membros espalhados  em todos os continentes do mundo, atuando apostolicamente em 44 países. Assim, cada Salvatoriano e Salvatoriana é convidado/a a viver a missão tão sonhada por Jordan, a fim de que todos conheçam, amem e sirvam o Salvador.

CARACTERÍSTICAS DO VENERÁVEL PADRE JORDAN

Nesta data memorável do centenário de sua morte/ressurreição, queremos relembrar as características mais marcantes da vida Venerável Francisco Maria da Cruz Jordan (por Ir. Ines Razera):

Oração – Uma característica do nosso venerável fundador era o seu espírito de oração. Toda sua vida interior repousava sobre o fundamento da oração. E foi sobre estes alicerces que ele fundou a congregação. “Rezem, rezem sempre de novo”. “Eu queria deixar-vos uma herança particular, se assim posso dizer, e esta herança é precisamente uma grande confiança em Deus”. (Palavras e Exortações Pág. 16; 1-2.)

Facilidade linguística – No dia 21 de julho de 1878, Jordan foi ordenado sacerdote e mais tarde, por ordem de seu bispo, foi para Roma a fim de iniciar os estudos de línguas orientais: sírio, aramaico, copta, árabe, hebraico e grego. O conhecimento de tais idiomas o facilitaria na comunicação entre os diferentes povos. Nesse tempo, no Líbano, ao toque da graça, num segredo que o céu lhe reservou, teve clareza da vontade de Deus em fundar a Congregação. A partir dali, com o apoio da Igreja e muito sacrifício iniciou a colocação dos alicerces da congregação.

Confiança inabalável na Divina Providência. “Se quisermos ser fiéis à nossa vocação e missão, no dia-a-dia, não podemos perder de vista duas premissas fundamentais: uma grande confiança em Deus, aliada a uma formação sólida”.

Imprensa – O venerável fundador estabeleceu fortes vínculos com a imprensa, pois acreditava que poderia, pela imprensa, divulgar o amor salvífico de Deus ao povo. “Não se esqueçam, pois, não se esqueçam de se recordarem sempre de novo da importância da imprensa, para que todos se capacitem e se tornem úteis para anunciar a palavra de Deus no púlpito, nas escolas, onde quer que seja!” O importante era levar a Palavra de Deus a um número maior possível de pessoas.

AMOR À CRUZ – Padre Jordan dizia que o amor à cruz era o seu tema predileto. “Não tenhais medo da cruz. Ela é um sinal de que Deus vos ama”. (Pe. Jordan). As obras só vingam à sombra da cruz…. O seguimento de Jesus Cristo e a cruz são inseparáveis” (Alocuções 01 – pág. 26). Com a máxima do seguimento, Padre Jordan descreve, aconselha, encoraja e envia à missão. “Que o bom Deus faça de vocês autênticos e constantes amantes e imitadores da cruz!” (Alocuções 279).

Padre Jordan não escondia as dificuldades que as irmãs certamente iriam enfrentar na missão e em suas vidas de consagradas. Com palavras carregadas de afeto paterno, ele as encoraja a seguir em frente, confiando no amor e na graça de Deus. Ao enviar as primeiras irmãs para o Brasil, assim as encoraja: “Vós ides a um país distante onde não conheceis língua nem costumes nem raças, mas uma linguagem é comum a todos: O AMOR. Servi-vos dele para vos comunicar”.

Devoção à Nossa Senhora – Nosso venerável fundador era particularmente devoto à Nossa Senhora. Ele era um verdadeiro e fiel filho de Maria. Era extraordinariamente grande a sua confiança em Maria. “Ó Maria, Mãe de Deus, sê minha auxiliadora e poderosa protetora!” (Pe. Jordan).

A Paz – Padre Jordan, era um homem muito pacífico. Ele amava a paz e a considerava como uma grande herança deixada pelo Salvador do mundo, a qual nós devemos conservar, mesmo à custa dos maiores sacrifícios.

No legado aos seus filhos e filhas espirituais ele insiste que tenhamos mansidão e humildade, amabilidade e gratidão; vida de fé e santidade; silêncio e união; universalidade, caridade fraterna e paz; zelo apostólico e devoção ao Espírito Santo. Sobretudo, ele nos recomenda o Seguimento do Evangelho. Essas e outras características, lhe eram peculiares, exigiam dele muita determinação, disciplina e busca de seus objetivos.

Padre Jordan nutria uma especial devoção ao Espírito Santo. Exortava-nos frequentemente a que recorrêssemos ao Divino Paráclito. Ele revela, aqui, seu apreço à vida de oração; e está profundamente convencido de que, sem a oração e, particularmente, sem as luzes do Espírito Santo, não podemos realizar a missão na Congregação. Nossa missão exige que sejamos pessoas orantes. Para concluir, a última exortação de nosso venerável fundador:

“Se vocês cumprirem o seu dever, ainda que as ondas quebrem por cima de suas cabeças, perseguições de todos os lados, venha o que vier, não temam! Confiem no Senhor e andem no caminho certo. Cumpram seu dever e vocês verão que o Senhor os ajudará” (Alocuções 16; pág. 231).

 

POEMA ACRÓSTICO

A ti, Padre Jordan, a minha gratidão!

–  Um poema acróstico escrito pela Ir. Zelita Maria de Melo (SDS) sobre o Venerável Padre Francisco Maria da Cruz Jordan. Confira: https://goo.gl/Z7UuPF

ORAÇÃO NO CENTENÁRIO DE MORTE DE PE. FRANCISCO MARIA DA CRUZ JORDAN

Pai de eterno amor e fonte de nossa salvação, neste tempo em que recordamos o centenário da morte de nosso Fundador, Pe. Francisco Maria da Cruz Jordan, agradecemos-Te pela sua vida doada ao serviço da fé e da Igreja. Louvamos-Te, Bom Pai, porque, pela vida de nosso fundador, conduziste tantas pessoas à santidade e a uma vida de serviço apostólico.

Jesus Cristo, nosso Divino Salvador, recordamos com gratidão o forte testemunho de santidade apostólica do Pe. Francisco Jordan, bem como a sua corajosa luta para levar a Tua obra de salvação a todos os povos. Pedimos-Te a graça de reavivar em nós o espírito de sua vida e missão, abraçando, com renovado ardor, a sua experiência de Deus e a sua ampla visão de evangelização.

Espírito Santo de vida, louvamos e agradecemos a Ti, por ter suscitado o Carisma em nosso fundador. Escuta a nossa prece, de modo que, como Família Salvatoriana, possamos viver e continuar a recolher os frutos de sua herança espiritual. Torna-nos capazes de sermos suas testemunhas hoje, ainda que nas contradições e hostilidades da vida, aceitando qualquer cruz que a missão nos apresente, confiando firmemente na Providência de Teu amor.

Neste ano, no qual recordamos o centenário da morte do Pe. Francisco Jordan, imploramos a intercessão de Maria, Mãe do Salvador e Rainha dos Apóstolos; a ajuda de nossos santos padroeiros; e da Beata Maria dos Apóstolos, de modo que a Família Salvatoriana, em todo o mundo, seja sempre reflexo de sua vida de santidade e de zelo apostólico. Amém!


 

Igreja onde Jordan foi sepultado em Tafers, Friburgo

 

Lugar onde foi sepultado Padre Jordan (Foto Ir. Inês Boesisng, Coordenadora Provincial)

 

Tumba do Fundador da Família Salvatoriana – Padre Jordan

Em 1956 seus restos mortais foram levados para a Casa Mãe em Roma, onde se encontra na Capela a ele dedicada. Frequentemente, pessoas do mundo inteiro visitam e rezam junto a sua tumba. No dia 19 de março de 1999, o Papa João Paulo II rezou diante da tumba do Fundador.

 

:: Conheça mais sobre a trajetória de vida de Padre Jordan: https://goo.gl/VEKn4F


Neste dia em que celebramos o Centenário da morte/ressurreição do Venerável Padre Jordan, apresentamos com imensa alegria o novo design aplicado à sua fotografia. Nossa gratidão e reconhecimento ao Ateliê15 pela distinta criação artística!

Outros conteúdos