Notícias

CELEBRAÇÃO INTERPROVINCIAL DE ABERTURA DO 3º ANO VOCACIONAL

Irmãs e formandas salvatorianas estiveram reunidas nesta segunda-feira, 21 de novembro, para celebrar a abertura do 3º ano Vocacional no Brasil, que traz o tema “Vocação: graça e missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33).  O objetivo principal do Ano Vocacional é “promover a cultura vocacional nas comunidades eclesiais, nas famílias e na sociedade, para que sejam ambientes favoráveis ao despertar de todas as vocações, como graça e missão, a serviço do Reino de Deus.”

Durante a celebração foi possível contemplar os mosaicos comunitários que expressam o partilhar da vocação de cada irmã e formanda como graça e missão. Na oportunidade, foi feita uma breve memória dos anos vocacionais, recordando a presença de Deus que se revela na humanidade, armando sua tenda entre nós e em nós.

A Celebração teve como iluminação bíblica o texto de Lucas 24, 32-33, que convidou o grupo a caminhar junto,  nesse peregrinar vocacional, ardendo e fazendo arder corações. Logo após a reflexão, todas puderam ouvir alguns testemunhos vocacionais de algumas coirmãs, pautado na pergunta: O que faz arder meu coração e colocar meus pés a caminho?

No momento do louvor vocacional, algumas comunidades tiveram a alegria de render graças ao Senhor da Vida pela nossa vocação e missão, uma vez que, o chamado de Jesus ao seu seguimento é uma ação amorosa de Deus, é graça transformadora. Deus chama a todos! Ele age em nossa história, em nossa caminhada vocacional.  

Ao finalizar a celebração, o grupo foi convidado a entrar nesta “nova estação vocacional, numa Igreja toda ela sinodal” e juntas rezaram a  Oração do 3° Ano Vocacional:

Senhor Jesus, Enviado do Pai e Ungido do Espírito Santo, que fazeis os corações arderem e os pés se colocarem a caminho, ajudai-nos a discernir a graça do vosso chamado e a urgência da missão.

Continuai a encantar famílias, crianças, adolescentes, jovens e adultos, para que sejam capazes de sonhar e se entregar, com generosidade e vigor, a serviço do reino, em vossa Igreja e no mundo.

Despertai as novas gerações para a vocação aos Ministérios Leigos, ao Matrimônio, à Vida Consagrada e aos Ministérios Ordenados.

Maria, Mãe, Mestra e Discípula Missionária, ensinai-nos a ouvir o evangelho da Vocação e a responder com alegria.

Amém!

Outros conteúdos