Notícias

CELAM recorda 50 anos do Concílio Vaticano II e 60 anos de existência do conselho

[imagem1]

 

Em clima de esperança e celebração devido o cinquentenário do Concílio Vaticano II e pelos seus 60 anos, o Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) divulga mensagem após sua 35º Assembleia. Reunidos entre os dias 12 e 15 de maio em Santo Domingo, República Dominicana, os bispos expressam a felicidade pela caminhada da Igreja no continente e no mundo.

A mensagem foi assinada pelo arcebispo de Bogotá e novo presidente do CELAM, cardeal Rubén Salazar Gómez. Ela recordou a beatificação de Dom Oscar Romero e dos três presbíteros missionários que deram sua vida como mártires. Também evidenciou a experiência fraterna dos pastores que compõem o conselho, o compromisso com a Missão Continental, e a criação da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam), ocorrida em 2014.

“À luz do Concílio Vaticano II, de Aparecida e do Magistério do primeiro papa latino americano, queremos ser, cada vez mais, uma Igreja que, como Povo de Deus, seja missionária, misericordiosa e samaritana (cf. EG 114).”

Ao convidar os cristãos a manter-se na fecunda experiência missionária suscitada pela V Conferência do Episcopado Latino-americano e Caribenho de Aparecida, a mensagem ressalta a importância de levar “os outros ao encontro com Jesus Cristo”.

“Uma “Igreja em saída”, centrada em Cristo e descentralizada, para ir ao encontro das periferias. Uma Igreja fiel à sua missão que colabora com as pessoas de boa vontade na construção de uma sociedade mais justa e solidária”.

O Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), organismo da Igreja fundado em 1955, presta serviços de contato, comunhão, formação, pesquisa e reflexão às 22 conferências episcopais que se situam desde o México até Argentina, incluindo o Caribe e as Antilhas.

Leia a mensagem na íntegra aqui

 

Fonte: POM

Outros conteúdos