Notícias

Abertura do Conselho Congregacional das Irmãs do Divino Salvador

Teve início na segunda-feira (23) em Oświęcim, na Polônia o Conselho Congregacional das Irmãs do Divino Salvador. O evento se estende até o dia 11 de junho e tem como tema: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção, para anunciar a boa notícia aos pobres” (Lc 4,18).

O objetivo do Conselho Congregacional é promover a participação e a colaboração entre o Generalado e as Líderes de Unidades, a fim de fortalecer as Unidades e discernir sobre o futuro da Congregação pela preparação do Capítulo Geral (Regra de Vida 103, 104).

A jornada iniciou com um belo ritual de oração enfatizando as velas acesas como um dom do Espírito Santo para todos os delegados. Em seguida, a Superiora Geral, Ir. Maria Yaneth Moreno, SDS acolheu a todas com uma mensagem de boas-vindas significativa e encorajadora, em que enfatizou “queremos ouvir a voz de Deus que emerge em cada um de nós; queremos também abraçar as realidades de nossos países , cheio de riqueza, dor e esperança”.

Na programação do evento, foi realizado uma apresentação e visita domiciliar liderada pela Irmã Ewa Tonacka SDS, conselheira geral. Na sequência, a equipe teve uma reunião online com a irmã Carol Thresher. Na oportunidade, foi dada a explicação do histórico Centro de Diálogo e Oração em Oświęcim, pelo Pe. Manfred Deselears. Natural da Alemanha, trabalhou na Polônia desde a queda do comunismo em 1989 e mergulhou na programação que reúne ex-prisioneiros de Auschwitz (católicos e judeus) com jovens de diversas origens. A partir desse tipo de programação, ele espera trazer mudanças positivas – não apenas para a comunidade em Oświęcim – mas para comunidades ao redor do mundo. Apreciei o fato de ele ter reconhecido que “não há mais Auschwitz aqui. Você só pode encontrar a memória do acampamento”. Claro, este é um conceito difícil de entender enquanto se está no meio dos quartéis e câmaras de gás do antigo campo nazista; no entanto, é preciso lembrar que o passado é o passado e que é preciso compreender nossa história para moldar o presente e o futuro de forma significativa. Nós nunca podemos realmente entender completamente o que Auschwitz foi, mas podemos chegar perto sabendo/sentindo o que está faltando.

Pe. Jordan nos faz um convite especial, através de suas Alocuções, de trabalharmos em unidade, e em tudo o que pudermos alcançar ao trabalharmos juntas, confiar em Deus, permitindo-Lhe que atue en nós, conosco e por nós.  Depois de mais de  100 anos, ouvimos o mesmo convite vindo do Papa Francisco que insiste na Encíclica “Fratelli Tutti” que nos comprometamos a ser Igreja do Povo, que iniciemos a nossa conversão pessoal pelo amor aos outros, que sejamos abertas a eles, que criemos uma família humana, a família de Deus, portanto, família de irmãos.

Este é o convite que estamos fazendo como membros do Generalado de, ao iniciarmos o processo preparatório do nosso Conselho Congregacional a ser realizado na Polônia, sintamo-nos, “em casa”, numa mesma família, “juntas” com Deus e entre nós.

Este encontro internacional promete ser uma experiência de encontro com Jesus, o Salvador,  que está no meio de nós,  encorajando-nos a continuarmos proclamando-O no mundo por todos os meios e modos inspirados pelo amor de Cristo, conforme Pe. Jordan nos recorda: “Cada qual pode atuar de muitas maneiras, espalhando, por toda parte, luz e calor, aproveitando cada oportunidade que se lhe oferece, como alguém que arde e inflame, espalhando ardor apostólico por toda parte, ao escrever cartas, no relacionamento com as pessoas, e em outras oportunidades”. (Alocuções PJ 27, 11/05/1894) 

Após a experiência do lockdown, assim como de outros desafios enfrentados em nossas Unidades, teremos a oportunidade de partilhar e avaliar a nossa caminhada na metade de nosso termo de ofício, à luz do nosso Carisma  e das Declarações do XXI Capítulo Geral. Exploraremos novos caminhos, por onde Deus nos quer conduzir em meio às mudanças e desafios do mundo.

Oração pelo Conselho Congregacional 2022

Deus da Vida, no teu Filho Jesus, o Cristo, o teu amor refulge  ao pobre, como boa Nova; aos cativos, liberdade; aos cegos, a visão e aos alquebrados, vida nova. Como Padre Jordan e Madre Maria confiamos em ti, que nos chamaste e ungiste com o Teu Espírito, para podermos participar na ação salvadora de Jesus. Que o Teu Espírito nos oriente durante a nossa preparação deste tempo que passaremos juntas como Conselho Congregacional. Que o teu Espírito nos conceda a graça de vermos a realidade  que vivemos com os teus olhos e, em tudo o que fizermos, a  nossa opção seja pela Vida. Isto te pedimos amoroso Criador do mundo, por teu Filho, nosso Salvador, no Espírito Santo, Amém.

Outros conteúdos