Notícias

Biografia Ir. Anna Carlota Berton

“Só Deus é o Senhor da minha vida e missão.

Minha vida está mergulhada na Trindade”.

          Ir. Anna Carlota Berton nasceu no dia 31 de julho de 1936 em Ciríaco-RS. Era a quarta dos oito filhos de Joao Berton e Romana Berton. tinha 4 irmãos homens e 3 irmãs mulheres. Recebeu o Sacramento do Batismo no dia 26 de agosto de 1936 em Ciríaco-RS e o Crisma no ano de 1941 na mesma cidade. Fez sua Primeira Eucaristia em 07 de julho de 1949, na capela Santa Terezinha, em Ciríaco-RS.         

A semente da vocação à Vida Religiosa Consagrada foi cultivada em seu coração. Viveu no seio de família de profundos e comprometidos valores humanos e cristãos, muito presente nas atividades da Igreja local e participativa em todas as iniciativas da mesma.  Apoiada pela família, em 15 de julho 1951 ingressou como aspirante na Congregação das Irmãs salvatorianas, no Colégio São José, em David Canabarro /RS.

Em dezembro de 1951 foi a Videira/SC, onde após a formação à vida Salvatoriana professou os primeiros votos no dia 02 de fevereiro de 1956 e os votos perpétuos no dia 02 de fevereiro de 1962. 

          Sentiu-se tocada para ser presença junto aos doentes. Foi animada, pelas lideranças da Congregação, a se preparar para esta missão e cursou o Técnico em Enfermagem.

 Atuou apostolicamente nas comunidades Nossa Senhora da Luz – Pinheiro Machado/SC, Hospitais: São Luiz em Campo Alegre/SC, Divino Salvador em Videira/SC, Cruzeiro e Santa Terezinha em Joaçaba/SC , Sagrada Família em Florianópolis/SC, Nossa Senhora de Fátima em Coronel Freitas/SC, César Santos, Passo Fundo/RS, no Seminário Palotino em Curitiba/PR. Nas Comunidades: Horizonte em Passo Fundo/RS, Solimar e Rainha da Paz em Florianópolis/SC e Comunidade Santa Isabel em Passo Fundo/RS.

Anna buscou manter-se em contínua formação pessoal, espiritual e profissional. Participou de formações diversas em saúde comunitária e sempre que podia nos espaços onde residia, procurava visitar as famílias e os doentes, passando orientações sobre cuidados pessoais e de saúde.

Acometida por problemas complexos de saúde, experimentou o sentido profundo “do ser presença humana” junto aos doentes. Relata que estes foram tempos e oportunidades em que pôde realizar experiência de profunda intimidade com Deus e sentir-se fortalecida na convicção e confiança Nele, e chamada a empenhar-se continuamente na caminhada com o compromisso de testemunhá-lo sempre e em qualquer lugar.

          Ir. Anna, deixa a mensagem: “Ser Salvatoriana, para mim, é ter a mais sublime e completa das missões. Consagrar-me sempre mais em profundidade a Trindade Divina, para servir melhor aos irmãos, por todos os meios e modos que a Providência me oferece. É não ter medo do desafio, é ser agradecida por todas as oportunidades e graças recebidas; é ser feliz, irradiar alegria pela opção feita.”

   Em 13 de maio de 2023 Deus a chamou para viver em sua morada eterna. Faleceu no Hospital das Clínicas de Passo Fundo/RS e foi sepultada no Memorial da Paz, em Passo Fundo/RS.  Ir. Anna Carlota Berton, com 87 anos de idade e 67 anos de Vida Religiosa como Irmã Salvatoriana, passa a conviver na presença plena do Divino Salvador.

          Ir. Anna nossa gratidão:

Pelo autêntico testemunho de fé em viver a vida Salvatoriana com alegria, confiança e fidelidade;

Pelo seu grande amor à Vida Religiosa, confiança e entrega a Santíssima Trindade, centro e fonte de nossa vida.

Pela presença amiga, solícita e dedicada aos doentes e suas famílias;

Pela atitude vital orante – sempre acreditando que “Deus proveria as forças para o enfrentamento das dificuldades que a vida e missão apresentassem”.

7º dia

Outros conteúdos