Notícias

7º dia de falecimento da Ir. Rozilde Maria Binotto

Celebramos hoje, 12 de setembro, o 7º dia de falecimento da Ir. Rozilde Maria Binotto . Façamos memória da sua bela história de vida e missão através de sua biografia, em forma de gratidão e prece.

BIOGRAFIA DA IR. ROZILDE MARIA BINOTTO

Ir. Rozilde Maria Binotto nasceu no dia 16 de agosto de 1941 em Videira/SC.
É a quarta dos cinco filhos de Ernesto e Luiza Binotto. Recebeu o sacramento do Batismo no dia 07 de setembro de 1941, a crisma no 04 de janeiro de 1942 e a sua Primeira Eucaristia em 15 de outubro de 1950 todos em Videira/SC.

Sua vocação à Vida Religiosa foi cultivada em seu coração pelo testemunho de fé dos seus pais, que sempre priorizaram a participação da família na comunidade cristã. Desde muito cedo conheceu as Irmãs Salvatorianas em Videira e assim o testemunho delas a levava a pensar na possibilidade de também ser religiosa, bem como o incentivo de seus irmãos que também se tornaram salvatorianos, os padres Sergio, Olívo e Divo Binotto. Aos poucos este desejo de seguir Jesus a orientava e a movia internamente para esta vocação. Assim ingressou na Congregação no dia 01 de fevereiro de 1955, em Videira/SC, onde após o período de formação à Vida Consagrada Salvatoriana professou os primeiros votos no dia 02 de fevereiro de 1958 e os votos perpétuos no dia 02 de fevereiro de 1964.

Nas suas atividades apostólicas, em grande parte, atuou na área da educação nas comunidades Colégio Cristo Rei, em Joaçaba/SC; Colégio Mater Salvatoris, em Tangará/SC; Colégio Bom Conselho, em Passo Fundo/RS; Colégio Nossa Senhora de Fátima, em Florianópolis/SC; Colégio Nossa Senhora de Lourdes, em Porto Alegre/RS; Colégio Salvatoriano Imaculada Conceição, em Videira/SC; conselheira provincial e coordenadora da área da Educação, residindo em Lages/SC, morou também na Sede Geral – Roma/Itália, comunidade Padre Jordan, em São José dos Pinhais/PR e ultimamente na comunidade Rainha da Paz em Florianópolis/SC, em tratamento de saúde e orientadora espiritual das irmãs idosas.

Ir. Rozilde, uma mulher apaixonada pela causa da educação atuou nesta área dedicando toda sua vida ao ensino no serviço pedagógico e na administração dos colégios e, além disso aberta e disponível também para outros serviços. Em sua trajetória sempre buscou aperfeiçoamento para melhor responder a missão, ajudando na formação de muitas lideranças. Foi uma das pioneiras no estudo e implementação da Teoria da Modificabilidade Congnitiva e Estrutural nas escolas salvatorianas no Brasil e em Moçambique, apostando na concepção dinâmica da existência humana e na crença de que o organismo humano é dotado de plasticidade e flexibilidade e que a inteligência é dinâmica e modificável, construída a partir de múltiplos fatores gerais que podem ser relacionados a todos os comportamentos cognitivos.

Sempre foi grande colaboradora nos mais diversos serviços e comissões da província e da CIS – (Colaboração Inter Salvatoriana – BR) na dimensão do carisma e espiritualidade salvatoriana com pesquisa histórica e tradução, revisão de textos e publicações diversas sobre história e carisma, elaboração de retiros salvatorianos, formação salvatoriana para as jovens em formação à Vida Religiosa Salvatoriana. Cultivava profundo amor à Maria Mãe do Salvador, ao nosso Fundador, o Bem-aventurado Francisco Jordan e a Bem-aventurada Maria dos Apóstolos.

Sua frase inspiradora era baseada no Salmo 143 e rezava: Pela presença de Deus em minha vida e pelas maravilhas que aconteceram, louvo e agradeço ao Senhor e suplico: indica-me o caminho a seguir, pois é em ti que eu confio. “Senhor, ensina-me a fazer a Tua vontade”. E foi o que sempre buscou fazer ao longo da vida. Depois que descobriu um câncer, há mais de 10 anos, enfrentou os tratamentos sem desanimar, buscava com todas as forças lutar pela vida, fortalecendo-se pela oração, pela eucaristia e na profunda devoção à mãe do Salvador se sentia amada e consolada.

Ir. Rozilde Maria Binotto, aos 80 anos de vida e 63 anos de Vida Consagrada Salvatoriana, em decorrência de complicações da COVID 19 e do câncer, recebe o último chamado de Deus no dia 06 de setembro de 2021, em Florianópolis/SC. Foi sepultada em Videira/SC, no jazigo das Irmãs Salvatorianas, neste mesmo dia, após celebração de corpo presente.

Obrigada Ir. Rozilde!!!

  • pela vocação Salvatoriana vivida em fidelidade, doação e corresponsabilidade com o carisma;
  • pelos longos anos dedicados ao apostolado da educação;
  • pela sua generosidade, a vida de oração, a fé profunda e sua confiança em Deus;
  • por tudo aquilo que o limite de nossos olhos e da nossa sensibilidade humana não veem, mas Deus, que é LUZ PLENA, saberá reconhecer e te recompensar.

Que o Divino Salvador a receba em sua glória e lhe dê a coroa da vitória que lhe está reservada. “Existem muitas moradas na casa de meu Pai. Se não fosse assim, eu lhes teria dito, porque vou preparar um lugar para vocês. E quando eu for e lhes tiver preparado um lugar, voltarei e levarei vocês comigo, para que onde eu estiver, estejam vocês também”. (João 14, 2-3).

Agora, na morada eterna, junto à Família Salvatoriana a quem tanto amou e se dedicou e à família Binotto, interceda a Deus por nós. Descanse em paz!     

“As sábias brilharão como brilha o firmamento, e os que ensinam a muitos a justiça brilharão para sempre como estrelas.” (Dn 12,3).

Outros conteúdos