Notícias

A mensagem de Aparecida

Não há visões nem palavras da Virgem de Aparecida. Mas, há uma mensagem bem clara, que brota da própria Imagem e do contexto histórico em que ela apareceu no rio Paraíba. 

1.MARIA APARECIDA BROTA DAS ÁGUAS: a água é elemento de vida e de purificação. Ela nos lembra a importância do nosso batismo e da confissão, como purificação e perdão.

2.MARIA APARECIDA NOS CONVIDA A SER IGREJA: foi pescada e colocada dentro de uma barca. A barca é o símbolo evangélico da Igreja de Jesus. Ela nos convida a viver dentro da Igreja, como participantes fiéis e ativos.

3.MARIA APARECIDA É SOLIDÁRIA COM OS POBRES E AFLITOS: foi pescada por 3 pescadores pobres e trabalhadores. A pescaria milagrosa os liberta da ameaça dos poderosos. E as casas desses pescadores tornam-se o primeiro templo de nossa Senhora Aparecida.

4.MARIA APARECIDA É SOLIDÁRIA COM OS NEGROS: a cor negra da imagem traduz a solidariedade de Maria com o povo negro, tão injustamente escravizado. Sua cor denuncia o pecado do preconceito racial e anuncia a esperança de libertação.

5.MARIA APARECIDA NOS TRAZ JESUS: a imagem pequenina é uma escultura da Imaculada Conceição. Ela está grávida, porque a missão de Maria é oferecernos Jesus, fruto bendito do seu ventre.

6.MARIA APARECIDA NOS REÚNE: a cabeça vem separada do corpo. Como Maria é sinal e tipo da Igreja, tal separação representa simbolicamente o Povo de Deus como corpo e o próprio Cristo, como Cabeça de uma nova humanidade.

7.MARIA APARECIDA NOS CONVIDA À ORAÇÃO: tem as mãos postas em oração, revelando seu papel de intercessora junto a Deus por nós e convidando-nos a nos unir a ela em oração.

8.MARIA APARECIDA NOS ENSINA A SER HUMILDES: a imagem pequenina de 36 cm apenas quase que se esconde dentro da imensa Basílica. É preciso ser humilde para que o Senhor possa fazer grandes coisas em nossas vidas.

9.MARIA APARECIDA É ESPERANÇA DE UNIDADE: partida em mais de 200 pedaços, seu corpo foi restaurado por mãos carinhosas e sua unidade foi refeita. Ela nos mostra que sempre é possível reconstruir a unidade dentro e fora de nós, por meio do carinho, da reconciliação e da paciência.

10.MARIA APARECIDA É O SORRISO DE DEUS PARA NÓS: os lábios da imagem estão entreabertos num doce sorriso. É um sorriso de bondade maternal, que alimenta nossa confiança na misericórdia de Deus para conosco.

 Consagração a Nossa Senhora Aparecida

Ó Maria Santíssima, 
pelos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo,
em vossa querida imagem de Aparecida,
espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil.

Eu, embora indigno de pertencer 
ao número de vossos filhos e filhas,
mas cheio do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia,
prostrado a vossos pés, consagro-vos o meu entendimento,
para que sempre pense no amor que mereceis.

Consagro-vos a minha língua,
para que sempre vos louve e propague a vossa devoção;
consagro-vos o meu coração, para que, depois de Deus,
vos ame sobre todas as coisas.

Recebei-me, ó Rainha incomparável,
vós que o Cristo crucificado deu-nos por Mãe,
no ditoso número de vossos filhos e filhas;
acolhei-me debaixo de vossa proteção;
socorrei-me em todas as minhas necessidades,
espirituais e temporais, sobretudo na hora de minha morte.

Abençoai-me, ó celestial cooperadora,
e com vossa poderosa intercessão,
fortalecei-me em minha fraqueza,
a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida,
possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu,
por toda eternidade.

Assim seja!

Fonte: A12

Outros conteúdos