Notícias

ASSEMBLEIA PROVINCIAL – 2022

Irmãs e formandas Salvatorianas da Província Santa Catarina estiveram reunidas, nos dias 18 a 20 de março, para a Assembleia Provincial. A abertura aconteceu com a acolhida da Ir. Sandra Regina Alves de Souza, Coordenadora Provincial, logo após, iniciou a Celebração Eucarística, presidida pelo Pe. Vitor Hugo Mendes.

A Assembleia Provincial teve como objetivos:

1. Aprofundar a nossa espiritualidade apostólica salvatoriana à luz da ecologia integral, a fim de sermos mais proféticas no cuidado da casa comum.

2. Realizar as assembleias jurídicas de prestação de contas, apreciação e deliberação, com suas respectivas agendas.

3. Celebrar com gratidão os passos dados no processo de ressignificação de nossa vida e missão e os 30 anos de presença das Irmãs Salvatorianas na missão em Moçambique.

4. Realizar a convocação do XXV Capítulo Provincial e celebrar a abertura do processo capitular.

O primeiro dia da Assembleia Provincial, foi dedicado para reflexão e aprofundamento do tema da Espiritualidade ecológica e o cuidado com a casa comum, com a assessoria do Frei Vanildo Zugno. Durante a explanação, Frei Vanildo abordou alguns conceitos da Encíclica Laudato Si’:  A Trindade e a relação entre as criaturas; Tudo está interligado; A sabedoria das narrações bíblicas; O olhar de Jesus; Os sinais sacramentais e o descanso celebrativo. Na oportunidade, cada comunidade foi convidada a ler, refletir e partilhar dois tópicos do texto “Uma ecologia integral”, tendo como pergunta condutora do trabalho em grupo: O que nos provoca a transformar os hábitos de nossa vivência e convivência?

Com o coração agradecido, religiosas das Províncias Santa Catarina e São Paulo renderam graças a Deus Trindade  pelos 30 anos de Missão Salvatoriana em Moçambique – África. Fazendo memória agradecida por todas as irmãs e formandas que estão atualmente na missão, as que por lá já passaram, como também todo o povo moçambicano, lideranças com quem as irmãs vivem a missão de Deus.

No segundo dia da Assembleia Provincial, foi realizado as assembleias jurídicas do Instituto de Ensino e Assistência Social e da Organização Religiosa com a prestação de contas do exercício de 2021 e apresentação do Plano de Ação Anual 2022. No início, os regionais deram o seu parecer sobre o relatório anual de atividades das instituições de saúde e educação, das avaliações das comunidades religiosas e das atividades da Equipe de Coordenação Provincial, partilhando pontos significativos da missão realizada durante o ano de 2021.

Pela primeira vez, os diretores leigos de nossas Unidades Operativas participaram da Assembleia Provincial, pois são eles que administram diretamente as instituições, buscando melhorar e inovar os processos, tornando cada vez mais significativa a nossa missão. No ensejo, os diretores e gestores da Rede Salvatoriana foram convidados a expressarem aprendizados, desafios e esperanças da sua Unidade Operativa e da Rede Salvatoriana.

CELEBRAÇÃO DE ABERTURA E CONVOCAÇÃO AO XXV CAPÍTULO PROVINCIAL ELETIVO

O último dia da Assembleia Provincial teve como destaque especial a celebração de abertura e convocação ao XXV Capítulo Provincial. Durante a celebração, a Ir. Sandra Regina Alves de Souza, Coordenadora Provincial ressaltou que o “capítulo é um evento eclesial, e o protagonista é o Espírito Santo. Empenhemo-nos em invocá-lo para que nos conduza, encoraje, purifique e nos anime neste caminho […] Queremos fazer desse tempo um caminho de discernimento espiritual-apostólico como província, que se faz na escuta, diálogo, reflexão, oração, meditação da Palavra de Deus, no retorno às fontes do carisma,  na contemplação da realidade local e global e abertas/os às surpresas do Espírito Santo”.

O XXV Capítulo Provincial acontecerá nos dias 24 a 27 de novembro de 2022, com o tema iluminador: “O que vimos, ouvimos, experimentamos vos anunciamos” (cf.1Jo 1,1-4). O Capítulo tem como objetivo geral: Escutar e discernir a vida-missão da província para ousar presenças e ações mais proféticas em nosso processo de ressignificação apostólico-missionária, numa Igreja sinodal e em saída e num contexto mundial em crise.

Em clima de oração, todas as comunidades foram convidadas a acender o Círio Pascal, pedindo as luzes e dons do Espírito Santo, para que a nossa Província se fortaleça sempre mais internamente e se propague cada vez mais externamente, para que Ele revigore, ilumine e oriente nosso processo capitular. Na sequência, a Ir. Dulcelene Ceccato fez uma breve reflexão sobre o tema escolhido para o XXV Capítulo Provincial.  

Que os Bem-aventurados Francisco Jordan e Maria dos Apóstolos, rogai por nós nesse caminho capitular de renovação espiritual e missionária.

Outros conteúdos