Notícias

Abertura do XXV Capítulo Provincial

Com o tema: “O que vimos, ouvimos, experimentamos vos anunciamos”, deu início o XXV Capítulo Provincial na manhã do dia 24 de novembro de 2022, em Lages/SC. Estão participando do Capítulo 53 Irmãs capitulares do Brasil e Moçambique mais 16 convidados, entre eles os Provinciais das Irmãs da Província São Paulo e dos Padres Salvatorianos, o casal de leigos Coordenadores da ADS, formandas e lideranças leigas.

Iniciamos com a acolhida da Ir. Sandra Regina Alves de Souza, Coordenadora Provincial, que fez a abertura oficial do Capítulo acolhendo todos os participantes. “Como vivemos em processo, o capítulo é aquela parada obrigatória para olhar o caminho de diferentes perspectivas, revitalizar as forças, colocar azeite na lamparina, beber uma água fresca e continuar a caminhada… “É tempo de travessia, é tempo de caminhar… Queremos viver esse capítulo em chave missionária a fim de dar novo impulso ao carisma para que se expresse com mais vigor e dinamismo em nossos dias”, enfatizou Ir. Sandra.

Após, foi dado início a celebração de abertura, invocando a presença do Espírito Santo, para discernir e viver esse momento histórico, deixando que a sua Luz guie e conduza como salvatorianas/os comprometidas/os com a ressignificação de nossa vida em missão. Durante a celebração foram introduzidas as relíquias dos Bem-aventurados Francisco Jordan e Maria dos Apóstolos.

Na sequência, Ir. Sandra convidou a nova Equipe de Coordenação Provincial para se apresentar a assembleia capitular, a qual foi acolhida por todos com uma grande salva de palmas. Dando continuidade, Ir. Dulcelene Ceccato facilitadora do Capítulo, apresentou o percurso a ser trilhado neste XXV Capítulo Provincial a partir do objetivo principal do Capítulo que é celebrar, escutar e discernir a vida-missão da província para ousar presenças e ações mais proféticas em nosso processo de ressignificação apostólico-missionária, numa Igreja sinodal e em saída e num contexto mundial em crise.

O Capítulo conta com a assessoria da Ir. Regina da Costa Pedro, da Congregação Missionárias da Imaculada (PIME), que trabalhou com os participantes o tema – Missão ad gentes: mudanças de paradigmas. Durante a sua explanação sinalizou que a compreensão da missão ao longo dos tempos foi norteada por paradigmas que nasceram e se desenvolveram dentro de um contexto específico, trazendo consequências para as escolhas concretas vividas pela Igreja como um todo. No decorrer de sua fala destacou que a missão tem como primeira tarefa a de construir pontes de encontro, de comunicação, de reconciliação. “Não faltaram evangelizadores que proclamavam explicitamente a Boa Nova, mas foi prevalentemente o testemunho informal, alegre e quotidiano dos simples cristãos que atraiu novos discípulos”, destacou a Ir. Regina.

Neste dia, foi realizado a partilha do Relatório de atividades da Equipe de Coordenação Provincial do quadriênio 2019-2022, que convidou todas as comunidades a destacarem pontos relevantes para partilhar na assembleia capitular, esta partilha resultou na confecção simbólica de uma linda flor, fazendo memória da caminhada de ressegnificação .

O primeiro dia do Capítulo Provincial finalizou com a Celebração Eucarística, presidida por Dom Guilherme Antônio Werlang.

Outros conteúdos