Notícias

85 anos do envio missionário das Irmãs Salvatorianas para o Brasil

Em 13 de novembro, data que marca o envio das Irmãs pioneiras para o Brasil, Irmãs e Formandas da Província São Paulo e Santa Catarina, participaram da Celebração de Ação de Graças dos 85 do envio missionário das Irmãs Salvatorianas para o Brasil. Com o coração agradecido louvaram ao Divino Salvador, por este momento histórico da vida salvatoriana.

O envio das cinco Irmãs Colonata, Ehrenfrieda, Philippa, Renata e Ludolfa  aconteceu na capela da Casa-Mãe, em Roma, em uma cerimônia simples e irmanada, presidida pelo Pe. Pancratius Pfeiffer. Ele entregou a cruz das missões e dirigiu-lhes estas palavras: “Vós ides agora para um país longínquo, do qual não conheceis os usos e costumes, nem a língua. Mas uma linguagem se conhece e se entende em todo o lugar. É a linguagem do amor. Servi-vos dela por toda a parte e por todos sereis compreendidas”.

Após o envio missionário, dirigiram-se ao porto para o embarque no navio com destino ao Brasil. Muitos sentimentos experimentaram, alegrias, ansiedades, medos e saudades, mas a confiança em Deus as fortalecia e as animava a seguir. E assim, como aconteceu com a Bem-aventurada Maria dos Apóstolos, em seus corações a chama do amor de Deus as inflamava numa explosão de amor.

Hoje cada salvatoriana é chamada a continuar esta missão, permanecendo aberta e disponível para ser enviada onde a vida chama e clama, atenta aos desafios do mundo, fortalecendo a solidariedade e a cooperação mútua e promovendo a Vida.

Durante a celebração as Irmãs e Formandas acompanharam vídeo mensagem que ajudou a recordar o envio das primeiras Irmãs Alemãs que iniciaram a missão no Brasil. Em outro momento foi transmitido a mensagem e cantos entoados pelas Irmãs Salvatorianas da Província Mãe da Alemanha. Na sequência, foi compartilhado alguns testemunhos de nossas Irmãs que conviveram com as primeiras Irmãs vindas da Alemanha, porque fazer memória é celebrar e recordar é viver.

Nesta celebração que respirou a atmosfera da gratidão, entre cantos e aclamações celebraram com fé e esperança os 85 anos do envio das Irmãs alemãs para o Brasil. Alegremo-nos em Deus nosso Salvador!

Outros conteúdos