Notícias

Agosto: o mês das vocações

No mês de agosto, a Igrejacelebra as vocações. “Vocação: dom daMisericórdia Divina” é o tema para o Mês Vocacional deste ano. O MêsVocacional é um tempo propício para que as comunidades, paróquias, famílias seempenhem na oração por todos os vocacionados/as, todas as vocações, pois asrespostas ao chamado de Deus podem vir de muitas formas, e conhecer os diversosestilos de vida faz com que os nossos horizontes se abram ao Pai que nos ama enos chama.

Todavia, ser chamado/a não deveser motivo de vantagem, afinal, o compromisso existe, e a messe precisa de bonse eficientes trabalhadores. O essencial é que as pessoas chamadas pela graça deDeus possam dar testemunho através da missão recebida. Levar a Palavra,testemunhar e trabalhar são atitudes fundamentais do apóstolo com o coraçãoinflamado de amor e de alegria no seguimento de Jesus Cristo.

Para animar o Mês Vocacional, aComissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados (CMOVIC) e apresidência nacional da Pastoral Vocacional/SAV propõem subsídio, editado pelasEdições CNBB, com roteiros catequéticos, disponível para download.

Ao todo, o subsídio contém trêssugestões de encontros com os temas: 1º) “A Vocação Nasce na Igreja”, 2º) “AVocação Cresce na Igreja” e 3º) “A Vocação é Cultivada na Igreja”.

O material traz, ainda, roteirooracional, cantos e reflexões do papa Francisco sobre as vocações e indica,também, três roteiros para auxiliar nas missas dominicais do Mês Vocacional: 7de agosto – vocação ministério ordenado: diáconos, padres e bispos; 14 deagosto – vocação matrimonial; 21 de agosto – vocação à vida consagrada; 28 deagosto – vocação dos leigos.

O presidente nacional da PastoralVocacional, padre Elias Aparecido da Silva, ressalta que a data é um importantemomento para a promoção vocacional nas comunidades.

“Precisamos aproveitar nossasassembleias reunidas, grupos já formados, momentos de oração comunitária e atémesmo os atos devocionais para insistentemente propor que todos rezem pelasvocações, para que o Senhor da messe envie santas e numerosas vocações, e aindaprovocar nossos adolescentes e jovens para que respondam com generosidade aochamamento de Deus”, sugere o sacerdote.

Baixe o subsídio do MêsVocacional 2016 e Cartaz.

Rezamos juntos pelas vocações: “Enviai, Senhor, operários e operárias àvossa messe!”.




Outros conteúdos